Atlas Copco Rental
Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa
Parceria aposta na circularidade e na redução das emissões associadas à produção automóvel

Hydro e Mercedes-Benz reforçam utilização de alumínio reciclado e de baixo carbono

30/07/2026

A Hydro e a Mercedes-Benz estão a reforçar a sua parceria com o objetivo de aumentar a utilização de alumínio reciclado e de baixo carbono em toda a Europa. Esta iniciativa apoia os esforços de redução das emissões e contribui, simultaneamente, para o reforço da resiliência das cadeias de valor.

Na origem do alumínio...
Na origem do alumínio: Mercedes-Benz CLA no pavilhão de eletrólise da Hydro Ardal, unidade onde é produzido alumínio de baixo carbono para a indústria automóvel europeia.

Numa primeira fase, a Mercedes-Benz tornar-se-á o primeiro fabricante automóvel europeu a integrar o Hydro Circal na produção em série da próxima geração de veículos elétricos de grandes dimensões. Este alumínio reciclado é produzido com, pelo menos, 75% de sucata pós-consumo, o que representa um aumento significativo face ao mínimo atual de 25%. O material é obtido através de processos avançados de reciclagem que permitem recuperar alumínio proveniente de veículos em fim de vida, edifícios e infraestruturas, reintroduzindo-o em novas aplicações no setor automóvel.

“A indústria automóvel necessita de materiais capazes de reduzir as emissões sem comprometer a qualidade, a segurança ou o desempenho. Ao combinar o alumínio reciclado Hydro Circal com o alumínio primário de baixo carbono Hydro Reduxa, podemos acelerar a transição para veículos com menores emissões de carbono, ao mesmo tempo que construímos cadeias de valor mais resilientes. Esta parceria demonstra como a Hydro, enquanto fornecedor líder de alumínio reciclado e de baixo carbono, pode disponibilizar soluções à escala industrial que apoiam tanto a descarbonização como a competitividade”, afirma Eivind Kallevik, presidente e diretor-executivo da Hydro.

Descarbonização da produção primária

A Hydro e a Mercedes-Benz continuam a explorar novas oportunidades para reduzir a pegada de carbono do alumínio à escala industrial. No centro desta parceria está a colaboração em torno do alumínio primário de baixo carbono. Esta estratégia inclui o fornecimento de volumes adicionais de Hydro Reduxa à Mercedes-Benz, bem como um compromisso conjunto para reduzir progressivamente a pegada de carbono deste material.

Em complemento ao Hydro Circal, as empresas mantêm o alumínio em circulação, contribuindo para satisfazer a crescente procura, reduzir a necessidade de extrair novas matérias-primas e diminuir a pegada de carbono global. A iniciativa demonstra igualmente que é possível alcançar níveis elevados de conteúdo reciclado pós-consumo sem comprometer os rigorosos requisitos de desempenho, qualidade e segurança. Paralelamente, a recolha, o processamento e a reutilização de sucata de alumínio junto dos locais de produção contribuem para cadeias de abastecimento regionais mais curtas, eficientes e resilientes.

“A próxima geração das cadeias de abastecimento do setor automóvel será definida por níveis mais elevados de circularidade, uma pegada de carbono mais reduzida e uma maior localização da produção, reforçando a resiliência e a qualidade. Em conjunto com a Hydro, estamos a contribuir para moldar esse futuro”, afirma Yanni von Roy-Jiang, diretor de Aprovisionamento e Gestão de Fornecedores da Mercedes-Benz AG.

Aprovisionamento responsável ao longo de toda a cadeia de valor

Os produtos de alumínio reciclado e de baixo carbono da Hydro são produzidos com recurso a energia renovável e a uma elevada percentagem de sucata proveniente de produtos em fim de vida, sendo apoiados por um sistema de rastreabilidade integral ao longo da cadeia de abastecimento.

O alumínio desempenha um papel central na estratégia de materiais da Mercedes-Benz, que trabalha em estreita colaboração com os seus parceiros para descarbonizar toda a cadeia de abastecimento deste material.

Em dezembro de 2022, a Hydro e a Mercedes-Benz assinaram uma carta de intenções (LoI) destinada à criação de um roteiro tecnológico para a redução das emissões de carbono no período compreendido entre 2023 e 2030. Em 2024, as duas empresas alargaram a colaboração a toda a cadeia de valor do alumínio, desde a extração da matéria-prima até ao produto final.

Em conjunto, as empresas lançaram no Brasil a iniciativa ‘Corridor Program’, que alia a descarbonização à responsabilidade social ao longo da cadeia de abastecimento. Atualmente, a Mercedes-Benz já utiliza alumínio da Hydro produzido através de um processo de eletrólise alimentado por energia renovável, o Hydro Reduxa. Com uma pegada de carbono mais de 70% inferior à média mundial, este produto demonstra o potencial existente para reduzir ainda mais as emissões associadas às aplicações automóveis.

Com esta parceria, as duas empresas procuram responder a um dos principais desafios do setor, conciliando a descarbonização com a competitividade. O reforço das cadeias de valor regionais, a utilização mais eficiente dos recursos e a cooperação estreita ao longo da cadeia de abastecimento serão determinantes para a transição para uma mobilidade de baixo carbono.

REVISTAS

Profei, S.L.Induglobal, Unipessoal LdaWalter Tools Ibérica, S.A.U.

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    27/07/2026

  • Newsletter InterMetal

    20/07/2026

Subscrever gratuitamente a Newsletter - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial