Retificadora CNC de alta precisão combina automação, cinemática industrial e sistemas de fixação rápida para fabrico de geometrias complexas com elevada estabilidade produtiva
Schneeberger demonstra Sirius NGS para produção de microferramentas e insertos indexáveis
A Schneeberger apresentou na GrindingHub, realizada no início de maio em Estugarda, na Alemanha, as capacidades da retificadora CNC Sirius NGS para o fabrico de microferramentas e insertos indexáveis destinados, entre outras aplicações, à roscagem e ao ranhuramento de pistas de rolamentos de esferas. O equipamento integra uma cinemática concebida para processos de fabrico industrial, bem como motores lineares e eixos rotativos de elevada precisão.
A máquina trabalha com rebolos de retificação com até 300 mm de diâmetro, uma característica orientada para garantir uma produção contínua e estável. Segundo a empresa, o sistema permite cumprir os requisitos de precisão de perfil e qualidade superficial exigidos no fabrico deste tipo de ferramentas. Além disso, a retificação vertical facilita o controlo da geometria e do desempenho de corte dos rebolos ao longo do processo produtivo.
Durante a feira, vários visitantes da GrindingHub 2026 aproximaram-se do stand interessados nas tecnologias da Schneeberger.
Da esquerda para a direita e de cima para baixo: retificação de perfil de uma pastilha indexável; carregamento robotizado em 8 segundos; resultados de retificação excecionais; e a retificadora CNC de 6 eixos Sirius NGS.
A Sirius NGS incorpora o sistema de fixação de placas de referência RPC-V, desenvolvido e produzido pela Schneeberger para a maquinação de perfis complexos. Este sistema permite posicionar os insertos indexáveis e substituir as placas de referência de forma rápida, facilitando a adaptação a diferentes processos de fabrico.
A automatização da produção é complementada por um sistema de carga robotizado da Fanuc, concebido para assegurar ciclos de trabalho contínuos. Durante a feira, a empresa partilhou o testemunho de um utilizador da máquina, que referiu: “Desde a sua entrada em funcionamento há 18 meses, a nossa Sirius NGS superou todas as expectativas, atingindo uma produtividade de 98%”.
A empresa destacou a aplicação desta tecnologia no fabrico de diferentes tipos de pastilhas indexáveis e microferramentas com diversos perfis e geometrias.