A fresa Mini Chamfer Hardcut (MCH) para chanfrar materiais endurecidos e superligas, bem como as novas fresas de rosca por interpolação FMTX e FT, concebidas para melhorar a estabilidade de corte e o rendimento em processos de maquinagem exigentes, são duas das últimas ferramentas desenvolvidas pela Carmex, empresa comercializada pela Mafepre.
A Carmex incorporou na sua gama de ferramentas de metal duro a nova fresa Mini Chamfer Hardcut (MCH), destinada a operações de chanfragem, rebarbação e corte em V em superligas e materiais endurecidos até 62 HrC. A ferramenta foi concebida para aplicações que exigem precisão e estabilidade em condições de maquinagem exigentes.
As fresas MCH têm um corte de dois gumes que permite realizar chanfros frontais e recuados, o que contribui para reduzir as forças de corte e favorecer uma maquinagem controlada. O design do bordo em espiral facilita um corte progressivo e a disponibilidade de múltiplos gumes permite uma maquinagem produtiva do ponto de vista operacional.
A ferramenta é oferecida em três configurações: 90°, 90° de longo alcance e 60°, com fixação cilíndrica DIN 6535-HA e opção Weldon sob encomenda. É fabricada em metal duro ultrafino com revestimento PVD multicamadas MT3, o que proporciona resistência ao calor e ao desgaste, bem como estabilidade da aresta. De acordo com as informações fornecidas pela empresa, esta combinação permite manter um desempenho constante em materiais de difícil maquinagem, incluindo aços endurecidos e superligas até 62 HrC.
A fresa MCH permite chanfros frontais e recuados em materiais até 62 HrC
Por outro lado, a nova gama de fresas para rosca de metal duro por interpolação, modelos FMTX e FT, destina-se a proporcionar estabilidade de corte, reduzir as forças durante a maquinagem e obter um acabamento superficial uniforme.
Estas fresas de mão direita com hélice à esquerda permitem que a ferramenta penetre no material pela zona superior do gume de corte, próxima da haste. Esta geometria favorece um corte progressivo e contribui para minimizar as vibrações, melhorando a estabilidade do processo.
O modelo FMTX incorpora orifícios radiais de refrigeração direcionados para o gume de corte, o que melhora o controlo térmico e pode prolongar a vida útil da ferramenta. Está disponível para roscas ISO, UN, G (55°), BSF e BSP, tanto à direita como à esquerda.
Por sua vez, a fresa FT tem um maior número de lábios, o que permite reduzir os tempos de ciclo. Este modelo é oferecido para roscas ISO e UN.
Ambas as ferramentas têm fixação cilíndrica e são fabricadas em qualidade MT6, um metal duro ultrafino com revestimento PVD multicamadas que oferece resistência ao desgaste e ao aquecimento. Estas fresas são indicadas para a maquinagem de aço, aço inoxidável, fundição e superligas, com o objetivo de manter a estabilidade do processo de rosqueamento.
As fresas FMTX incorporam refrigeração radial direcionada para o gume de corte.
www.intermetal.pt
InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa