Atlas Copco Rental
Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa
Nova liga de aço promete prolongar a vida útil de equipamentos expostos a desgaste, corrosão e altas temperaturas

Hardox HiAce: o aço da SSAB que resiste à abrasão, corrosão e calor extremo

04/03/2026

A SSAB apresentou o Hardox HiAce, um aço desenvolvido para superar os limites dos materiais resistentes à abrasão, aço inoxidável e cerâmicas em ambientes simultaneamente agressivos, onde desgaste, corrosão e altas temperaturas se combinam.

Segundo a fabricante, o Hardox HiAce mantém a dureza, resistência e tenacidade do conhecido Hardox 450, garantindo maior durabilidade e segurança em aplicações industriais exigentes.
Imagen

Desempenho em condições corrosivas

O Hardox HiAce foi concebido para suportar ambientes químicos agressivos, incluindo ácidos, sais e amónia, que tipicamente aceleram o desgaste dos aços convencionais. Testes internos da SSAB demonstraram que, em condições abrasivas de pH 4, este novo aço supera tanto o aço inoxidável S304 como o AR 400, apresentando uma vida útil até 20% superior ao inox e sem sinais de corrosão localizada.

Resistência ao calor extremo

Além da corrosão e da abrasão, o Hardox HiAce suporta temperaturas elevadas até 400 °C sem perda significativa de propriedades. A SSAB testou o material em rampas de descarga de coque aquecido na sua unidade de Oxelösund, verificando níveis de desgaste ainda inferiores aos previstos, demonstrando fiabilidade em ambientes industriais de calor intenso.

Aplicações industriais

O Hardox HiAce destina-se a setores como recolha de resíduos, papel e celulose, reciclagem, mineração, agricultura e transporte, bem como a operações em altas temperaturas em siderurgias, plantas de cimento e centrais de energia. A SSAB garante que a nova liga combina resistência mecânica, durabilidade química e facilidade de fabrico, sem necessidade de infraestruturas especiais.

Resultados comprovados em campo

Num estudo de seis anos com um camião de recolha de resíduos da empresa sueca Allmiljö, onde o piso foi substituído por Hardox HiAce, apenas 40% do desgaste foi registado no ponto mais exposto, mantendo a integridade estrutural sem corrosão localizada durante 106.000 km de operação.

REVISTAS

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    02/03/2026

  • Newsletter InterMetal

    23/02/2026

Subscrever gratuitamente a Newsletter - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial