Fein Power Tools Ibérica, S.L.U.
Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa
Case study

IA reduz defeitos e desperdício na sinterização de peças de corte

Otimizar processos, antecipar defeitos, reduzir desperdício de matéria-prima ou diminuir o consumo de recursos. Estes são alguns dos desafios que a indústria enfrenta numa era de transformação, impulsionada pelo avanço da inteligência artificial.

O INEGI, desafiado pela Palbit, desenvolveu uma solução baseada em Machine Learning para reduzir a dependência humana no carregamento de um forno de sinterização de peças de corte.

Para que esta solução possa desempenhar este papel estratégico, é indispensável que a indústria invista de forma sistemática na recolha, organização e contextualização dos seus dados operacionais.

Processo de sinterização de peças de corte
Processo de sinterização de peças de corte

Resultados-chave

  • Redução de 50% no tempo de carregamento do forno, através de um algoritmo que automatiza a escolha da zona ideal para cada ordem de fabrico
  • Melhoria na eficiência do carregamento no forno de sinterização, com aumento na aprovação das peças sinterizadas dentro de especificações
  • Redução de 30% no desperdício de matérias-primas
  • Redução de erros humanos no processamento de sinterização das peças

A abordagem do INEGI

O processamento pulverometalúrgico de metal duro envolve um conjunto de etapas críticas – moagem, mistura, prensagem, sinterização e tratamentos térmicos. Todos altamente sensíveis a variações nos parâmetros de processo.

Focando-se nos processos de sinterização de peças de corte, o INEGI desenvolveu uma solução baseada em Machine Learning para otimizar este método e criou uma aplicação com a capacidade de sugerir ao operador qual a zona do forno onde as peças devem ser produzidas.

Tudo isto permite reduzir significativamente o tempo de produção, a dependência humana no planeamento do carregamento de um forno de sinterização de peças de corte e minimizar o desperdício de matéria-prima.

Esta solução contribuiu ainda significativamente para a redução do erro humano, especialmente por parte de operadores com menor experiência. Ao diminuir a ocorrência de defeitos nas peças produzidas, obteve-se uma utilização mais eficiente dos recursos, evitando desperdícios de gás e energia elétrica associados ao processo de sinterização.

Forno Sinter-HIP utilizado no processo de sinterização
Forno Sinter-HIP utilizado no processo de sinterização

Para chegar a esta solução, o INEGI recorreu à abordagem CRISP-DM, usada para projetos de Machine Learning, que consiste na recolha dos dados pré-existentes na infraestrutura da Palbit, tratamento dos dados, modelação e validação dos resultados.

O estudo para a criação de um modelo apresentou desafios ao longo do processo, sobretudo relacionados com a descentralização dos dados, característica frequentemente observada em projetos de ciência de dados na indústria.

REVISTAS

Walter Tools Ibérica, S.A.U.

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    02/02/2026

  • Newsletter InterMetal

    26/01/2026

Subscrever gratuitamente a Newsletter - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial