A comitiva, composta por 15 membros, reúne decisores públicos, líderes empresariais e investidores sauditas. Entre os compromissos previstos estão reuniões institucionais com o Ministro dos Assuntos Parlamentares, Carlos Abreu Amorim, e com o Secretário de Estado da Economia, João Ferreira, marcado para esta terça-feira, 21 de janeiro, no Ministério da Economia.
Também esta terça-feira, a delegação foi recebida pela presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Madalena Oliveira e Silva, e teve um encontro no Centro de Cooperação no Ciberespaço, um polo de referência no setor da Inteligência Artificial e da cibersegurança.
No plano empresarial, os visitantes vão reunir-se com a Confederação Empresarial de Portugal (CIP), a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) e representantes de municípios como Lisboa, Cascais, Oeiras, Matosinhos e Vila Nova de Gaia. Está ainda prevista a visita a empresas líderes de mercado portuguesas, incluindo Mota Engil, Tecnimede e Grupo Castro.
O responsável saudita acrescentou: “A Arábia Saudita vê com bons olhos a criação de sinergias com empresas portuguesas para absorver o seu know how, e também pode ajudar a alavancar as empresas nacionais com diversas oportunidades de investimento”.
Durante esta visita, estão previstas assinaturas de protocolos de cooperação e memorandos de entendimento, atualmente em discussão, que visam estimular novos projetos e replicar na Arábia Saudita práticas de sucesso desenvolvidas em Portugal.
A visita surge após a deslocação do Ministro da Economia a Riade, em novembro de 2025, que deixou sinais positivos sobre futuras oportunidades de negócio. Espera-se que a missão atual contribua para o crescimento económico, a criação de emprego e a internacionalização do tecido empresarial português.
www.intermetal.pt
InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa