Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Escassez de talento acelera adoção de agentes de IA na indústria

José Maria Alonso, country manager da Snowflake para Portugal e Espanha

07/01/2026

A adoção da inteligência artificial no setor industrial está a ocorrer num contexto de escassez de mão de obra qualificada. Neste enquadramento, é possível identificar duas tendências fundamentais que vão marcar o rumo da indústria em 2026:

  • A escassez de mão de obra qualificada levará a uma maior adoção de soluções de produtividade impulsionadas pela IA no setor industrial

O setor industrial enfrenta uma crise global de mão de obra qualificada, com uma escassez crítica de perfis que vão desde montadores de tubagens a técnicos especializados nas principais economias industriais. Em 2026, os fabricantes a nível mundial irão recorrer à IA para transformar as capacidades da sua força de trabalho, capacitando os trabalhadores qualificados para tarefas complexas, ao mesmo tempo que automatizam processos rotineiros, permitindo que as equipas se concentrem em atividades de maior valor acrescentado que impulsionam a inovação e o crescimento.

À medida que os custos da mão de obra aumentam globalmente e os trabalhadores qualificados se tornam cada vez mais escassos, a eficiência impulsionada pela IA — tanto nas operações de produção como nas da cadeia de abastecimento — diferenciará os fabricantes competitivos daqueles que lutam para manter os níveis de produção e controlar os custos. As empresas que conseguirem dominar os ganhos de produtividade impulsionados pela IA conquistarão quota de mercado aos concorrentes que ainda dependem de abordagens tradicionais intensivas em mão de obra.

Os fabricantes vão utilizar cada vez mais agentes de IA para tomar decisões operacionais automatizadas que têm impacto direto na eficiência e na...

Os fabricantes vão utilizar cada vez mais agentes de IA para tomar decisões operacionais automatizadas que têm impacto direto na eficiência e na redução de custos.

  • A IA baseada em agentes impulsionará a logística e a otimização da produção na indústria

O foco da indústria em resultados comerciais quantificáveis posiciona bem o setor para a adoção de metodologias avançadas de IA em 2026. As empresas industriais irão implementar agentes de IA para tomar decisões operacionais automáticas com impacto direto na eficiência e na redução de custos, nomeadamente na agilização de lotes de produtos para cumprimento de prazos de entrega, na otimização do encaminhamento de inventário com base em sinais de procura em tempo real e no redirecionamento automático de produtos para inspeção de qualidade ou na definição de sequências de produção ideais.

Esta abordagem orientada para resultados de negócio acelerará a adoção da IA baseada em agentes em áreas onde a tomada de decisões automatizada oferece melhorias operacionais claras e vantagens competitivas. Os primeiros a adotar obterão benefícios operacionais significativos à medida que estes sistemas demonstrem o seu valor em ambientes de produção controlados.

“As empresas que dominarem os ganhos de produtividade impulsionados pela IA ganharão quota de mercado”, assegura José María Alonso...

“As empresas que dominarem os ganhos de produtividade impulsionados pela IA ganharão quota de mercado”, assegura José María Alonso, country manager da Snowflake para Portugal e Espanha.

REVISTAS

Walter Tools Ibérica, S.A.U.

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    22/12/2025

  • Newsletter InterMetal

    15/12/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial