A Hydro voltou a destacar-se no panorama global da sustentabilidade ao conquistar dois prémios nos Dezeen Awards, graças ao alumínio 100% reciclado CIRCAL 100R - uma inovação que redefine os limites da economia circular e o futuro dos materiais na arquitetura e no design.
A Hydro voltou a colocar-se na linha da frente da inovação sustentável ao conquistar duas das principais distinções dos Dezeen Awards, em Londres: 'Material Innovation of the Year' e 'Sustainability Project of the Year'. Os prémios reconheceram o trabalho desenvolvido no âmbito do Hydro CIRCAL 100R, um alumínio produzido com 100% de material pós-consumo, e dos projetos 100R e R100, que exploram novas fronteiras da reciclagem e da produção hiperlocal.
As distinções reforçam o impacto crescente do alumínio reciclado no design, na arquitetura e na indústria. “Este é mais um reconhecimento importante de que o alumínio reciclado pode ser parte da solução para o futuro”, afirmou Asle Forsbak, diretor de Marketing e Comunicação na Hydro Extrusions e responsável pelos projetos.
Os projetos 100R e R100 foram apresentados nas edições de 2024 e 2025 da Milan Design Week, integrando a chamada 'Milan series' da Hydro. O objetivo foi mostrar o potencial do alumínio reciclado através de peças de design exclusivas, tornando conceitos como ‘economia circular’ ou ‘mineração urbana’ mais tangíveis para o público.
Em cada capítulo participaram designers internacionais convidados a criar, a partir de perfis extrudidos, 12 objetos de design. A direção criativa esteve a cargo do designer e art director Lars Beller Fjetland, que trabalhou em estreita colaboração com engenheiros da Hydro para materializar as peças e a estratégia.
O Hydro CIRCAL 100R é hoje considerado um dos materiais metálicos mais sustentáveis do mercado, apresentando uma pegada carbónica inferior a 0,5 kg CO2e por quilo de alumínio - menos 97% do que a média mundial. O resultado é alcançado através da reciclagem de 100% de alumínio pós-consumo, cujo ponto de partida tem emissões praticamente nulas. A pegada remanescente resulta apenas dos processos de fundição e transformação.
O júri dos Dezeen Awards destacou precisamente este avanço tecnológico, sublinhando que o material ‘transmite um futuro verdadeiramente circular’, ao demonstrar que é possível criar alumínio totalmente reciclado em escala industrial.
Reconhecimento que atravessa fronteiras
A distinção em Londres junta-se a outras conquistas recentes:
• Prémio de 'Best Sustainable Achievement' nos Elle Decoration International Design Awards 2024;
• Vencedor de 'Producer of the Year' nos Prémios de Design Noruegueses 2025;
• Nomeações nos European Excellence Awards nas categorias de Comunicação B2B e Indústria & Engenharia;
• Shortlist para Melhor Exposição nos Dezeen Awards 2024.
www.intermetal.pt
InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa