A Schaeffler apresentou na EMO 2025 os seus rolamentos com elementos rolantes cerâmicos para fusos de acionamento
Como ‘Motion Technology Company’, a Schaeffler amplia a sua oferta de rolamentos híbridos para fusos de acionamento, mais especificamente, rolamentos que incorporam esferas cerâmicas como elementos rolantes. Às já conhecidas séries ZKLN e ZKLF (com fixação por flange) junta-se agora a versão de três carreiras DKLFA. A versão híbrida (DKLFA-HC) assegura um nível muito elevado de fiabilidade, sobretudo em aplicações de percurso curto e em situações de vibração durante paragens.
Em setores como o fabrico de moldes ou a tecnologia médica, aplicações de percurso curto podem provocar falhas prematuras em rolamentos axiais para fusos de acionamento, muitas vezes detetadas pelo aumento de ruído nas cabeças acionadas. O padrão de danos associado, conhecido como ‘efeito de Brinell falso’, manifesta-se quando os rolamentos são submetidos a pequenos movimentos repetidos com ângulos oscilantes.
O ‘efeito de Brinell falso’ é difícil de prever e pode ocorrer após apenas algumas horas de funcionamento, representando custos significativos em reparações e riscos para a reputação dos fabricantes de máquinas. Por esta razão, recomenda-se como solução padrão a adoção integral de rolamentos híbridos para fusos de acionamento nas máquinas mais expostas a este risco.
Os rolamentos híbridos oferecem máxima fiabilidade, tanto em percursos curtos como em situações de vibração em paragem, prevenindo paragens não programadas e intervenções dos serviços de manutenção dispendiosas causadas pelo 'efeito de Brinell falso'. Importa salientar que nem a capacidade de carga dinâmica nem a vida útil calculada sofrem qualquer alteração.
www.intermetal.pt
InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa