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A Schaeffler apresentou na EMO 2025 os seus rolamentos com elementos rolantes cerâmicos para fusos de acionamento

Rolamentos híbridos: a solução para aplicações de percurso curto

03/10/2025

Como ‘Motion Technology Company’, a Schaeffler amplia a sua oferta de rolamentos híbridos para fusos de acionamento, mais especificamente, rolamentos que incorporam esferas cerâmicas como elementos rolantes. Às já conhecidas séries ZKLN e ZKLF (com fixação por flange) junta-se agora a versão de três carreiras DKLFA. A versão híbrida (DKLFA-HC) assegura um nível muito elevado de fiabilidade, sobretudo em aplicações de percurso curto e em situações de vibração durante paragens.

O portfólio da Schaeffler agora inclui rolamentos para fusos acionados de três carreiras DKLFA com elementos rolantes cerâmicos...
O portfólio da Schaeffler agora inclui rolamentos para fusos acionados de três carreiras DKLFA com elementos rolantes cerâmicos. Estes rolamentos garantem uma fiabilidade de funcionamento excecional, sobretudo em aplicações de percurso curto. Imagem: Schaeffler

Em setores como o fabrico de moldes ou a tecnologia médica, aplicações de percurso curto podem provocar falhas prematuras em rolamentos axiais para fusos de acionamento, muitas vezes detetadas pelo aumento de ruído nas cabeças acionadas. O padrão de danos associado, conhecido como ‘efeito de Brinell falso’, manifesta-se quando os rolamentos são submetidos a pequenos movimentos repetidos com ângulos oscilantes.

Rolamentos 100% híbridos: uma estratégia de futuro

O ‘efeito de Brinell falso’ é difícil de prever e pode ocorrer após apenas algumas horas de funcionamento, representando custos significativos em reparações e riscos para a reputação dos fabricantes de máquinas. Por esta razão, recomenda-se como solução padrão a adoção integral de rolamentos híbridos para fusos de acionamento nas máquinas mais expostas a este risco.

Os rolamentos híbridos oferecem máxima fiabilidade, tanto em percursos curtos como em situações de vibração em paragem, prevenindo paragens não programadas e intervenções dos serviços de manutenção dispendiosas causadas pelo 'efeito de Brinell falso'. Importa salientar que nem a capacidade de carga dinâmica nem a vida útil calculada sofrem qualquer alteração.

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