Os sistemas de proteção completos para robôs triflex ESD da igus protegem os componentes eletrónicos de descargas eletrostáticas – os sistemas básicos já são utilizados com sucesso há mais de 15 anos.
(Fonte: igus GmbH)
Agora, a igus lançou a triflex TRE ESD, o primeiro pacote de cabos pronto a ligar do mundo para robôs industriais com certificação ESD, incluindo todos os elementos de ligação. A solução, testada pelo instituto Fraunhofer IPA, reduz significativamente o trabalho de projeto e aumenta a segurança em áreas de produção sensíveis, como a microeletrónica, a indústria de semicondutores ou a produção de componentes para sistemas de baterias. O sistema pôde ser visto pela primeira vez na automatica 2025, em Munique.
Problemas em linhas de produção de câmaras miniatura ilustram bem a importância desta inovação: um robô recolhe um módulo e uma descarga eletrostática invisível destrói-o, originada por uma simples abraçadeira de fixação. Para colmatar esta falha, a igus criou a triflex ESD.
“Até agora, nenhum sistema certificado ESD cobria simultaneamente calhas articuladas e todas as ligações críticas”, afirma Matthias Meyer, diretor da unidade de negócio de calhas triflex e Robótica na igus. “Muitos utilizadores improvisavam soluções, o que levava a erros e a descargas eletrostáticas. Com a triflex TRE ESD, oferecemos o primeiro pacote de cabos pronto a ligar e totalmente certificado.”
O Instituto Fraunhofer IPA testou e certificou o sistema quanto à dissipação de cargas eletrostáticas, desde as calhas articuladas até às abraçadeiras de fixação. Materiais especiais garantem a dissipação fiável, eliminando riscos de ESD em áreas sensíveis.
As triflex ESD, compostas por elos móveis em plástico de elevada performance igumid ESD, acomodam cabos elétricos, de dados e mangueiras hidráulicas. O sistema de retração RS assegura retração automática e evita o contacto entre robô e calha. Também disponível na versão totalmente tapada TRC ESD, certificada para salas limpas (ISO 4 e 5), este sistema pode ser adaptado a qualquer tipo de robô.
“Ambos os sistemas já provaram a sua eficácia ao longo de mais de 15 anos”, sublinha Meyer. “Com a certificação ESD adicional, garantimos agora ainda mais segurança para os nossos clientes em ambientes críticos.”
www.intermetal.pt
InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa