Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa
Desde os primeiros passos do registo de dados até às aplicações de IA

Digitalização: tema central na EMO Hannover 2025

23/07/2025

Mais do que qualquer outro tema, a digitalização na produção é sinónimo de mudança tecnológica e dá origem a novidades e tendências, também na EMO Hannover 2025. Isto apesar de a digitalização das máquinas-ferramenta não ser exatamente um tema novo. Ela começou com o primeiro sistema de controlo numérico por computador (CNC) na década de 1960. Na verdade, é mais antiga do que a feira mundial de tecnologia de produção, que este ano comemora o seu 50º aniversário.

Quando falamos de Indústria 4.0, Internet das Coisas ou IA, há uma pergunta que está sempre presente: como podem as empresas encontrar o caminho mais fácil e economicamente viável para a digitalização? “Antes de mais, é importante que as empresas tenham uma ideia geral das aplicações relevantes para a sua atividade”, explica Markus Heering, diretor executivo da VDW (Associação Alemã de Fabricantes de Máquinas-Ferramenta), organizadora da EMO. Segundo ele, um dos primeiros e mais importantes passos para qualquer fábrica é criar transparência na produção através do registo e da troca seletiva de dados.

A Maintastic, por exemplo...
A Maintastic, por exemplo, oferece o CMMS (sistema de gestão de manutenção assistida por computador) baseado em IA para a manutenção colaborativa de máquinas, equipamentos e tecnologia de edifícios. Foto: Maintastic.

O registo e a ligação em rede de dados, agora mais fáceis

As vantagens que podem ser obtidas com estes dados são evidentes se observarmos as soluções digitais oferecidas por muitos fabricantes de máquinas. As máquinas em si são sistemas mecatrónicos complexos que já estão totalmente digitalizados. Isto é particularmente importante quando se trata de criar um espaço de dados autónomo (nuvem privada, intranet) limitado à empresa em questão. São necessárias interfaces de dados abertas e padronizadas para garantir que as novas máquinas-ferramenta, bem como as ferramentas existentes, as máquinas de diferentes fabricantes e até mesmo os robôs possam comunicar entre si e trocar dados durante a produção. A iniciativa global umati (interface universal para tecnologia de máquinas) irá demonstrar mais uma vez, na EMO, as vantagens da ligação em rede padronizada das máquinas.

A conclusão mais importante é que a avaliação de grandes quantidades de dados permite otimizar os processos de produção, detetar erros precocemente e utilizar os recursos de forma mais eficiente. Isto aumenta significativamente a competitividade no mercado global.

Aplicações e tendências atuais

É provável que alguns casos de aplicação chamem especialmente a atenção na EMO deste ano. A digitalização e a conexão em rede promovem a personalização dos produtos e a adaptação às exigências do mercado, que mudam rapidamente. Com métodos como a personalização em massa, as empresas podem fabricar pequenos lotes de produtos personalizados sem perder a eficiência da produção em série.

A digitalização também pode contribuir para a sustentabilidade, como salientou recentemente o professor Christian Brecher, diretor executivo do Instituto Fraunhofer de Tecnologia de Produção IPT (Alemanha). A análise de dados ajuda a utilizar as capacidades das máquinas de forma mais eficiente. "O controlo otimizado dos processos ajuda a aproveitar melhor o potencial de uma máquina e a utilizar os recursos de forma mais eficiente", sublinha Brecher. A digitalização também desempenha um papel importante na implementação da economia circular, pois facilita o rastreamento e a reutilização de recursos. Isso significa que é necessária menos energia e material por peça produzida.

As possibilidades oferecidas pelo uso da inteligência artificial parecem ser igualmente variadas e empolgantes. Os algoritmos podem analisar situações recorrentes e identificar padrões que indicam uma falha iminente da máquina. Isto permite planear e realizar trabalhos de manutenção e serviço preditivos. A IA também pode monitorizar os processos de produção em tempo real e sugerir mudanças, por exemplo, para reduzir o consumo de energia.

A Haimer oferece um conceito integral para a digitalização e automatização da gestão de ferramentas...

A Haimer oferece um conceito integral para a digitalização e automatização da gestão de ferramentas. Centra-se em produtos facilmente integráveis e soluções de software fáceis de utilizar para aumentar a produtividade da produção. Com o WinTool e o sistema de distribuição Toolbase, a empresa oferece um pacote completo e potente para a gestão eficiente de ferramentas e consumíveis. Foto: Haimer.

Combater a escassez de trabalhadores qualificados com IA

A escassez de trabalhadores qualificados será sem dúvida um dos temas mais debatidos na EMO Hannover 2025. Como a IA e as soluções digitais podem compensar a experiência perdida quando funcionários com muitos anos de casa deixam a empresa ou se aposentam? O que podem alcançar os sistemas de apoio baseados em IA que se destinam a ajudar os utilizadores, respondendo a perguntas, fornecendo instruções ou sendo utilizados para formação individual? Em que medida a IA é bem-sucedida no apoio a funcionários novos ou menos experientes?

A área conjunta IA + Digitalização e o AI Hub@EMO2025 pretendem responder a muitas dessas perguntas com conhecimentos especializados na EMO 2025. Aqui, investidores da indústria e da administração podem se informar sobre a ampla gama de oportunidades oferecidas pela interconexão em conjunto com a inteligência artificial.

Pode descobrir o que os expositores da EMO têm para oferecer em termos de soluções tecnológicas para digitalização e IA no período que antecede a feira, visitando a página inicial 'Made for AI & Digitalization' em https://emo-hannover.com/ai-and-digitization. Até à realização da EMO em setembro, as empresas expositoras irão, à vez, demonstrar como estão a aumentar a eficiência nas suas instalações de produção com máquinas ligadas em rede, análise inteligente de dados ou computação em nuvem.

REVISTAS

Walter Tools Ibérica, S.A.U.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    28/07/2025

  • Newsletter InterMetal

    21/07/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial