A igus anunciou ter aumentado a flexibilidade do seu controlador para motores D1 – que os projetistas utilizam para acionamentos lineares elétricos, sistemas de manipulação e eixos robóticos.
A empresa explica que agora é possível integrar o controlador D1 de forma simples e rápida em sistemas de controlo de nível superior como Siemens, Beckhoff, Wago e outros fabricantes que utilizam Profinet certificado pela Siemens – sem necessidade de adaptações longas ou complexas. Esta conectividade alargada deverá aumentar significativamente o desempenho e a eficiência dos processos de automação.
O controlador D1 para motores é uma solução potente e versátil da igus para aplicações de acionamento exigentes, e é agora compatível com o protocolo de comunicação industrial Profinet /PROFIdrive. Com uma quota de mercado de cerca de 23%, o Profinet é atualmente o protocolo com o crescimento mais rápido no setor. Grandes fabricantes, como a Siemens, Beckhoff e Wago, utilizam este protocolo de Ethernet industrial para a automação industrial, pois possibilita uma comunicação fiável e em tempo real entre sistemas de controlo, máquinas e dispositivos de campo, como sensores e atuadores.
“Graças à integração do Profinet, a comunicação entre o D1 e estes sistemas de controlo é agora completamente direta”, diz René Erdmann, diretor da unidade de negócio drylin E da igus. “A conectividade alargada elimina a necessidade de software especializado e de conhecimentos técnicos aprofundados. É fácil de incorporar em sistemas de automação, reduz os tempos de projeto e reduz os custos de integração e manutenção”, acrescenta, referindo ainda que o controlador D1 com suporte para Profinet já está disponível. Os utilizadores de versões anteriores podem ainda beneficiar desta novidade através de uma atualização gratuita.
Tempos de ciclo rápidos, funcionamento intuitivo e elevada compatibilidade do sistema
Os projetistas utilizam o controlador D1 para operar motores de passo, DC e EC/BLDC em acionamentos lineares elétricos, sistemas de manipulação e eixos de robôs cartesianos.
”O D1 impressiona com tempos de ciclo curtos, o que assegura um tempo de resposta rápido de 8 a 16ms, conforme a aplicação. O que oferece grandes vantagens, especialmente em aplicações dinâmicas", afirma Erdmann. O funcionamento intuitivo através de uma interface web, onde é possível definir posições, velocidades, acelerações e perfis de movimento sem necessidade de software adicional, continua a ser uma funcionalidade muito valorizada pelos projetistas. Estes apreciam também o suporte a interfaces como CANopen e Modbus TCP (via gateway), que facilitam a integração do sistema de controlo em ambientes de automação já existentes. O D1 é adequado para uma vasta gama de aplicações. Graças às classes de aplicação de controlo de velocidade AC1 e de posicionamento AC3, pode ser utilizado em vários setores industriais, desde a produção automóvel e linhas de embalamento até à robótica simples. “Com a integração do Profinet /PROFIdrive, já certificada pela Siemens, pretendemos oferecer aos engenheiros projetistas uma solução ainda mais flexível, duradoura e preparada para o futuro, capaz de aumentar significativamente o desempenho e a eficiência dos seus processos de automação”, afirma Erdmann.
A experiência dryve oferece informações detalhadas sobre os sistemas de controlo para motores da igus e exemplos de aplicações já implementadas, bem como tutoriais em vídeo que explicam todas as funcionalidades e um guia para ajudar na seleção do sistema de controlo adequado. Além disso, a igus disponibiliza programas de amostra gratuitos que reduzem significativamente o tempo de integração dos sistemas de controlo para motores, o que poupa tempo e custo.
www.intermetal.pt
InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa