Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Entrevista com André Castro Pinheiro, diretor-geral da Fuchs Portugal

"Lubrificantes inovadores e de qualidade tornam os processos mais eficientes e sustentáveis"

Luísa Santos21/07/2025

André Castro Pinheiro assumiu recentemente a Direção Geral da Fuchs Portugal, sucedendo a Paul Cezanne após mais de 30 anos de liderança. Com uma meta ambiciosa de crescimento – atingir 20 milhões de euros em volume de negócios até 2027 –, o novo responsável aposta numa estratégia centrada na especialização industrial, na assistência técnica e na sustentabilidade. Em entrevista, revela como o serviço Fuchs Care e o novo conceito Advanced Circular Technologies (ACT) estão a reforçar o posicionamento da empresa como parceiro estratégico da indústria metalomecânica em Portugal.

André Castro Pinheiro é o novo CEO da Fuchs Portugal
André Castro Pinheiro é o novo CEO da Fuchs Portugal.

Suceder a Paul Cezanne, que ocupou o cargo de CEO da Fuchs Portugal durante mais de três décadas, é certamente um desafio importante. Como o encara?

Quando entrei na Fuchs, em 2019, já sabia que ia encarar esse desafio. Desde o primeiro momento que me fascinam a dimensão, o espírito pioneiro e a cultura empresarial desta centenária multinacional alemã de cariz familiar com, atualmente, 71 empresas, 42 fábricas e mais de 6800 colaboradores no mundo. O Grupo Fuchs está sempre um passo à frente, a nível tecnológico e sustentável. Fazer parte desta rede global e contribuir, na Fuchs Portugal, para o sucesso do Grupo é uma tarefa desafiante.

O seu plano já traçado aponta para um volume de negócios de 20 M€ até 2027 (contra 15,5 M€ em 2024). Que iniciativas considera decisivas para atingir essa meta?

Considero decisivo para o nosso crescimento orgânico praticar e comunicar as vantagens de trabalhar connosco: o acesso às soluções inovadoras e aos Serviços de Assistência Técnica. Somos o maior fabricante independente de lubrificantes do mundo, com mais de 10 mil produtos e aplicações específicas. No entanto, disponibilizar os produtos mais avançados a nível tecnológico e ambiental, não chega. A orientação na sua aplicação e a manutenção regular são essenciais para garantir a lubrificação perfeita e a máxima performance dos produtos. Na Fuchs, temos soluções inovadoras para as mais diversas indústrias e uma equipa dedicada. Somos verdadeiros parceiros. Ajudamos e acompanhamos os nossos clientes com uma equipa técnica, um laboratório em Portugal e o serviço Fuchs Care.

O crescimento estratégico foi apresentado no início do ano como um dos principais objetivos da empresa a médio prazo. Quais são os principais mercados-alvo deste plano de crescimento?

Posso dizer que os mercados-alvo são praticamente todas as indústrias existentes em Portugal, já que a nossa vasta gama disponibiliza soluções para as mais diversas utilizações. A estratégia inovadora que nos permite crescer é a abordagem muito especializada por segmento, com foco e especialistas por mercado.

A sustentabilidade é uma das bandeiras da empresa. Em que se traduz esta aposta?

Foi há 15 anos que o Grupo Fuchs definiu a sustentabilidade como prioridade. Desde então tem investido fortemente na transição energética. Em 2020, alcançou a neutralidade em CO2 na produção. Em 2024, lançámos o conceito ACT – Advanced Circular Technologies – para transformar a cadeia de valor linear para circular. E este ano devemos conseguir passar para 100% de energia verde em todas as localizações, a nível global.

Exatamente, em que consiste o novo conceito ACT?

O ACT é programa e convite ao mesmo tempo. É programa a nível interno com o objetivo de transformar a cadeia de valor de linear para circular, sem comprometer o desempenho superior que é sinónimo da Fuchs. É convite a nível externo, já que levamos os nossos mais de 100.000 clientes a reduzirem, connosco, a sua própria pegada de carbono.

A eletrificação de veículos e máquinas tem impacto na atividade da Fuchs? Em que medida?

A eletrificação implica requisitos adicionais aos lubrificantes. Para a Fuchs significa uma oportunidade para se destacar e prestar, também nesta evolução, serviços e lubrificantes pioneiros. Desenvolver soluções para a nova mobilidade já é uma prioridade dos nossos engenheiros de Investigação & Desenvolvimento. A nossa gama BluEV é a gama específica para veículos elétricos e híbridos. Desenvolvemos também fluídos para arrefecimento de baterias, que permitem o carregamento de um carro em 10 minutos.

A entrada da empresa no mercado das baterias de iões de lítio é uma forma de colmatar esse possível impacto?

Foi uma forma de reforçar a nossa posição ativa na transformação energética. Com este investimento na E-Lyte, a Fuchs entra no mercado em rápido crescimento dos eletrólitos, que estão a tornar-se componentes essenciais das baterias de iões de lítio para a mobilidade elétrica.

O serviço Fuchs Care proporciona um acompanhamento técnico completo – da aspiração à nova emulsão. Que vantagens competitivas concretas oferece este serviço aos vossos clientes da indústria metalomecânica?

As empresas que contratam o serviço Fuchs Care ganham tempo e eficiência, já que a equipa técnica da Fuchs, composta por um técnico, um engenheiro de aplicação e um gestor de produto, garante um suporte especializado para resolver problemas específicos de lubrificação e optimizar processos industriais. Assim, as máquinas-ferramenta estão sempre perfeitamente lubrificadas e protegidas, o que garante a sua máxima performance e longevidade. Para além disso, o serviço Fuchs Care contribui, de forma notável, para melhorar a sustentabilidade, através de soluções sustentáveis que ajudam a reduzir o impacto ambiental e a melhorar a eficiência energética.

Recentemente, divulgaram o case study da Imoplastic, que já utiliza este serviço e que relata benefícios objetivos como redução de desperdício, eficiência energética e maior vida útil de máquinas. Ponderam desenvolver indicadores de desempenho (KPIs) comparativos que permitam aos clientes avaliar claramente os ganhos face a lubrificantes genéricos ou serviços menos especializados?

Apesar de os serviços especializados Fuchs Care serem, reconhecidamente, essenciais para a otimização de processos industriais, os indicadores de desempenho variam e são específicos por indústria ou processo, pelo que uma comparação entre clientes, ou KPIs desenvolvidos por nós, não é viável.

Quais considera que são os principais desafios que a indústria metalomecânica portuguesa enfrenta atualmente?

Para além dos desafios transversais a todas as indústrias, como a necessidade constante de inovação, de mão de obra qualificada e de processos sustentáveis, penso que, atualmente, o principal desafio da indústria metalomecânica está na dependência da indústria automóvel e na necessidade urgente de diversificação.

Como é que os lubrificantes industriais da Fuchs podem ajudar a enfrentá-los?

O papel dos lubrificantes inovadores e de qualidade é tornar os processos mais eficientes, alcançando níveis superiores de desempenho de forma mais sustentável. Numa frase, é este o nosso contributo para todas as indústrias, nomeadamente para a metalomecânica.

Podemos esperar novos lançamentos para estes setores nos próximos tempos?

Com toda a certeza! Os cerca de 600 engenheiros e cientistas da Fuchs, dedicados em exclusivo à I&D, trabalham diariamente para nos oferecer novas soluções de lubrificação.

“Disponibilizar os produtos mais avançados a nível tecnológico e ambiental, não chega. A orientação na sua aplicação e a manutenção regular são essenciais para garantir a lubrificação perfeita e a máxima performance dos produtos”

REVISTAS

Walter Tools Ibérica, S.A.U.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    28/07/2025

  • Newsletter InterMetal

    21/07/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial