Atlas Copco Rental: ar comprimido
Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

O novo centro de formação igus permite aos clientes melhorar as suas competências de programação, com casos práticos de utilização e vários componentes para robôs da plataforma RBTX.

Academia RBTX: formação gratuita em robótica da igus

15/05/2025

Os robôs estão a ser utilizados em cada vez mais áreas, desde a produção nas fábricas até ao cuidado de pessoas idosas. Para ajudar as empresas, de qualquer dimensão, a concretizar todo o potencial das soluções de automação e assim tornarem-se mais competitivas, a igus abriu a Academia RBTX.

Onde os interessados podem trabalhar diretamente com robôs reais para aprender as bases da tecnologia robótica ou melhorar as suas competências em programação de robôs. A Academia RBTX abriu as suas portas pela primeira vez a 25 de janeiro, quando a igus organizou o ensaio geral para a RoboCup Junior 2025, uma das maiores e mais conhecidas competições mundiais de robótica para estudantes em Porz-Lind, Colónia.

Em conjunto com Robert Horvat e Patrícia Jakob das Academias Alemãs, Sebastian Stukenburg...
Em conjunto com Robert Horvat e Patrícia Jakob das Academias Alemãs, Sebastian Stukenburg, Sena Esen e Alexander Mühlens da equipa de automação low-cost da igus abriram a Academia RBTX (da esquerda para a direita). (Fonte: igus GmbH)

Os robôs são cada vez menos um privilégio das grandes empresas com experiência e orçamento elevado. As pequenas e médias empresas também estão a começar a ter sucesso na automação graças à plataforma RBTX da igus, que oferece soluções económicas de robótica e prontas a utilizar. Para simplificar ainda mais a utilização destas soluções por parte das empresas, a igus inaugurou a Academia RBTX a 25 de janeiro de 2025.

"Os clientes que adquirirem um robô Low-cost através do nosso marketplace podem agora agendar cursos de formação para aprender a programar robôs partir do zero ou melhorar as suas competências, “afirma Alexander Mühlens, vice-presidente e diretor da unidade de negócio de Automação Low-cost da igus. "As formações práticas têm lugar em Colónia, em pequenos grupos, num ambiente familiar e são adaptadas às necessidades personalizadas dos participantes, de modo a proporcionar-lhes o máximo benefício. Iremos também implementar o programa noutros locais na Alemanha, bem como a nível internacional em países como os EUA, China, Reino Unido, Itália e Espanha". Os interessados podem registar-se agora através do site da igus. O ensaio geral para a RoboCup Junior 2025 ocorreu ao mesmo tempo, e os visitantes já tinham conhecido a Academia.

A igus está a dar aos seus alunos a oportunidade de testar os robôs que desenvolve internamente numa situação competitiva antes de irem para o torneio de qualificação da North Rhine-Westphalia. Os especialistas em robótica da igus estão sempre disponíveis para os ajudar a encontrar quaisquer erros técnicos finais e a fazer otimizações.

Desde sequências de movimentos simples até à integração complexa em sistemas dinâmicos

Nos cursos de formação práticos da Academia RBTX, os participantes aprenderam a utilizar o software de comando para robôs da igus, entre outras coisas. O software cria um gémeo virtual do robô que simula os movimentos e as operações em tempo real. Isto permite o planeamento, teste e otimização das sequências de movimentos através de uma interface intuitiva. No passo seguinte, os programas são transferidos para os robôs reais, que executam as tarefas de forma precisa, por exemplo, para um Cobot ReBeL, que é maioritariamente feito em plásticos de elevada performance e por isso custa apenas 4.970 euros.

“Este método permite uma automação fiável, mesmo para principiantes. Normalmente, conseguem criar as primeiras sequências de movimentos simples numa hora”, afirma Mühlens. No entanto, a igus também oferece cursos de formação especializados para aqueles que querem aprofundar a programação. “Os participantes aprendem, por exemplo, a integrar robôs low-cost em ambientes de automação complexos e a fazê-los interagir com outros sistemas.” Para além do sistema de comando para robôs da igus, os participantes do curso também podem trabalhar com sistemas de controlo de outros fabricantes, incluindo a Epson, a Universal Robots e a Dobot.

A sala de exposição da Robótica Low-cost serve de inspiração para futuros projetos de automação

Imagen

Durante a formação, têm também a oportunidade de visitar a Área de Testes para Clientes com 400m2. Além disso, a igus apresentará uma seleção de aplicações robóticas com produtos de mais de 130 fabricantes líderes, que também podem ser encontrados online na plataforma RBTX., porque um robô por si só não leva necessariamente a uma solução acabada. Desde o 'pick & place' em tapetes transportadores com um robô SCARA ao trabalho de colagem com um módulo linear multiaxial ou um Cobot ReBeL que atua como barista, os visitantes podem experimentar uma grande variedade de aplicações no local. O que o torna especial: todos os componentes do RBTX.com são previamente combinados entre si e são efetuados testes de compatibilidade. Isto significa que os utilizadores estão seguros em todas as configurações e podem encontrar a solução certa para a sua aplicação. "O nosso lema é 'Automatize a sua fábrica a partir de 2000 euros'. Por outras palavras, concentramo-nos sempre em soluções de robótica acessíveis", sublinha Mühlens.

REVISTAS

norelemWalter Tools Ibérica, S.A.U.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    12/05/2025

  • Newsletter InterMetal

    05/05/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial