Na feira Advanced Factories, que se celebrou de 8 a 10 de março de 2025 em Barcelona, a Schaeffler apresentou uma vasta gama de produtos, serviços e soluções no domínio da manutenção industrial, com especial destaque para as suas soluções de monitorização da energia, o condition monitoring, a montagem e a lubrificação.
Com a solução de monitorização da energia Power-Adapt, a Schaeffler oferece informação exaustiva sobre o consumo e os custos energéticos de edifícios e processos, incluindo a eletricidade e outros meios. O Power-Adapt permite flexibilidade de aplicação e, além de ser utilizado em instalações novas, também pode ser integrado sem problemas nos sistemas de gestão energética existentes ou ser combinado com outras soluções, como os sistemas de gestão de instalações. A tecnologia LoRaWAN é transmitida com fiabilidade através de paredes grossas e longas distâncias, e assim garantir uma transmissão de dados segura. Os resultados ficam imediatamente disponíveis numa interface online de fácil utilização.
Além de medir o consumo de eletricidade, gás e água, os sensores também podem registar variáveis ambientais como a temperatura, a humidade e a concentração de CO2. Dado que o Power-Adapt monitoriza tanto as cargas base como os valores máximos, são gerados alarmes que permitem reagir rapidamente a consumos fora do normal. Além disso, o sistema agrega dados de diferentes dispositivos para analisar a eficiência dos processos e a infraestrutura. Esta informação é essencial para tomar decisões fundamentadas que permitam continuar a otimizar os processos operativos. Desta forma, as empresas podem obter uma poupança significativa e reduzir, simultaneamente, as suas emissões de CO2.
A Smurfit Westrock, um fabricante de embalagens de papel líder à escala mundial, instalou a solução Power-Adapt em 20 fábricas, conseguindo desta forma otimizar significativamente o seu consumo energético. Perante o desafio de identificar com precisão os valores máximos de consumo, a Smurfit Westrock procurava uma solução que não só registasse o consumo de energia nas instalações de produção, como também o monitorizasse e analisasse continuamente. O Power-Adapt demonstrou ser a solução ideal.
A eficiência energética aumentou consideravelmente em 20 fábricas em poucos meses, o que resultou numa redução de 57% do consumo elétrico fora do horário de produção. Perante estes sucessos, a empresa tem previsto implementar o Power-Adapt em outras sete fábricas em França num futuro próximo.
www.intermetal.pt
InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa