Faltam poucas semanas para a Hannover Messe 2025, a principal feira profissional de tecnologia industrial do mundo. De 31 de março a 4 de abril, empresas da área da engenharia, das tecnologias digitais e do setor energético voltam a reunir-se em Hannover, sob o lema ‘Transformação Industrial’, para apresentar as suas mais recentes inovações. Entre elas estarão 31 companhias portuguesas e dois stands coletivos organizados pela AIMMAP e pela Produtech.
O recinto da feira estará dividido por sete principais áreas de exposição: Smart Manufacturing; Digital Ecosystems; Energy for Industry; Compressed Air & Vacuum Technology; Engineered Parts & Solutions; Future Hub; e International Trade & Investment. Além da área expositiva, onde se destaca o espaço reservado ao Canadá, país parceiro da edição deste ano, os visitantes vão poder também assistir a um vasto programa de conferências com cerca de 1.600 oradores.
A área de exposição Smart Manufacturing da Hannover Messe terá como foco a produção inteligente e sustentável. Em sete pavilhões, empresas de todo o mundo apresentarão como as tecnologias de ponta, componentes, soluções integradas de Indústria 4.0 e a inteligência artificial ajudam a tornar os processos de produção ainda mais eficazes e sustentáveis, a fim de manter a competitividade global.
Nesta zona, serão abordados temas como automação e tecnologia de sensores, robótica, automação logística, além de tecnologia de acionamento e fluidos. Os visitantes encontrarão todas as ferramentas necessárias para tornar a produção ainda mais eficiente e sustentável. Neste contexto, a inteligência artificial (IA) está a desempenhar um papel cada vez mais central. “A inteligência artificial vai revolucionar toda a cadeia de valor das empresas de fabrico e, com isso, aumentar significativamente a sua competitividade. Os visitantes da Hannover Messe 2025 terão uma visão global das aplicações disponíveis e das que estão por vir no mercado”, afirma Hubertus von Monschaw, global director trade fair and product management da Hannover Messe.
Na Smart Manufacturing estarão algumas das empresas líderes de todo o mundo, que vão desde multinacionais até às PMEs e startups. Entre elas, estão empresas como Aignep, Beckhoff, Bosch Rexroth, Cantoni, Delta Electronics, Emerson, Festo, Flender, Harting, Hawe, ifm electronic, I.M.M. Hydraulics, Lapp, Pepperl+Fuchs, Pilz, Phoenix Contact, Rittal, Schaeffler, Schneider Electric, SEW-Eurodrive, Siemens e Turck.
Seja sobre sensores industriais, sistemas de acionamentos elétricos e de controlo, engenharia apoiada por IA ou soluções completas para diversas aplicações industriais, os visitantes da Hannover Messe poderão ficar a saber, em primeira mão, como otimizar sua produção para atender à crescente procura de produtividade e sustentabilidade.
Empresas alemãs e internacionais apresentarão aplicações de robótica no Application Park da Hannover Messe. Robôs habilitados por IA estarão em ação, por exemplo, demonstrando como aprendem a realizar tarefas e se adaptam dinamicamente a ambientes de produção em mudança. O seu envolvimento torna a produção mais eficiente, especialmente quando se trata de produtos sob medida ou pequenas quantidades.
Tecnologia de acionamento e fluidos é tradicionalmente representada na Hannover Messe nos anos ímpares, com uma ampla gama de empresas alemãs e internacionais. E será assim também em 2025. Sob o rótulo Motion & Drives, os fabricantes expositores mostrarão aplicações e componentes de ponta para produção inteligente e sustentável.
“Com a Hannover Messe, estamos a oferecer a todos os expositores da área Smart Manufacturing a oportunidade de fazer parte de um ecossistema único de inovação industrial, no qual empresas alemãs e internacionais dos setores de engenharia geral, elétrico e digital, bem como do setor de energia, apresentarão soluções eficientes e sustentáveis para a criação de valor industrial agora e no futuro. Essa mistura de pesquisa, negócios, startups e questões políticas proporcionará uma oportunidade única de conectar-se com tomadores de decisão de alto nível, caçadores de tecnologia, especialistas e representantes dos média de todo o mundo”, afirma von Monschaw.
Além da própria exposição, a Hannover Messe oferece um programa de apoio atraente e de alto nível. Na área de Smart Manufacturing, teremos o palco altamente frequentado da Indústria 4.0, bem como o palco de conferências Motion & Drives.
O Application Park terá em exibição diversas aplicações de robótica. Com novas e emocionantes aplicações de robótica, o este espaço será um dos destaques da Hannover Messe 2025. Lá, será possível ver sistemas robóticos inteligentes, dispositivos autónomos em operação, as mais recentes aplicações de IA em robótica, ferramentas de reconhecimento de imagem e plataformas virtuais, apresentadas por cerca de 30 empresas.
Portugal estará novamente presente na Hannover Messe com 31 expositores registados até à data, ocupando uma área total de 498m². Esta presença será reforçada por dois espaços coletivos organizados pela AIMMAP, no segmento Engineered Parts & Solutions, e pela Produtech, no segmento Smart Manufacturing. Ambas as organizações desempenham um papel fundamental na representação das empresas portuguesas e dos respetivos setores neste evento.
“Enquanto cluster, a nossa missão é criar uma rede que conecte todos os atores do ecossistema de tecnologias de manufatura. Este ecossistema — composto por empresas, universidades, centros de tecnologia, hubs de inovação e associações empresariais — promove um ciclo virtuoso, impulsionando o progresso sustentável em inovação e tecnologia. Em breve, estaremos em Hannover para participar na Hannover Messe 2025, que apresenta a oportunidade perfeita para mostrar algumas das tecnologias que estão a ser desenvolvidas no âmbito da nossa agenda. Não há cenário melhor do que este encontro internacional. Estamos orgulhosos de mais uma vez fazer parte da plataforma internacional mais importante e ponto de encontro para a transformação industrial — e mal podemos esperar para mostrar o que a indústria portuguesa tem desenvolvido. Certamente que, em 2025, as tecnologias de produção portuguesas e os novos desenvolvimentos alcançados no âmbito da Agenda Mobilizadora Produtech R3 vão brilhar na Hannover Messe, e as empresas participantes vão regressar a casa com importantes potenciais clientes”, afirma Pedro Bravo, responsável de internacionalização da Produtech.
“Ano após ano as empresas do Metal Portugal assumem um lugar de destaque nesta que é a mais importante feira mundial de indústria e tecnologia, por muitos considerada um dos grandes motores da economia alemã, com um enorme impacto em toda a atividade económica europeia. Aliás, fruto dessa aposta promovida pela AIMMAP, as exportações do Metal Portugal para a Alemanha não param de aumentar, tendo crescido perto de 9% em 2024, um ano particularmente complicado para a economia europeia. E porque a AIMMAP considera que a Alemanha é cada vez mais um mercado de oportunidades para o Metal Portugal, a Hannover Messe continuará seguramente a fazer parte do mapa do pano de internacionalização que a associação promove anualmente”, assegura Pedro Azevedo, responsável de internacionalização da AIMMAP.
www.intermetal.pt
InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa