Para celebrar o 60º aniversário da igus, a igus:bike já viajou pela Alemanha durante 37 dias e pelo caminho visitou inúmeros clientes, projetos e pontos turísticos. Desde a Porta de Brandeburgo, em Berlim, até ao sistema de alimentação aos navios iMSPO no porto de Hamburgo, passando pelas mangas de embarque de passageiros no aeroporto de Frankfurt e no Cabo de Neuschwanstein no sopé dos Alpes. A bicicleta em plástico reciclado destina-se a sensibilizar as pessoas para o tema da “economia circular dos plásticos” e mostrar como os motion plastics da igus são robustos e duráveis, tanto na igus:bike como em muitas das aplicações nos clientes.
As primeiras etapas da digressão mundial estão concluídas. A bicicleta feita de plástico reciclado já percorreu 365 km pela Alemanha desde o início do tour. Tanto as pessoas que passam, como os clientes da igus ficam surpreendidos quando vêm o veículo laranja e de aspeto futurista pela primeira vez. No entanto, a bicicleta urbana não se destina apenas a impressionar com o seu design. É a primeira bicicleta feita de plástico reciclado, adequada para produção em série, por exemplo, a partir de redes de pesca descartadas que estavam à deriva nos oceanos por todo o mundo há centenas de anos, contribuindo para a poluição por plásticos. O projeto mostra assim como os resíduos plásticos podem tornar-se um recurso valioso para a mobilidade urbana, ajudando a combater uma inundação global de plásticos.
A digressão mundial arrancou a 15 de outubro no novo edifício da fábrica da igus em Colónia. Desde então, a equipa da igus:bike tem viajado pela Alemanha para apresentar aos parceiros da indústria, consumidores e representantes dos meios de comunicação social uma nova forma de mobilidade que é divertida e que também protege o ambiente. Logo no início da digressão mundial, por exemplo, a bicicleta parou no RheinKrake. Esta associação sediada em Colónia instalou um coletor de lixo flutuante no rio Reno, perto de Zoobrücke, que retém várias toneladas de lixo todos os anos para evitar que este acabe na reserva natural do Mar de Wadden. A especialista em motion plastics utiliza alguns destes resíduos como matéria-prima para a sua bicicleta em plástico. Após esta visita, a equipa da igus:bike fez-se à estrada para visitar outros locais interessantes: o Veltins Arena em Gelsenkirchen, por exemplo, onde a RHENAC GreenTec AG utiliza calhas articuladas da igus no seu sistema de iluminação para proteção do relvado, protegendo os cabos da radiação UV, chuva e flutuações de temperatura. Ou o Terminal de Contentores Eurogate no porto de Hamburgo, onde a tomada móvel de alimentação de energia da igus fornece a potência aos navios porta-contentores de forma rápida e flexível no terminal. E, claro, a passagem da bicicleta pela Porta de Brandemburgo, em Berlim, era obrigatória. A bicicleta dirigiu-se para a próxima etapa pela fronteira alemã, em direção a: Singapura. A bicicleta urbana fará paragens em vários países, incluindo Itália, Espanha, Portugal, EUA e Japão. Irá percorrer 6.000 km durante a digressão e provar a robustez dos plásticos de alta performance da igus.
Muitos engenheiros poderão descobrir coisas novas durante a viagem da bicicleta à volta do mundo. Como pioneira, a igus fez um grande trabalho de desenvolvimento para tornar a primeira bicicleta em plástico reciclado pronta para a produção em série. Os especialistas em materiais desenvolveram um composto plástico que é robusto, leve e permite agora uma taxa de reciclagem superior a 50%, com tendência para aumentar. Além disso, as técnicas de produção como a moldagem por injeção e a fundição rotativa foram combinadas de tal forma que, com a exceção dos componentes personalizados como os travões de disco, quase todos os componentes da bicicleta podem agora ser fabricados em plástico: não só o quadro, o selim ou as manetes do travão, mas também a unidade de acionamento, o que foi durante muito tempo considerado tecnicamente inviável na indústria. Por último, mas não menos importante, o desafio era conseguir um preço de venda realista, que foi alcançado atualmente. A bicicleta está disponível com o nome RCYL por 1.243€ através do site https://rcyl.bike
www.intermetal.pt
InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa