A micromaquinagem tem as suas próprias regras e práticas. Em termos simples, o que funciona bem com dimensões de ferramenta padrão não é necessariamente verdadeiro com diâmetros pequenos. “Por isso, revimos o nosso programa de microfuração e desenvolvemos um verdadeiro poupador de tempo. A WTX - Micropilot é pequenao em estatura, mas grande em desempenho. Perfeitamente adaptada às nossas WTX - Micro, micro brocas de 8xD a 30xD, o furo piloto é utilizado em profundidades de perfuração de até 2,5xD”, explica Manuel Keller, gestor de produto da Ceratizit.
A nova WTX - Micropilot da Ceratizit está à altura da tarefa, independentemente do que lhe seja exigido. A pré-fresagem não é necessária em superfícies inclinadas ou curvas. Se forem necessários escareadores de 90° na entrada do furo em superfícies retas, a WTX - Micropilot pode facilmente realizar a tarefa numa única operação, poupando trocas de ferramentas, tempo e custos, sem sacrificar a qualidade.
Quando componentes complexos de tamanho micro falham, acabam rapidamente no caixote da reciclagem. Na verdade, há uma série de coisas que podem correr mal: as brocas tendem a fugir, os furos desviam-se ou as ferramentas partem-se, incluindo danos na própria peça de trabalho. “A maquinagem eficiente de pequenos componentes apresenta o seu próprio conjunto de desafios”, afirma Manuel Keller. "Os nossos clientes querem fiabilidade de processo, os tempos de maquinagem mais curtos possível e exigem padrões de qualidade extremamente elevados. Felizmente, a nossa gama WTX - Micro está à altura da tarefa.” Graças à sua engenhosa geometria frontal com um ângulo de ponta de 160°, a ferramenta garante que a broca que a segue pode penetrar de forma limpa e sem deflexão. E com o revestimento especial Dragonskin, é garantida uma remoção limpa das aparas e uma vida útil mais longa da ferramenta.
A WTX - Micropilot é a mais moderna do início ao fim, desde o substrato à geometria e ao revestimento. Foi também concebida para trabalhar em conjunto com a sua 'melhor amiga' WTX - Micro. Esta dupla de brocas pode lidar com as tarefas mais comuns e as mais exigentes. “Uma caraterística especial da WTX - Micropilot é o facto de evitar a fresagem de um plano normalmente necessário para perfurar superfícies inclinadas ou curvas com uma inclinação até 50°. Isto elimina uma etapa de processamento, poupando tempo e trocas de ferramentas. Quando pilotada em superfícies retas, também é possível um rebaixamento de 90° na entrada do furo”, afirma Manuel Keller.
Este produto está incluído nos novos produtos que a Ceratizit irá apresentar na sua Up2Date com lançamento a 17 de fevereiro.
O que todas as micro brocas WTX têm em comum é a sua mira especial, que maximiza a precisão de posicionamento e excelentes propriedades de centragem. As suas superfícies lapidadas e a retificação patenteada dos canais de evacuação também garantem uma remoção segura e rápida das aparas. Além disso, os orifícios internos de refrigeração em espiral da broca WTX Micro foram otimizados para garantir o máximo fluxo de refrigeração, o que, por sua vez, garante uma melhor qualidade da superfície do furo. Isto deve-se, entre outras coisas, a uma câmara de carga, instalada nas microbrocas 5xD em todo o comprimento da haste, que aumenta a quantidade de líquido de refrigeração na ponta, mantendo uma pressão uniforme, melhorando assim a vida útil da ferramenta.
Com a sua gama de micro-ferramentas, a Ceratizit cobre a maioria das aplicações de micromaquinagem com soluções de alta qualidade. “Isto também se aplica à gama de produtos WTX - Micro, incluindo a nova WTX - Micropilot, que torna o impossível possível. Quer se trate de superfícies inclinadas ou curvas com uma inclinação de até 50°, não é necessária qualquer pré-fresagem. E se forem necessários escareadores de 90° na entrada do furo em superfícies retas, a WTX - Micropilot pode facilmente executar a tarefa numa única operação, poupando trocas de ferramentas, tempo e custos, sem sacrificar a qualidade”, conclui Manuel Keller.
www.intermetal.pt
InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa