A multinacional espanhola Meltio, aliada do setor industrial que oferece soluções de impressão 3D para o fabrico de peças metálicas, apresenta a sua máquina mais potente concebida para ser instalada em centros de produção: a nova impressora 3D para metal Meltio M600, fabricada na fábrica de Linares (Jaén) e exportada para todo o mundo.
A Meltio apresenta a sua nova solução, mais potente, que aumenta a eficiência e a produtividade das peças metálicas que imprime em 3D - titânio, alumínio, cobre, aços inoxidáveis, níquel, inconel, entre outros - e que representa o início da sua nova geração de tecnologia de deposição de metal por fio laser. A Meltio M600 torna a impressão de peças metálicas de grandes dimensões mais fácil e fiável do que nunca, ao mesmo tempo que se adapta perfeitamente às necessidades da produção industrial com ciclos de produção 24/7, 365 dias por ano. A máquina foi fabricada nas novas instalações da Meltio e poderá ser utilizada para fabricar e reparar peças metálicas de forma autónoma num ambiente de produção industrial: automóvel, aeroespacial, defesa, mineração, petróleo e gás, entre outras indústrias em todo o mundo.
A combinação única de deposição por fio, laser azul, um grande espaço de trabalho (300 x 400 x 600 mm - X, Y, Z), totalmente inerte, e sensores inteligentes, permite que a nova Meltio M600 processe os materiais mais exigentes. Desde titânio a ligas de cobre e alumínio (e muitos mais, incluindo: aço inoxidável, aços para ferramentas, níquel, invar, inconel e muitos mais).
A nova Meltio M600 - que funde material com técnica de soldadura com definição e fiabilidade comprovadas por clientes industriais - integra-se perfeitamente em oficinas mecânicas e ambientes de produção, permitindo não só a impressão de peças completas, mas também a adição de caraterísticas a componentes existentes e a reparação de superfícies danificadas. Isto é facilitado pela sonda tátil de três eixos incorporada e pela compatibilidade com várias soluções de fixação de peças, incluindo a fixação de ponto zero. A Meltio ampliou as suas instalações de fabrico em Linares para aumentar a sua produção e aumentar a sua equipa profissional.
A Meltio M600 integra-se perfeitamente em oficinas mecânicas e ambientes de produção, permitindo não só a impressão de peças completas, mas também a adição de caraterísticas a componentes existentes e a reparação de superfícies danificadas. Isto é facilitado pela sonda tátil de três eixos incorporada e pela compatibilidade com várias soluções de fixação de peças, incluindo a fixação de ponto zero.
Lukas Hoppe, diretor de I&D da Meltio, afirma: “o objetivo do design da nova Meltio M600 era imaginar como seria a impressora 3D perfeita para a oficina mecânica. A grande maioria das peças metálicas impressas em 3D requer um processamento posterior que tem lugar na oficina mecânica e, como a nossa ambição é impulsionar a adoção em larga escala do fabrico aditivo de metal, temos uma visão muito clara da oficina mecânica moderna como o ponto de entrada ideal. A produção enfrenta muitos desafios em todo o mundo, desde os longos prazos de entrega e os custos de manutenção de stocks causados por cadeias de fornecimento longas e frágeis até à crescente pressão para reduzir os custos e as emissões".
A impressão 3D tem um enorme potencial para resolver estes problemas, ajudando a reduzir os prazos de entrega e as dependências de fabrico através da impressão de peças internamente, a reduzir o inventário em armazém, uma vez que a matéria-prima pode ser transformada na peça final a pedido, e a reduzir os custos através da aplicação de material apenas onde é necessário.
Para tornar esta nova ferramenta para utilização em oficinas mecânicas uma realidade, a Meltio M600 é a primeira impressora 3D Industrial Laser Wire Metal a incorporar, entre outros avanços tecnológicos, um cabeçote de deposição Blue Laser. Estes lasers melhoram a absorção de energia e a eficiência de impressão em todo o espetro de metais e abrem novas possibilidades de materiais, ao mesmo tempo que reduzem a pegada de carbono para a produção.
Os engenheiros da Meltio também conseguiram melhorar a distribuição de energia e a orientação do fio, de modo a que o cabeçote de deposição esteja alinhado de fábrica e não seja ajustável pelo operador, resultando numa produção consistente e numa manutenção muito reduzida. Finalmente, a cabeça está equipada com soluções de sensores novas e melhoradas para monitorizar o processo de impressão, tornando a impressão mais fiável.
A Meltio M600 adapta-se perfeitamente a qualquer oficina mecânica e trabalha em conjunto com máquinas CNC, criando valor ao reduzir o desperdício de material, reduzindo os prazos de entrega e permitindo uma maior flexibilidade de fabrico. “Para concretizar esta visão, concentrámo-nos num sistema que funciona como uma máquina-ferramenta, foi concebido para o fabrico sem luz e é fácil de utilizar, permitindo que os operadores realizem trabalhos de impressão complexos com um investimento mínimo de tempo. A Meltio M600 é uma proposta interessante para a indústria transformadora como um todo, atraindo a atenção de uma vasta gama de setores: automóvel, aeroespacial, petróleo e gás, minas e defesa”, explica a empresa.
Mais informações sobre a Meltio M600 através do email: info@meltio3d.com

www.intermetal.pt
InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa