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Como um sistema de bobina poupa 20% de material no fabrico de capôs para trator

Sabrina Schilling, Trumpf Group Communications03/09/2024

A procura de máquinas agrícolas da marca de culto Fendt aumentou. Por isso, chegou a altura de mudar para a produção contínua com corte a laser diretamente a partir da tira de chapa em bobina. Desta forma, os capôs verdes dos tratores Fendt podem ser produzidas de forma mais eficiente do que nunca.

Florian Hammel da Fendt e Oliver Müllerschön da Trumpf estão satisfeitos com o bom funcionamento do sistema
Florian Hammel da Fendt e Oliver Müllerschön da Trumpf estão satisfeitos com o bom funcionamento do sistema.

Os olhos das crianças brilham quando um trator passa - e que sorte têm aqueles que podem acompanhá-las ou mesmo sentar-se no lugar do condutor! Muitos adultos também são entusiastas das grandes máquinas agrícolas. Os tratores Fendt são populares em muitos países do mundo. Florian Hammel é responsável pelo desenvolvimento estratégico e tecnológico da fábrica da Fendt em Asbach-Bäumenheim, na Baviera. Ele orgulha-se de trabalhar para a marca e está satisfeito “por cada peça verde que se vê num trator Fendt vir desta fábrica”.

Hammel e a equipa de processamento de chapa produzem, entre outras coisas, a chapa metálica para a superfície exterior da cabina e os capôs dos tratores grandes. No passado, os contornos da chapa eram cortados por uma máquina de laser plana com um trocador de chapas convencional. Mas chegou uma altura em que isto se tornou demasiado lento para Florian Hammel e a sua equipa: a procura dos clientes aumentou consideravelmente, mas não a capacidade de armazenamento na área de produção. “Era evidente que não iríamos expandir as instalações da fábrica. Por isso, tínhamos de encontrar uma solução com mais produção no mesmo espaço”, explica.

Visão geral da TruLaser 8000 Coil Edition...

Visão geral da TruLaser 8000 Coil Edition: Esta imagem mostra a redução dos resíduos de chapa metálica quando a Fendt corta a partir da bobina em vez da chapa plana.

Mais rápido com o carregamento de bobinas

Oliver Müllerschön é o especialista da Trumpf em corte a laser. Neste processo, o sistema desenrola a tira de chapa metálica diretamente da bobina, ou seja, de um rolo de chapa metálica, e alimenta-a para a máquina de corte a laser. "Os clientes precisam deste sistema quando o corte a laser não é suficientemente produtivo para eles. E isto é exatamente o que a Fendt precisava. Conseguimos rapidamente convencer os nossos colegas da Fendt das vantagens da nossa nova TruLaser 8000 Coil Edition.

Um ciclo de elevação de grua substitui agora cinco viagens de empilhador - um enorme aumento de produtividade
Um ciclo de elevação de grua substitui agora cinco viagens de empilhador - um enorme aumento de produtividade.

Mas antes de a sede da Fendt em Asbach-Bäumenheim aceitar a oferta, Florian Hammel sentou-se com a sua equipa e calculou tudo ao pormenor. O primeiro parâmetro: o tempo necessário para a troca de paletes. A chapa metálica processada é retirada da máquina de corte a laser e é inserida uma nova. “É claro que este passo não é necessário se nos limitarmos a desenrolar uma longa bobina”. Quanto tempo é poupado no total? “Cerca de 600 horas de trabalho por ano. Assim, podemos utilizar este tempo de forma mais produtiva”, diz Hammel. “No total, o tempo total de produção do sistema laser aumenta em cerca de 14%.

“Graças à elevada eficiência e ao aumento da produtividade, o sistema de corte a laser paga-se a si próprio muito rapidamente”, afirma Florian Hammel, responsável pelo planeamento estratégico da fábrica e desenvolvimento tecnológico da Fendt
A cabeça do laser desliza sobre a aparentemente interminável tira de chapa metálica e corta os contornos das peças na superfície exterior dos...
A cabeça do laser desliza sobre a aparentemente interminável tira de chapa metálica e corta os contornos das peças na superfície exterior dos tratores Fendt.

Mais componentes por metro de chapa metálica graças ao corte a laser

Este resultado já é impressionante, mas Müllerschön salientou outro aspeto: “Uma chapa metálica tem um comprimento máximo de três a quatro metros. Por isso, o espaço para componentes maiores é limitado e as sobras são deitadas fora”. A situação é diferente quando se corta diretamente da bobina: “A chapa é praticamente infinita. É possível encaixar muito melhor as peças. Por outras palavras, obtém-se mais componentes por metro de chapa comprada”. Hammel também quis saber exatamente qual era a diferença neste caso e utilizou os seus contornos reais para calcular a diferença entre a produção de chapa e de bobina: “20% menos material para o mesmo resultado! Além disso, o preço de compra das bobinas também é inferior ao dos produtos pré-polidos”, afirma o projetista da Fendt.

Os dois robôs de descarga têm o seu trabalho facilitado: os componentes deixam a câmara de corte a laser a jorros
Os dois robôs de descarga têm o seu trabalho facilitado: os componentes deixam a câmara de corte a laser a jorros.

Substituir viagens de armazém por viagens de grua

Mas mesmo a bobina mais longa chega ao fim e tem de ser carregada uma nova. Tal como acontece com as paletes de chapa metálica. Mas nesse caso, são necessários mais ciclos de viagem de armazém por dia. Também neste ponto, Hammel pensou no que a nova TruLaser 8000 Coil Edition significaria para os seus processos de trabalho: “Nós movíamos as pilhas de chapas metálicas do camião para o armazém, para a produção quando necessário, para a máquina e assim por diante. Isto representava um total de cinco ciclos de movimentação de armazém por fornecimento”. E com a bobina? “Um ciclo de elevação com uma grua. Assim, trocamos cinco viagens de empilhador por uma viagem de grua do camião para o sistema de corte a laser. Isto elimina cerca de 2.400 viagens de armazém por ano”. Os seus cálculos convenceram-no e a fábrica da Fendt em Asbach-Bäumenheim optou pelo corte a laser.

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