Saber por onde começar, quais as tecnologias a selecionar e como gerir o processo de digitalização são aspetos essenciais que, se não forem dominados, podem comprometer o sucesso da iniciativa. Cientes deste desafio, o Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI) e o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) lançaram uma nova formação para ajudar as empresas.
Denominada ‘Digitalização Shopfloor’, esta formação junta a experiência dos dois Centros de Tecnologia e Inovação e pretende dotar os participantes de competências essenciais para iniciar, selecionar e gerir projetos de digitalização de forma eficaz.
Com uma duração de 36 horas, o programa divide-se em cinco sessões focadas na transição digital como meio de aumentar a transparência do processo produtivo e otimizar os processos. A reconversão ou atualização de equipamentos, integrando-os com as novas tecnologias e maximizando as potencialidades do retrofitting, também é crucial neste processo.
O objetivo final é formar profissionais capazes de enfrentar os novos desafios da indústria, decorrentes das atuais exigências do mercado.
O curso reúne uma equipa de formadores especializados, com vasta experiência e reconhecimento. É coordenado por Alcibíades Paulo Guedes, presidente do Conselho de Administração Executivo do INEGI e Américo Azevedo, investigador do INESC TEC e responsável pela parte de desenvolvimento de negócio das tecnologias ligadas à indústria.
Os interessados podem obter mais informações sobre a formação, que terá início a 10 de outubro, no website do INEGI. As inscrições decorrem até 9 de outubro, sendo que podem aceder ao formulário de registo aqui.
www.intermetal.pt
InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa