Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa
Segurança e sustentabilidade

APAL defende alumínio como aliado na prevenção contra incêndios

02/07/2024
O alumínio é o material com melhor desempenho na resistência ao fogo e a solução para o plano de alterações climáticas, defende a Associação Portuguesa do Alumínio.
Imagen

A Associação Portuguesa do Alumínio (APAL) apresentou o alumínio como material potencial na prevenção das consequências previstas para Portugal e Espanha perante as alterações climáticas, no âmbito da implementação da Diretiva de Reporte de Sustentabilidade Corporativa (CSRD), da Comissão Europeia.

A APAL cita um relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM) que salienta a probabilidade de 80% de, em pelo menos um ano, as temperaturas médias globais excederem 1,5°C, até 2028, o que reflete o contínuo aquecimento do planeta causado pela emissão de gases com efeito de estufa. 

O relatório prevê, ainda, o aumento das temperaturas terrestres em relação ao aumento da temperatura do oceano até 2028, sendo que anomalia da temperatura próxima da superfície do Ártico é três vezes maior do que a média global.

Este aumento da temperatura e da probabilidade de risco de incêndios na Península Ibérica são as consequências previstas no Plano de Alterações Climáticas.

No contexto europeu, a Península Ibérica e os países do Sul da Europa são os que apresentam maior vulnerabilidade com as alterações climáticas e o alumínio permite minimizar estes impactos e tornar as regiões mais resilientes ao clima, devido ao seu comportamento na resistência ao fogo e na promoção da qualidade do ar.

A Diretiva CSRD da União Europeia propõe de forma unilateral que todos os Estados-membros sejam responsáveis a nível ambiental com foco na redução de energia e na proteção contra extremos de calor e frio.

A APAL apresenta assim o alumínio como o material que pode ser adotado pelas diferentes áreas setoriais para promover o desenvolvimento sustentável da Península Ibérica e de outros países do Sul da Europa, tornando-os resilientes ao impacto das alterações climáticas, dada a durabilidade, leveza, resistência e versatilidade do material.

O alumínio tem uma grande resistência ao fogo, é capaz de suportar altas temperaturas, e promove a qualidade do ar, pois não liberta emissões tóxicas, como Clorobenzeno, Benzeno, Dióxido de Enxofre, Metano, Etanol, Etileno, Formaldeíco, Etano e Ácido Clorídrico, tornando-se um material eficaz na redução de emissões poluentes no processo de utilização.

O alumínio está, assim, na linha da frente no caminho rumo à neutralidade carbónica e, acima de tudo, como potencial para que Portugal e Espanha consigam tornar-se mais resilientes ao impacto das alterações climáticas nos territórios.

APAL quer eleger a melhor janela
A APAL prepara-se para lançar em Portugal a plataforma que permite eleger qual a melhor janela, ao disponibilizar informações técnicas e dados estatísticos que comprovam o material com melhor comportamento, durabilidade, resistência e versatilidade de acordo com a região.
A associação tem, ainda, desenvolvido múltiplas ações de sensibilização para a sustentabilidade, com foco nas vantagens da utilização do alumínio como material circular em diversos setores, nomeadamente, lançou este ano a nova campanha institucional para 2024 com destaque na promoção das potencialidades do alumínio nos setores da Mobilidade, Energia, Construção e Indústria, para alcançar uma sociedade neutra em carbono, de forma a contribuir para definir uma construção mais sustentável ajudando a atingir uma economia circular no setor.

REVISTAS

Walter Tools Ibérica, S.A.U.Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    10/07/2024

  • Newsletter InterMetal

    03/07/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial