Com o novo sistema Automated Tool Production (ATP), a Walter Maschinenbau oferece agora uma solução de automação para ferramentas cilíndricas de precisão. O ATP é uma solução inovadora para a ligação em rede das máquinas Walter de retificação, erosão e medição, mas também para máquinas de outras marcas e de outros fabricantes, sejam elas retificadoras ou outras, utilizadas no processo de produção.
O aumento da eficiência, a concorrência e a escassez de mão de obra especializada tornam essencial um maior grau de automação na produção industrial. O novo sistema Automated Tool Production (ATP) da Walter não necessita de espaço adicional, pode ser integrado em projetos de sistemas existentes e também é adequado como interface para máquinas de outros fabricantes.
A Walter desenvolveu esta solução de automação em conjunto com os seus parceiros. O comando do sistema é baseado no modelo de dados OPC-UA Flames. É composto por, pelo menos, uma célula robotizada de acesso frontal (ATP Robocell) para a carga e descarga automática das máquinas e, pelo menos, um robô de transporte autónomo e móvel (ATP AMR) para o transporte de paletes de peças e peças individuais entre as estações de armazenamento e de processamento. Isso também inclui um modelo de comunicação padronizado entre as máquinas e o robô de transporte ATP AMR, bem como um sistema de controlo para gestão de dados e processos de nível superior.
Os clientes da Walter podem facilmente reequipar o sistema ATP nas suas instalações de produção existentes, sem terem de alterar o layout do sistema existente e independentemente do fornecedor de automação. Os fabricantes de moldes, cuja produção até agora não contava com máquinas Walter, também podem integrar o sistema ATP à sua produção atual.
A ATP Robocell, acessível pela frente, oferece espaço de armazenamento adicional para a produção sem esperas ou inatividade. Uma estação de extração separada para a troca de peças individuais durante o processo entre a máquina de medição e a máquina de processamento permite a correção automática e, assim, processos completos em circuito fechado. Na ATP Robocell, uma pinça de alcance múltiplo contribui para a elevada flexibilidade do sistema. Cobre uma vasta gama de diâmetros de peças de trabalho sem mudar a unidade de preensão e pode trocar de pinças ao mesmo tempo.
“Desenvolvemos este sistema inovador em estreita colaboração com parceiros especializados. A nossa experiência em maquinagem e medição de ferramentas e o know-how dos nossos parceiros de automação oferecem agora aos clientes uma solução de automação de última geração em todos os aspetos”, explica Simon Kümmerle, Strategic Product Manager Grinding Technology da Walter.
www.intermetal.pt
InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa