norelem: mais de 60.000 peças normalizadas
Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa
O mercado das máquinas usadas pode ser não for às custas da qualidade

Cinco tendências na engenharia mecânica de precisão

Surplex05/06/2024
Nas últimas décadas, a engenharia mecânica de precisão tem sido a chave para uma qualidade e segurança extremas em diversas indústrias, como a aeronáutica, a aeroespacial e a da tecnologia médica.

À medida que a tecnologia de maquinagem evolui, estão a surgir novas tendências que ultrapassam os limites do que é possível: desde as impressoras 3D às redes de produção inteligentes. Mas não são apenas as novas máquinas que contribuem para o desenvolvimento do setor: o mercado de máquinas usadas oferece uma solução prática e económica, com máquinas de alta qualidade que podem ser facilmente integradas nos processos de produção existentes. A casa de leilões Surplex é especialista em oferecer estas soluções.

Quer se trate da indústria aeroespacial, da aviação, da tecnologia médica ou de componentes para automóveis...
Quer se trate da indústria aeroespacial, da aviação, da tecnologia médica ou de componentes para automóveis, as peças de precisão são essenciais em determinados sectores. A engenharia mecânica de precisão torna-o possível. Foto: Monkey Business Images/Shutterstock.com.

Em muitos setores-chave, a engenharia mecânica de precisão desempenha um papel fundamental: seja na aviação, na indústria aeroespacial, na indústria automóvel, na tecnologia médica ou noutros sectores altamente especializados. Em todos estes domínios, a precisão não é apenas uma questão de qualidade, mas também de segurança e de funcionamento correto. Os desenvolvimentos nestes sectores têm arrancado nos últimos anos e prometem surpreender-nos com mais inovações no futuro. Mas que tendências se destacam e como podem as empresas acompanhar este mercado dinâmico e exigente?

Quando a medição tem de ser exata

No ambiente da engenharia mecânica de precisão, é crucial que cada componente se encaixe exatamente e assegure o funcionamento correto de um determinado sistema. A tradição da precisão no fabrico é longa.

Com a revolução industrial, a engenharia de precisão abriu um novo capítulo na sua história, porque com o desenvolvimento dos caminhos-de-ferro, das máquinas de guerra e dos primeiros aviões, a máxima precisão tornou-se subitamente indispensável. As exigências do passado levaram a indústria a desenvolver peças e máquinas inovadoras.

A introdução de máquinas CNC (controlo numérico computorizado) na década de 1950 constituiu um avanço significativo. Esta inovação foi um ponto de viragem, porque tornou possível automatizar a engenharia mecânica de precisão, o que evita imprecisões devidas ao trabalho manual.

Novas tendências na engenharia de precisão

A engenharia mecânica de precisão tem continuado a desenvolver-se de forma constante desde a revolução industrial até aos dias de hoje. Eis cinco exemplos de tendências atuais com potencial para introduzir a sustentabilidade ambiental nas tecnologias e processos de maquinagem:

1. Desenvolvimento contínuo da impressão 3D

Através da impressão 3D, o fabrico aditivo será capaz de produzir peças cada vez mais complexas e precisas a partir de uma gama mais vasta de materiais com características melhoradas. Isto pode ser particularmente importante para a tecnologia médica ou para a indústria aeroespacial, onde as exigências são elevadas e a utilização de novos materiais conduz a grandes avanços.

2. Utilização de sensores e de materiais inteligentes

Na indústria automóvel e na tecnologia médica, podem ser integrados sensores e materiais inteligentes que reagem às alterações ambientais, melhorando assim substancialmente a segurança, a eficiência e a funcionalidade dos produtos. Estes componentes forneceriam dados em tempo real sobre o estado do veículo ou do dispositivo médico para manutenção preventiva e melhores cuidados aos doentes.

3. Gémeos digitais e simulações

Ao utilizar gémeos digitais e simulações complexas, as empresas reduzem os ciclos de desenvolvimento e aumentam significativamente a eficiência dos seus processos de produção. Estas tecnologias permitem que os produtos e processos sejam testados e otimizados virtualmente antes da criação de modelos físicos. Os benefícios vão desde a redução de custos até à melhoria da qualidade e a uma chegada mais rápida ao mercado.

4. Redes de produção inteligentes

A aplicação de redes de produção inteligentes baseadas na integração da IoT (Internet das Coisas), da IA e da análise de dados em tempo real permite uma coordenação e otimização harmoniosas dos processos de produção. Os sistemas em rede ajudam as linhas de produção a reagir de forma mais flexível e os recursos a serem utilizados de forma mais eficiente. Permitem também otimizar o planeamento da produção e a duração dos processos e reagir mais rapidamente à evolução das necessidades dos clientes e à dinâmica do mercado.

5. Reutilização e reciclagem

O desenvolvimento de peças reutilizáveis e facilmente recicláveis desempenhará um papel fundamental num futuro sustentável. Este aspeto é particularmente relevante na indústria automóvel, onde a transição para os veículos elétricos e a necessidade de minimizar o impacto no ambiente estão a tornar-se mais importantes.

REVISTAS

Siga-nosWalter Tools Ibérica, S.A.U.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    12/06/2024

  • Newsletter InterMetal

    05/06/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial