O fabricante dinamarquês de engrenagens Fischer Gears reforçou o seu processo de produção, especialmente em séries maiores, com a adição de dois robôs Omron TM. Os robôs colaborativos, também conhecidos como cobots, permitem que os funcionários mais experientes se concentrem em tarefas de maior valor.
A Fischer Gears (Randers Tandhjulsfabrik A/S) é uma empresa familiar sediada em Randers, na Dinamarca, que fabrica engrenagens e caixas de velocidades para os mercados industrial e marítimo desde 1920, tendo-se tornado num dos principais fornecedores deste tipo de produtos. A empresa utiliza as mais recentes tecnologias e processos e, recentemente, investiu em dois cobots Omron TM, que são utilizados para automatizar a alimentação de peças metálicas em quatro máquinas CNC (controlo numérico computorizado), algo que anteriormente era feito manualmente.
A empresa já estava a utilizar robôs industriais tradicionais, mas o investimento em cobots é também uma mudança de paradigma. Lars Bo Nielsen, diretor da fábrica, afirma: "Não se trata apenas de mais um investimento em robótica. Os robôs colaborativos oferecem uma nova forma de pensar porque, ao contrário dos robôs tradicionais, os robôs TM da Omron não têm de se esconder atrás de uma vedação. E se este projeto for bem-sucedido, provavelmente não serão os últimos cobots que utilizaremos na linha de produção”.
A Fischer Gears fabrica produtos com tamanhos de série que vão desde uma peça até várias centenas. O investimento nos cobots da Omron permitirá à empresa tornar-se muito mais competitiva no futuro com estas encomendas maiores.
Os cobots farão parte de uma célula de produção composta por quatro máquinas CNC e deslocar-se-ão entre máquinas conforme necessário. “Os robôs podem mover peças para dentro e para fora das máquinas mesmo depois do horário de trabalho, o que nos permite maximizar a linha de produção e aumentar a eficiência. Ao mesmo tempo, também nos dá uma vantagem competitiva em séries maiores”, explica Lars Bo Nielsen.
Para além de reduzir os custos de produção para séries maiores, os cobots da Omron também permitem que os funcionários da empresa realizem tarefas de produção de valor acrescentado. “Os robôs são um investimento na melhoria do ambiente de trabalho. Praticamente todos os nossos funcionários têm uma boa formação, pelo que agora poderão realizar tarefas muito mais interessantes do que a alimentação manual de peças”, afirma o diretor da fábrica.
www.intermetal.pt
InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa