norelem: mais de 60.000 peças normalizadas
Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa
Estudo de caso

Os cobots oferecem aos fabricantes de equipamentos uma vantagem competitiva

21/05/2024

O fabricante dinamarquês de engrenagens Fischer Gears reforçou o seu processo de produção, especialmente em séries maiores, com a adição de dois robôs Omron TM. Os robôs colaborativos, também conhecidos como cobots, permitem que os funcionários mais experientes se concentrem em tarefas de maior valor.

A Fischer Gears (Randers Tandhjulsfabrik A/S) é uma empresa familiar sediada em Randers, na Dinamarca, que fabrica engrenagens e caixas de velocidades para os mercados industrial e marítimo desde 1920, tendo-se tornado num dos principais fornecedores deste tipo de produtos. A empresa utiliza as mais recentes tecnologias e processos e, recentemente, investiu em dois cobots Omron TM, que são utilizados para automatizar a alimentação de peças metálicas em quatro máquinas CNC (controlo numérico computorizado), algo que anteriormente era feito manualmente.

Imagen

A empresa já estava a utilizar robôs industriais tradicionais, mas o investimento em cobots é também uma mudança de paradigma. Lars Bo Nielsen, diretor da fábrica, afirma: "Não se trata apenas de mais um investimento em robótica. Os robôs colaborativos oferecem uma nova forma de pensar porque, ao contrário dos robôs tradicionais, os robôs TM da Omron não têm de se esconder atrás de uma vedação. E se este projeto for bem-sucedido, provavelmente não serão os últimos cobots que utilizaremos na linha de produção”.

Aumentar a eficiência da produção

A Fischer Gears fabrica produtos com tamanhos de série que vão desde uma peça até várias centenas. O investimento nos cobots da Omron permitirá à empresa tornar-se muito mais competitiva no futuro com estas encomendas maiores.

Os cobots farão parte de uma célula de produção composta por quatro máquinas CNC e deslocar-se-ão entre máquinas conforme necessário. “Os robôs podem mover peças para dentro e para fora das máquinas mesmo depois do horário de trabalho, o que nos permite maximizar a linha de produção e aumentar a eficiência. Ao mesmo tempo, também nos dá uma vantagem competitiva em séries maiores”, explica Lars Bo Nielsen.

Para além de reduzir os custos de produção para séries maiores, os cobots da Omron também permitem que os funcionários da empresa realizem tarefas de produção de valor acrescentado. “Os robôs são um investimento na melhoria do ambiente de trabalho. Praticamente todos os nossos funcionários têm uma boa formação, pelo que agora poderão realizar tarefas muito mais interessantes do que a alimentação manual de peças”, afirma o diretor da fábrica.

foto

REVISTAS

Walter Tools Ibérica, S.A.U.Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    12/06/2024

  • Newsletter InterMetal

    05/06/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial