A história da Hasco remonta a 1924, quando Hugo Hasenclever fez os primeiros moldes para processar baquelite na sua oficina em Lüdenscheid, Alemanha. O engenho, a perseverança e a intuição do fundador levaram a empresa a passar do fabrico de ferro forjado e latão para o fabrico de ferramentas. Estava lançada a primeira pedra para uma carreira empresarial típica daquela região da Alemanha: de uma pequena fábrica para uma empresa que, hoje, opera à escala mundial.
A extraordinária habilidade artesanal e técnica que Hugo Hasenclever demonstrou com sucesso na metalurgia também era evidente quando, nos tempos livres, se concentrava nos seus passatempos. Trabalhou, por exemplo, no fabrico de um brinquedo sempre-em-pé (roly-poly, em inglês) mas falhou repetidamente porque o brinquedo estava sempre deitado e não se levantava. Foi o seu filho Rolf, que entrava sorrateiramente na oficina do pai à noite, que acabou por completar a tarefa e, orgulhosamente, apresentar a Hugo um boneco que se levantava sempre que caía. Este feito levou Hugo Hasenclever a reconhecer o talento e o instinto do filho para a conceção e execução estruturada de desafios técnicos. Rolf Hasenclever acabou por se juntar à empresa familiar, onde mais tarde se tornou diretor-geral. E é esta a história por detrás do sempre-em-pé que hoje simboliza o espírito inventivo da Hasco.
100 anos depois, as virtudes do fundador da empresa continuam a pautar a filosofia da Hasco, da qual fazem parte desígnios com a agilidade, inovação, simplicidade e desempenho. A inventividade traduz-se em produtos inovadores e patentes, que fazem da Hasco, ainda hoje, o principal fornecedor internacional de unidades de moldes standard e um fornecedor de serviços completos para o fabrico de ferramentas e moldes. A consistência das suas ações reflete-se na qualidade dos produtos Hasco e ajuda a tornar os processos de fabrico cada vez mais simples.
www.intermetal.pt
InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa