Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

IA: chave para uma indústria competitiva e sustentável

28/02/2024

Aumentar a competitividade, proteger o clima, promover a prosperidade - estes são os principais desafios que a indústria enfrenta atualmente. As tecnologias inovadoras são a chave para os vencer. Mas como podem as empresas utilizar eficazmente a automatização, a inteligência artificial, as energias renováveis e o hidrogénio? E que medidas podem ser tomadas para contrariar a iminente desindustrialização da Europa? A Hannover Messe 2024, que irá decorrer de 22 a 26 de abril em Hannover, promete respostas.

Imagen

“As tensões geopolíticas, as alterações climáticas, a estagnação do crescimento, os preços elevados da energia e a escassez de trabalhadores qualificados significam que a disciplina de custos e a eficiência são atualmente os temas dominantes nas empresas. Ao mesmo tempo, a inteligência artificial está a conduzir a mudanças profundas no mundo do trabalho na indústria. Além disso, os líderes empresariais e as associações setoriais estão a alertar para uma desindustrialização da Europa”, afirma Jochen Köckler, CEO da Deutsche Messe AG, descrevendo o ambiente em que se realiza a Hannover Messe 2024.

“Este ano, a Hannover Messe assume um papel mais importante do que nunca, porque o ambiente económico também raramente foi tão volátil. Em Hannover, serão apresentadas tecnologias e soluções que permitirão à indústria produzir numa base competitiva e sustentável. A feira será dedicada à produção inteligente e neutra em termos de carbono, à IA, ao hidrogénio e às soluções energéticas intersectoriais. Para as empresas europeias em particular, a Hannover Messe criará assim um baluarte contra a iminente desindustrialização da Europa”, diz Köckler. “Os nossos expositores mostrarão que é possível uma produção industrial competitiva na Europa. No entanto, para isso é necessário um quadro regulamentar que promova a inovação e o empreendedorismo.”

Para que a produção industrial europeia seja competitiva, é necessário haver interação entre a automatização, a digitalização e a eletrificação
Imagen

A solução reside na interação entre a automatização, a digitalização e a eletrificação, bem como uma ampla cooperação entre indústrias e entre países e um rumo político claro. “Com o tema principal 'Energizando uma Indústria Sustentável', quatro mil expositores, representantes de alto calibre da política e da indústria, e com a Noruega como país parceiro, a Hannover Messe 2024 é a plataforma ideal para isso”, assegura Köckler.

Espera-se que mais de 300 delegações económicas participem na feira. O Chanceler alemão, Olaf Scholz, estará presente na abertura do certame juntamente com o Primeiro-Ministro da Noruega, Jonas Gahr Støre. Além disso, a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o Ministro alemão da Economia, Robert Habeck, aproveitarão a principal feira mundial da indústria para trocar ideias com representantes do setor industrial. “Se a Europa quiser manter uma produção e um investimento substanciais e sustentáveis, é urgente reduzir a burocracia, por exemplo, através de procedimentos de planeamento e autorização mais rápidos”, apela Köckler.

“Os visitantes da Hannover Messe procuram orientação sobre como podem utilizar a automatização, a inteligência artificial, as energias renováveis ou o hidrogénio de forma significativa. Esta é precisamente a experiência que os expositores da feira podem fornecer”, diz Köckler.

As empresas expositoras incluem gigantes tecnológicos, como a Accenture, AWS, Bosch, DELL Technologies, Google, Microsoft, SAP, ServiceNow, Schneider Electric e Siemens, bem como PME de alta tecnologia, como a Beckhoff, GP Joule, ebm-papst, Ericsson, Festo, Turck, Harting, ifm, igus, LAPP, Pepperl+Fuchs, Phoenix Contact, Rittal, Schunk, SEW-Eurodrive, Wago, WIBU e Ziehl-Abegg, e ainda organizações de investigação de renome como o Fraunhofer-Gesellschaft e o Instituto de Tecnologia de Karlsruhe (KIT).

Imagen

Inteligência artificial: o próximo nível de digitalização industrial

Há mais de uma década que a Hannover Messe é a feira mais importante para a digitalização da indústria. A inteligência artificial está agora a levar a digitalização industrial para o próximo nível, revolucionando o ambiente industrial, tornando os processos mais eficientes e acrescentando valor. Ao utilizar a IA, as empresas poderão encurtar os tempos de desenvolvimento, poupando recursos e energia.

“A velocidade a que as soluções de IA estão a entrar na indústria é impressionante. As empresas precisam de investir agora e, acima de tudo, apresentar aos seus funcionários as oportunidades oferecidas pela IA, caso contrário, serão deixadas para trás pela concorrência”, enfatiza Köckler. “A IA é a chave para a competitividade e a sustentabilidade na indústria”.

Num futuro próximo, a IA generativa será capaz de conceber máquinas
Imagen

Na Hannover Messe serão apresentadas aplicações específicas: robôs que podem ser controlados por voz, máquinas que reconhecem automaticamente defeitos ou sistemas que reduzem os tempos de paragem através da manutenção preditiva. “Num futuro próximo, a IA generativa será capaz de conceber máquinas. Isto levará a mudanças fundamentais nos perfis profissionais dos engenheiros - um assunto que também será discutido na Hannover Messe”, afirma Köckler.

Quando chegará a economia do hidrogénio?

Com a crescente utilização de fontes de energia renováveis imprevisíveis, o hidrogénio está a ganhar cada vez mais destaque como um vetor de energia adequado para uma economia livre de emissões. Cerca de 500 expositores da indústria do hidrogénio e das pilhas de combustível apresentarão as suas soluções em Hannover. Isto faz com que a Hannover Messe seja a maior e mais importante feira do mundo para os interessados neste tema.

“O hidrogénio oferece enormes oportunidades como vetor de energia verde. No entanto, o ritmo atual de implantação e de aumento de escala é demasiado lento”, refere Köckler. O desenvolvimento de uma economia do hidrogénio exige agora a tomada de decisões políticas corajosas no domínio da regulamentação, investigação e desenvolvimento intensivos para uma rápida implementação e o desenvolvimento das infraestruturas necessárias para o aumento da escala. Só assim será possível estabelecer modelos de negócio viáveis. “Na Hannover Messe, demonstraremos o que é tecnologicamente viável e criaremos o enquadramento para debates entre representantes da política e da indústria, permitindo, assim, que sejam tomadas decisões sobre um roteiro específico para uma economia do hidrogénio funcional”, afirma o responsável.

Imagen

Noruega: uma potência para a energia e a digitalização

A Noruega está a utilizar o palco global oferecido pela Hannover Messe para se apresentar como um parceiro energético inovador e fiável, entre outras coisas. O lema do país parceiro é “Noruega 2024: Pioneira na Transição Industrial Verde”. Isto sublinha a ambição do país de desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento de soluções nos domínios das energias renováveis, da produção neutra em termos de carbono, da captura de carbono e da digitalização da indústria.

Na conferência ‘North Sea Energy Hub’, a 23 de abril, políticos e peritos da Noruega e da Alemanha discutirão a transição na política energética, com enfoque nas condições políticas gerais, bem como nos desenvolvimentos e aplicações tecnológicas. “Na Europa, a Noruega é uma potência no domínio da energia e da digitalização. O que significa que se enquadra perfeitamente no âmbito da feira”, diz Köckler.

União Europeia: forte aliança económica

Dois meses antes das eleições europeias, a União Europeia apresenta-se na Hannover Messe como uma forte aliança económica. Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia, dará início ao programa com um discurso na cerimónia de abertura, a 21 de abril. O programa da UE durante a feira inclui a conferência ‘Investing in European Industry’, a 22 de abril, na qual os representantes da indústria poderão debater com os políticos da UE temas como o Green Deal.

Sobre a Hannover Messe

A Hannover Messe é a principal feira mundial de tecnologia industrial. O seu tema principal ‘Energizar uma indústria sustentável’ reúne empresas expositoras de engenharia mecânica e elétrica, da indústria digital e do setor da energia para apresentar soluções para o futuro da produção e do fornecimento de energia. Os principais tópicos deste ano são: Industrie 4.0/Manufacturing-X, energia para a indústria, digitalização/inteligência artificial e aprendizagem automática, produção neutra em carbono e hidrogénio e células de combustível. Conferências e fóruns complementam o programa. A próxima edição decorre de 22 a 26 de abril de 2024 em Hannover, na Alemanha. A Noruega é o país parceiro.

REVISTAS

norelemSiga-nosWalter Tools Ibérica, S.A.U.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    17/04/2024

  • Newsletter InterMetal

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial