Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

A organização prevê que esta será a maior edição da sua história

Mundo do arame e tubo em destaque nas feiras wire&Tube 2024

23/02/2024

Com mais de dois mil expositores de 65 países confirmados, as feiras wire e Tube, que se realizam em Düsseldorf de 15 a 19 de abril de 2024, reafirmam-se mais uma vez como principais feiras internacionais para as indústrias fabricantes de arames, cabos e tubos - e seus fornecedores. “Será a maior edição da história destes certames”, assegurou Friedrich-Georg Kehrer, diretor de ambos os salões e do portefólio de feiras da Messe Düsseldorf, na conferência de imprensa realizada em Madrid, a 1 de fevereiro.

A wire&Tube 2024 decorre em Düsseldorf, de 15 a 19 de abril
A wire&Tube 2024 decorre em Düsseldorf, de 15 a 19 de abril.

Durante a apresentação oficial à imprensa especializada, Kehrer sublinhou o valor da própria instituição, concebida para acolher feiras industriais de alto nível, “localizada muito próximo do aeroporto, o que facilita as visitas, num ambiente industrial e económico que favorece os negócios". De facto, a Messe Düsseldorf desenhou um modelo de negócio de sucesso, que já exportou para Xangai, Hong Kong, Chicago, Nova Deli, Singapura, Tóquio, Cairo, México e agora também para a Turquia.

A edição da wire&Tube 2024, em Düsseldorf, ocupa mais de 100 mil metros quadrados do recinto da feira. A wire conta com expositores de 52 países - com particular relevância para empresas que atuam nas indústrias automóvel, das telecomunicações, da construção e química, bem como do gás e do petróleo - enquanto a Tube 2024 acolhe expositores de 44 países, mais de 70% dos quais europeus. Em ambos os casos, são esperados visitantes de todo o mundo, a maioria da Europa, mas também dos Estados Unidos, América Central e do Sul, Ásia e África. “O importante não é tanto a proveniência dos visitantes, mas a sua capacidade de decisão, e a nossa experiência é muito boa neste domínio”, afirmou Kehrer.

Friedrich-Georg Kehrer, diretor da wire&Tube e do portefólio de feiras da Messe Düsseldorf, apresentou os dados mais relevantes da edição...
Friedrich-Georg Kehrer, diretor da wire&Tube e do portefólio de feiras da Messe Düsseldorf, apresentou os dados mais relevantes da edição, convidando empresas e profissionais de Portugal e Espanha a visitá-las.
A Wire&Tube 2024 tem novo horário: das 10h00 às 18h00 de segunda a quinta-feira e das 10h00 às 16h00 na sexta-feira.

Muito mais do que arame

Na sua apresentação, Friedrich-Georg Kehrer deu especial ênfase à necessidade de sensibilizar para a importância dos arames, cabos e tubos na vida quotidiana: "São elementos secundários, muitas vezes invisíveis e não lhes é dado o valor que têm, mas estão no nosso dia a dia, em quase tudo o que usamos, e é isso que queremos mostrar”, afirmou.

A wire 2024 ocupará mais 4% de superfície em relação à edição anterior - ultrapassando os 67.500 m2. Embora a feira não tenha mudado o seu foco de interesse - fios, cabos, tubos, etc. – nota-se que as empresas expositoras se estão a adaptar aos novos tempos e às tendências do mercado. “Hoje, há um interesse crescente em produzir soluções para veículos elétricos, em reduzir o peso dos materiais, nas novas tecnologias... o que os expositores fabricam hoje é diferente do que fabricavam há 10 anos”, argumentou Kehrer.

O responsável lembrou ainda que os temas da feira estão direcionados para todo o tipo de empresas: "Os dois salões são muito interessantes para as PME. No wire, por exemplo, há muitas soluções para o dia a dia dos fabricantes de componentes para veículos elétricos, das empresas do setor da construção, entre outros”.

A wire 2024 apresenta as mais recentes máquinas e equipamentos para a produção de fios, cabos e tubos...
A wire 2024 apresenta as mais recentes máquinas e equipamentos para a produção de fios, cabos e tubos, bem como novos tópicos como produtos para a mobilidade elétrica, entre outros. Foto: Messe Düsseldorf/ctillmann.

Além dos temas habituais, como máquinas e equipamentos para o fabrico de fios, cabos e tubos, maquinagem, transformação e produtos acabados, a edição de 2024 dá especial ênfase ao aço inoxidável, hidrogénio, tubos de plástico, tecnologias de separação e corte e mobilidade elétrica. Por outro lado, temas como as tecnologias de fixação e união, o fabrico de molas e de fibra de vidro continuam a ter uma presença destacada. As principais indústrias neste domínio são a química, o petróleo e o gás, a indústria automóvel, a construção e todo o setor das telecomunicações.

Em 2024, a wire ocupa os pavilhões 9 a 17 da Messe Düsseldorf: os produtos e tecnologias para processamento de arame e cabo encontram-se nos pavilhões 9 a 12, bem como no pavilhão 15. O Meet China's Expertise está em exposição no pavilhão 14, enquanto o pavilhão 16 dá um salto de qualidade e torna-se um espaço especializado em tecnologias de fixação e união e em tecnologia de fabrico de molas, incluindo produtos acabados como parafusos, ranhuras, ilhós e molas técnicas. Cria-se assim uma área tecnológica exclusiva e independente. A grande área de máquinas de soldadura de grelha, pesadas e volumosas, está concentrada no pavilhão 17.

Especial destaque para as tecnologias de corte

Há que fazer uma menção especial a uma área da feira dedicada a serras de corte e outras tecnologias alternativas de separação, que, este ano, atraiu mais expositores do que nunca.

Tubos, também de plástico

A indústria da construção, automóvel, do petróleo e gás e química estão bem representadas na Tube 2024: nos pavilhões 1, 3, 4, 5, 6 e 7a expõem-se os mais variados equipamentos e acessórios para produção de tubos.

Friedrich-Georg Kehrer deu particular destaque à nova área dedicada aos tubos de plástico, localizada no pavilhão 1. A localização privilegiada denota a importância que a feira quer dar a este segmento, cada vez mais presente nas indústrias de produção e transformação. Os visitantes poderão, assim, conhecer toda a cadeia de valor deste produto, com a exposição de máquinas para a produção e transformação de tubos de plástico, que surge como alternativa aos tubos metálicos ou de vidro. Estes equipamentos têm vindo a sofre uma forte evolução: hoje os principais fabricantes têm em especial atenção aspetos como a eficiência energética, o consumo de materiais e os fluxos de processo automatizados.

Distribuição das áreas temáticas pelos 17 pavilhões da Messe Düsseldorf
Distribuição das áreas temáticas pelos 17 pavilhões da Messe Düsseldorf.

Como habitual, a tecnologia de conformação de tubos também marca presença na Tube 2024, nos pavilhões 4, 5 e 6, e a tecnologia de processamento de tubo nos pavilhões 6 e 7a. As máquinas e sistemas estão no pavilhão 7a. O pavilhão 7, que alberga a experiência da Meet China, está mais uma vez reservado à produção, maquinagem e processamento de tubos da China. No total, mais de 51 mil m2, aproximando-se dos números pré-pandémicos.

Mais do que uma exposição de produtos

Mas há mais novidades na wire&Tube 2024. Apesar do conservadorismo da maioria dos expositores... os organizadores têm estado a trabalhar para organizar uma série de fóruns especializados, congressos e visitas guiadas para proporcionar uma experiência mais proveitosa aos profissionais que se deslocam aos dois salões.

Assim, está previsto um encontro internacional de especialistas de diferentes setores, um congresso sobre hidrogénio e mobilidade elétrica e os ‘trails’ ecoMetal - visitas a empresas que apresentam produtos, processos e procedimentos que respeitam o ambiente. “Devo explicar que as conferências e apresentações técnicas irão decorrer nos próprios pavilhões, evitando o esvaziamento do espaço durante os seminários, algo que preocupava particularmente os nossos expositores”, disse Kehrer.

A Tube 2024 mostra as tendências em matérias-primas, tubos e acessórios, maquinaria para a produção de tubos, tecnologias de medição e controlo...
A Tube 2024 mostra as tendências em matérias-primas, tubos e acessórios, maquinaria para a produção de tubos, tecnologias de medição e controlo, entre muitas outras. Foto: Messe Düsseldorf/ctillmann.

Presença portuguesa

Treze empresas portuguesas marcam presença wire&Tube 2024, desde fabricantes de máquinas e ferramentas para o processamento de tubo, arame, trefilados, cabos, estruturas metálicas e acessórios, a fornecedores de compostos e de software, entre outros. São elas:

REVISTAS

Siga-nosWalter Tools Ibérica, S.A.U.norelem

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    17/04/2024

  • Newsletter InterMetal

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial