Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Celos X: a solução do futuro para as empresas de fabrico

14/02/2024

O Celos X foi apresentado na edição deste ano do Open House da DMG Mori - que teve lugar em Pfronten, entre 22 de janeiro e 2 de fevereiro - como a mais avançada tecnologia de Transformação Digital (DX), que permite aos utilizadores pôr em prática a Transformação da Maquinagem (MX).

Dez anos depois de apresentar o primeiro sistema de controlo de máquinas baseado em aplicações do mundo, a DMG Mori está novamente a revolucionar a tecnologia de fabrico, desta vez de forma ainda mais profunda e abrangente, com o Celos X. De acordo com a empresa, este ecossistema segue uma abordagem holística da inovação, centrada no cliente, incluindo uma gama de produtos e aplicações digitais em constante crescimento, bem como serviços orientados para os dados.

O Celos X é constituído por dois componentes: Celos Xperience e Celos Xchange. O Celos Xperience oferece um nível direto de interação do utilizador com aplicações e sistemas de software. A plataforma Celos Xchange, baseada na nuvem, proporciona um espaço de dados centralizado e seguro para a integração de ponta a ponta no chão de fábrica.

O ecossistema Celos X oferece uma consistência única em todas as variantes de controlo da DMG Mori para a Transformação Digital (DX) de uma empresa...
O ecossistema Celos X oferece uma consistência única em todas as variantes de controlo da DMG Mori para a Transformação Digital (DX) de uma empresa de fabrico.

Celos Xchange: A plataforma central de dados - segura, escalável e aberta

O Celos Xchange funciona como o centro de controlo multifuncional do ecossistema Celos X e, em particular, orquestra toda a gestão de aplicações e dados ao nível do Celos Xperience. “Enquanto centro de dados baseado na nuvem, o Celos Xchange também permite a integração bidirecional do chão de fábrica nas TI empresariais e, no futuro, o intercâmbio aberto e seguro de dados com parceiros ao longo das cadeias de fornecimento e nas redes globais de criação de valor”, explica Tommy Kuhn, CEO da DMG Mori Digital GmbH. Em combinação com a conetividade normalizada das máquinas da DMG Mori, o Celos Xchange impressiona pela sua elevada escalabilidade e interoperabilidade com máquinas de terceiros e aplicações de parceiros. A segurança e a soberania dos dados são as principais prioridades. O cliente pode determinar, em qualquer altura, quais os dados que são sincronizados com o Celos Xchange. Esta é também a base para o acesso aos desenvolvimentos atuais e futuros.

  • Acesso eficiente à informação de fabrico: o Celos Xchange oferece uma plataforma de dados central para recolher, agregar e utilizar dados de fabrico. As empresas podem armazenar e gerir os seus dados num único local, melhorando a eficiência e o acesso à informação relevante.
  • Comunicação para além das fronteiras do sistema: o Celos Xchange consegue a possibilidade de integração bidirecional do chão de fábrica na TI da empresa. Deste modo, as empresas podem ligar sem problemas os seus processos de fabrico a outros sistemas e soluções de software, como o ERP ou o CAD/CAM, e assegurar uma comunicação e transferência de dados sem problemas.
  • Integração horizontal: O Celos Xchange abre a perspetiva de um intercâmbio de dados aberto e seguro com parceiros ao longo da cadeia de fornecimento e no âmbito de redes globais de criação de valor. As empresas podem partilhar dados de forma segura através do centro de dados relevante e otimizar a sua cooperação com parceiros externos.
  • Dos dados ao valor acrescentado: o Celos Xchange estabelece as bases para a análise e avaliação dos dados de fabrico. Com base nos conhecimentos adquiridos, as empresas podem monitorizar de forma transparente o desempenho das máquinas e dos seus processos de fabrico, identificar estrangulamentos iminentes e iniciar medidas de melhoria contínua.

Celos Xperience: Caixa de ferramentas digital

O Celos Xperience é a caixa de ferramentas digital para todas as aplicações e sistemas de software do ecossistema Celos X, oferecendo mais de 30 aplicações e fluxos de trabalho contínuos. As soluções disponíveis demonstram o valor acrescentado abrangente da Celos X para o cliente. Todas as aplicações e fluxos de trabalho visam simplificar o funcionamento da máquina e aumentar as horas de fuso, otimizando simultaneamente a eficiência energética.

Interface de utilizador intuitiva: O Celos Xperience oferece uma interface de utilizador intuitiva e de fácil utilização, na qual os utilizadores podem aceder rapidamente a todas as informações e aplicações relevantes, sem necessidade de conhecimentos específicos de CNC. A integração perfeita das aplicações e dos ciclos tecnológicos do Celos X no controlo melhora a eficiência e a experiência do utilizador e simplifica o funcionamento das máquinas-ferramentas.

Funcionalidades alargadas: O Celos Xperience atinge uma vasta gama de funcionalidades, que vão para além do controlo das máquinas-ferramentas. As funcionalidades vão desde a melhoria do processo durante a configuração e manutenção até à monitorização e, graças à plataforma TULIP sem código, até podem ser integradas aplicações fornecidas pelo cliente.

Transformar a maquinagem com o Celos X

Com o lançamento do ecossistema Celos X, a transformação da maquinagem (MX) da DMG Mori também está a ganhar força e impulso. Como uma ligação integradora do sistema de controlo NC ao centro de dados Celos Xchange e com interoperabilidade aberta desde o chão de fábrica até aos ambientes de sistemas de nível superior, o Celos X é a base para a transformação digital (DX). Além disso, a funcionalidade e o desempenho do Celos X contribuem igualmente para os outros três pilares do MX: integração de processos, automatização e transformação ecológica (GX). Em conjunto, a Celos X proporciona à Transformação da Maquinagem (MX) benefícios abrangentes que têm um impacto positivo na produtividade, qualidade, custos, condições de trabalho e flexibilidade, e promovem a sustentabilidade ambiental do fabrico. A Celos X torna-se assim uma ferramenta crucial para os clientes da DMG Mori se manterem competitivos num ambiente de mercado altamente competitivo e em rápida mutação.

REVISTAS

Siga-nosnorelemWalter Tools Ibérica, S.A.U.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    17/04/2024

  • Newsletter InterMetal

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial