Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Primeiro eTrailer com tecnologia de sensores patenteada incorpora peças da norelem

16/01/2024

A Nüwiel GmbH, sediada em Hamburgo, criou o primeiro reboque para bicicletas a bateria com motor elétrico, a nível mundial, oferecendo uma forma sustentável e fiável de transportar mercadorias com até 130 kg de peso. Para tornar o eTrailer uma realidade, os engenheiros da Nüwiel usaram componentes normalizados da norelem.

De forma a satisfazer a procura atual de soluções para entregas rápidas, fiáveis, económicas e ecológicas, são necessárias soluções de logística inovadoras, especialmente para zonas urbanas. Prestando especial atenção ao problema das entregas no último quilómetro — que podem contribuir para congestionamentos em zonas urbanas — a empresa procurou desenvolver uma solução que incluísse um veículo leve, mas robusto, que ocupasse pouco espaço e que pudesse transportar de forma segura cargas pesadas.

Desde a sua fundação, a Nüwiel GmbH tem trabalhado com os seus parceiros numa solução que satisfaça os atuais desafios da logística urbana e que, ao mesmo tempo, crie valor acrescentado. A empresa nasceu em 2016, com a visão de desenvolver uma solução de transporte alternativa para reduzir o ruído, o congestionamento e a poluição atmosférica nas cidades.

O eTrailer foi premiado com o primeiro lugar na categoria ‘O melhor reboque elétrico do ano 2022'
O eTrailer foi premiado com o primeiro lugar na categoria ‘O melhor reboque elétrico do ano 2022'.

Tecnologia premiada chega às ruas

Para responder aos desafios do tráfego urbano, a Nüwiel desenvolveu um inovador reboque com motor de acionamento elétrico, que pode ser usado para transportar cargas pesas com até 130 kg. O eTrailer pode ser usado como carrinho de mão em zonas pedestres e caminhos pedonais e como reboque para bicicletas em ciclovias ou estradas.

Isto é possibilitado pela tecnologia de sensores, que regista até as mais ínfimas vibrações e transmite-as ao controlador, enquanto o motor — um modelo do setor motociclos — recebe o comando de travagem ou aceleração correto. Em milissegundos, o reboque adapta-se à velocidade selecionada no momento. Adicionalmente, o eTrailer possui estabilidade suficiente para poder ser conduzido em estradas de paralelos e evitar lancis de forma segura. Consegue atingir velocidades de até 25 km/h e usa energia renovável recuperando eletricidade durante as travagens, o que permite recarregar a bateria. Adicionalmente, e graças à sua esfera de engate, o eTrailer é compatível com qualquer bicicleta (de carga).

Em 2022, o eTrailer foi premiado com o primeiro lugar na categoria ‘O melhor reboque elétrico do ano’ na IAA.

Atualmente, o eTrailer já percorre as estradas de seis países europeus. Os clientes da Nüwiel incluem líderes de setor nas áreas de logística de serviços postais e de encomendas, retalhos e Intra logística como a UPS e a IKEA. Cidades, municípios e administrações municipais também já estão a usar o eTrailer. Recentemente, a empresa recebeu uma grande encomenda, de várias centenas de eTrailers, dos serviços postais da Bélgica.

A decisão de trabalhar com a norelem

Enquanto empresa especializada em componentes normalizados a norelem oferece a melhor qualidade em 70.000 peças rapidamente disponíveis. A norelem fornece diversos dos componentes de que a Nüwiel necessita para a produção do eTrailer, incluindo manípulos de cinco pontas, olhais articulados, dobradiças de plástico, amortecedores de borracha e mancais deslizantes de plástico.

A Nüwiel afirma que o processo de encomenda das peças foi simples e destaca a facilidade de utilização do website da norelem, que também fornece dimensões técnicas e dados CAD 3D para cada peça: “Uma vez que a loja online e o catálogo digital em forma de livro da norelem são intuitivos, os nossos engenheiros e designers podem começar a trabalhar com uma boa base”, diz Muhammad Ali Qammar, Desenvolvimento de Produto da Nüwiel.

Imagen

Todos os desenhos e dados de design relevantes podem ser integrados no respetivo sistema CAD. A rápida entrega diretamente do stock disponível, que a norelem garante para 98% dos seus componentes, também permitiu à Nüwiel testar várias peças de forma descomplicada durante a fase de protótipo.

Além dos produtos, a Nüwiel gostou particularmente do apoio ao cliente dedicado, da assistência geralmente muito boa e da transparência das informações acerca da cooperação com a norelem. E se algum componente efetivamente falhar, a norelem fornecerá rapidamente um componente de substituição adequado. A equipa da Nüwiel está constantemente a trabalhar para melhorar o seu eTrailer, pelo que está a planear aumentar o volume de produtos adquiridos através da loja online da norelem.

Os produtos da norelem em utilização

No projeto do eTrailer foram usados vários auxiliares de produção e dispositivos de fixação no departamento de manutenção e produção, peças normalizadas e operacionais na prototipagem e algumas soluções especiais específicas para o cliente. Uma vez que as peças normalizadas e operacionais utilizadas da norelem são componentes normalizados, não foi necessário modificá-las, tendo sido instaladas exatamente como foram fornecidas. Com base nos dados CAD, os designers da Nüwiel adaptaram o seu próprio design e a construção do eTrailer aos componentes da norelem, permitindo planeá-los rápida, fácil e antecipadamente na construção, sendo posteriormente instalados corretamente. Outra vantagem das peças normalizadas é o facto de ser possível substituir elementos desagastados sem qualquer problema — quando são usadas peças normalizadas, é possível adquirir peças de reposição de forma mais fácil e mais rápida.

Para amortecer as vibrações que ocorrem durante as deslocações e prolongar a vida útil do eTrailer, são usados batentes amortecedores de metal e borracha com roscas internas e externas. Além de serem resistentes a altas temperaturas e adequados para todas as condições meteorológicas, estes batentes amortecedores também são usados para amortecer a transmissão de vibrações para a unidade de controlo, garantindo um funcionamento suave. Outros componentes da norelem garantem a estabilidade deste inovador veículo de transporte.

Imagen

Os mancais deslizantes de plástico usados não necessitam de manutenção e garantem o movimento quase perfeito das rodas apoio no eTrailer. Um olhal articulado da norelem mantém a barra de engate em posição mesmo durante movimentos abruptos. Adicionalmente, a Nüwiel optou pelas dobradiças de plástico com furos longitudinais da norelem. São feitas de termoplástico reforçado com fibra de vidro com um eixo de aço inoxidável, o que as torna leves e fáceis de instalar.

Também foi integrado no design um dispositivo antirroubo inteligente que usa um manípulo de cinco pontas com chave da norelem para trancar a bateria no eTrailer. O manípulo constitui o mecanismo de bloqueio e a fechadura encontra-se numa das pontas, e as chaves são entregues imediatamente, o que o torna muito fácil de usar. A Nüwiel e agora os inúmeros utilizadores do eTrailer estão extremamente satisfeitos com o facto de ser possível retirar a chave em ambas as posições (aberta e fechada), o que garante que o compartimento da bateria está sempre trancado de forma segura.

REVISTAS

Siga-nosnorelemWalter Tools Ibérica, S.A.U.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    17/04/2024

  • Newsletter InterMetal

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial