O fabricante alemão de ferramentas de corte Emuge-Franken ganhou o primeiro prémio na 6ª edição dos prémios Anca ‘Ferramenta do Ano’, decorrida durante a EMO Hannover 2023. O reconhecimento foi para a ferramenta multifuncional de metal duro infundida com material cerâmico.
A ferramenta vencedora, da Emuge-Franke, tira o máximo partido da flexibilidade do software de definição de perfis, utilizando camadas e segmentos para mapear eficazmente as operações.
Pat Boland, cofundador da Anca, afirmou: “Este ano foi marcado por um entusiasmo excecional, com uma gama impressionante de candidaturas e uma complexidade notável na conceção de ferramentas reais e simuladas. A concorrência foi feroz, mas a Emuge-Franken, um fabricante alemão de ferramentas de corte de renome mundial, destacou-se. A sua combinação de materiais cerâmicos e carboneto de tungsténio representou um desafio de fabrico significativo e aumentou efetivamente o desempenho e a vida útil das ferramentas de corte.”
A proposta vencedora é uma ferramenta complexa e multifuncional com arestas de corte de metal duro e cerâmica. Esta ferramenta tira o máximo partido da flexibilidade do software de criação de perfis iGrind, utilizando camadas e segmentos para mapear eficazmente as operações. Demonstrando uma precisão excecional nas medições do perfil 3D e do raio da aresta, a ferramenta corresponde às especificações pretendidas e destaca-se pelo elevado nível de exatidão.
Diether Ahrens, diretor da Unidade de Negócios da Emuge-Franken, comentou: “A Anca e a Emuge-Franken têm uma parceria tecnológica de longa data que nos tem permitido inovar continuamente. A nossa equipa concebeu e retificou uma excelente fresa de competição baseada na nova linha Franken Cera-Cut. Um ponto de exclamação em termos de função e aparência e, portanto, também um pouco do nosso ADN de ferramentas inovadoras padrão e especiais para fresagem”.
O segundo lugar na categoria ‘Ferramenta do Ano’ foi atribuído à ARCH Cutting Tools, com uma ferramenta de corte multifuncional com a precisão necessária. “Mais uma vez, prova ser uma ferramenta funcional para substituir múltiplos processos, graças à utilização do software de perfis, segmentos e outras operações iGrind durante a sua criação. As arestas cortadas apresentam um raio de aresta 3D consistente e bons níveis de precisão de perfil”, afirmou o porta-voz da empresa.
E o terceiro lugar do pódio foi para a TDM Cutting Tools, com uma ferramenta concebida para substituir vários processos e que resulta da combinação de software de perfilagem, segmentos e várias operações iGrind.
Uma nota final para o JG Group, da Polónia, que ficou em primeiro lugar na categoria ‘Virtual Tooling’, pelo segundo ano consecutivo, com uma simulação de um Dachshund, mais vulgarmente conhecido como cão ‘salsicha’.
www.intermetal.pt
InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa