Este ano marca o 100º aniversário da empresa alemã de alta tecnologia Trumpf, sediada na região de Estugarda. A data exata do aniversário foi 6 de agosto e a empresa decidiu celebrar em grande estilo: projetou um dos lasers mais potentes do mundo e iluminou o céu e os arredores da sua sede em Ditzingen com luz verde visível a mais de 80 quilómetros de distância.
A luz verde do laser é produzida por um laser particularmente eficiente em termos energéticos, com três quilowatts de potência, normalmente usado pelos clientes da Trumpf em tarefas como a soldadura de baterias de veículos elétricos. Além da indústria automóvel, os lasers da marca podem ser usados também no fabrico de semicondutores e no setor dos dispositivos médicos, entre muitos outros.
Este ano assinala um marco importante. Em 1923, Christian Trumpf, juntamente com dois sócios, adquiriu as oficinas mecânicas anteriormente ocupadas por Julius Geiger GmbH em Estugarda. A partir de 1937, a empresa passou a operar sob o nome Trumpf e especializou-se na produção de máquinas manuais para tarefas simples de processamento de chapa metálica. Na década de 1950, o foco da empresa mudou para as máquinas-ferramentas. Em 1985, a Trumpf lançou o seu primeiro laser e cimentou as bases para a sua ascensão como especialista nesta tecnologia. Hoje, a marca Trumpf não representa apenas máquinas-ferramenta e tecnologia laser, mas também fornece soluções para tecnologias promissoras fundamentais para o futuro, como a eletromobilidade e os sistemas de litografia EUV utilizados para produzir microchips.
No exercício financeiro de 2022/23, o Grupo Trumpf empregou cerca de 17 900 pessoas e gerou vendas de cerca de 5,4 mil milhões de euros (dados preliminares).
www.intermetal.pt
InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa