O novo CNC da série FS500i-A, atualmente em desenvolvimento, é um dos principais destaques da Fanuc na EMO 2023, que irá decorrer em Hanôver de 18 a 23 de setembro.
Com maior desempenho e facilidade de utilização, a nova série FS500i-A inclui diversas inovações, como uma nova HMI que simplifica a operação tanto para operadores experientes como para novos operadores. Todas as interações para cada tarefa podem ser geridas num único ecrã, pelo que não é necessário saltar de um para outro. Além disso, o PMC pode ser programado com texto estruturado e o CNC suporta qualquer cinemática de máquina.
Embora o novo CNC ainda esteja em desenvolvimento, algumas das suas muitas características já estão disponíveis: As novas versões dos CNCs Fanuc FS30i /31i /32i -B Plus e FS0i -F Plus já incluem características de poupança de energia, bem como a tecnologia digital twin, que também será incluída no FS500i-A, trazendo benefícios diretos para o utilizador final.
A nova CPU, combinada com as novas características e capacidades, melhora o desempenho básico e promove a redução do tempo de ciclo.
Na área das Robomachines, a principal atração da Fanuc na EMO será uma célula de produção que inclui dois centros de maquinação Robodrill da série α-Di B Plus, um robô Fanuc M-20iD/25 num carril para carregar e descarregar máquinas, um AGV (veículo guiado automaticamente) para troca de paletes de peças em bruto e acabadas, uma CMM (máquina de medição) para medir peças e tecnologia de sensores e conetividade para fornecer informações da CMM às Robomachines, por exemplo. Duas máquinas EDM de fio Robocut α-CiC também farão parte do sistema.
Esta célula de produção simulará a maquinação de uma peça complexa de um veículo elétrico em quatro e cinco eixos, incluindo operações de torneamento utilizando as novas mesas rotativas de alta velocidade DDR-HSiB. Outras tecnologias incluem o iRVision da Fanuc, um iPC de 24" para HMI e o Fanuc FsbP (pacote básico do sistema Field) para recolher, gerir e visualizar dados. Outro destaque será o novo centro de maquinação Fanuc Robodrill α-D28LiB5ADV Plus Y500, que inclui um ATC com capacidade de troca automática de ferramentas em 28 estações e um curso do eixo Y aumentado de 500 mm. A máquina, que será apresentada pela primeira vez na Europa, terá uma mesa rotativa para ajudar a simular o corte de uma caixa de inversor de alumínio de um veículo elétrico.
Ainda na série Robodrill, veremos uma aplicação de maquinação de 5 eixos de uma peça de alumínio com carga e descarga automáticas pelo robô colaborativo CRX-10iA/L; um Robodrill da série α-DiB Plus que executa tarefas de fresagem, furação e alargamento; e uma célula educativa.
Noutra área do stand, a Fanuc irá apresentar uma máquina de injeção Roboshot α-S50iB que produz um suporte de precisão para lentes de smartphones e é automatizada com um robô Fanuc LR Mate 200iD/7L. A célula é completada por uma máquina de eletroerosão a fio Fanuc Robocut α-CiC que produzirá os insertos do molde do suporte da lente.
Continuando com a Robocut, o modelo α-C600iC com mesa rotativa será mostrado a maquinar peças para a indústria aeroespacial. Um robô Fanuc CRX-10iA/L irá tratar da função de carga e descarga, enquanto o Robocut LINKi irá monitorizar o consumo de energia.
A grande novidade da Robocut é o modelo α-C800iC, uma máquina com um curso de eixo X de 800 mm que completa a família Robocut α-CiC.
Para além dos robôs que estarão a trabalhar com as máquinas, a Fanuc terá uma área dedicada onde estarão expostos vários robôs de diferentes tamanhos e capacidades.
Os visitantes poderão ver os robôs a trabalhar numa série de aplicações em que será demonstrada a flexibilidade que oferecem. Alguns utilizarão o iPC Box (PC Industrial) da Fanuc, que oferece uma elevada capacidade de computação e numerosas funcionalidades de visão avançadas que melhoram o desempenho e a fiabilidade das tarefas.
Os novos robôs Fanuc a serem apresentados na EMO incluem: o robô colaborativo CRX-25iA com opção de carga útil de 30 kg, o Fanuc M-710iD/50M com o seu braço curvo e o robô colaborativo CR-35iB com opção de carga útil pesada de 50 kg.
No campo da IoT, a Fanuc apresentará na EMO uma nova versão do’sistema Field’. O pacote básico do sistema Field é uma plataforma local (sem necessidade de ligação à Internet) que permite aos fabricantes recolher, analisar e utilizar dados de máquinas e dispositivos ligados, oferecendo compatibilidade com produtos Fanuc até 20 anos e alargando a sua compatibilidade com produtos de terceiros. Oferece uma configuração rápida, modelos fáceis de utilizar e uma capacidade de atualização regular que permite aos utilizadores fazer melhorias contínuas na produção.
Por último, mas não menos importante, a empresa apresentará na feira uma visão geral do seu portefólio de serviços e dos cursos de formação da Fanuc Academy.
www.intermetal.pt
InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa