Ciclos de vida dos produtos cada vez mais curtos, um número crescente de variantes e margens de desenvolvimento e prazos de comercialização cada vez mais apertados determinam a atividade atual do mercado na produção de peças metálicas e montagens. Para satisfazer estes requisitos, a Bihler, especialista em estampagem e dobragem, está continuamente a modular e a uniformizar a sua tecnologia de máquinas e ferramentas.
Com a tecnologia de estampagem e dobragem, é possível fabricar componentes metálicos em filigrana e conjuntos completos para uma vasta gama de indústrias de uma forma particularmente rentável em termos de custos e materiais. No passado, a gama de produtos da tecnologia de estampagem e dobragem caracterizava-se por uma grande variedade de tipos de máquinas. Para cada tarefa, foi desenvolvida uma solução de ferramenta individual e personalizada num tipo de máquina adequado. Atualmente, estão a ser utilizados cada vez mais módulos de máquinas e ferramentas normalizados para reduzir a variedade de máquinas e soluções de produção e, consequentemente, a complexidade. Como um kit de construção, estes módulos podem ser montados e configurados de forma rápida e segura em soluções de automatização eficientes.
A Bihler aperfeiçoa agora esta ideia de modularização e uniformização com a Série Modular. A Série Modular é composta por quatro tipos de máquinas de última geração altamente uniformizadas: a máquina servo de dobragem e estampagem GRM-NC, a máquina linear LM 2000-KT controlada por came, a máquina linear LM 2000-NC controlada por servo e o sistema servo de produção e montagem Bimeric Modular. Estas máquinas, que podem ser montadas muito rapidamente, são totalmente compatíveis entre si graças às suas interfaces uniformizadas e aos sistemas de fixação uniformes de ponto zero no que respeita às ferramentas de conformação linear. A atribuição direta da ferramenta à máquina já não é necessária. Além disso, existem três módulos de conceção idêntica para as áreas de alimentação de material, estampagem e dobragem, sempre com o mesmo equipamento de máquina. Deste modo, reduz-se consideravelmente a variedade de máquinas, unidades e soluções de ferramentas.
Isto significa que, dependendo da tarefa de produção, as ferramentas lineares de design uniforme – tipo Leantool Linear, peças Leantool Linear ou o padrão de ferramenta linear compatível do utilizador – podem ser montadas em cada uma destas quatro máquinas de acordo com o princípio ‘Plug & Produce’. Estas ferramentas lineares convencem com uma elevada percentagem de peças padrão, até 70%, tempos de produção muito curtos e custos significativamente mais baixos. Se os requisitos mudarem em termos de tamanho do lote ou de etapas de processamento subsequentes, estas ferramentas de moldagem podem ser reutilizadas, relocalizadas e, se necessário, adaptadas entre máquinas em qualquer altura. Desta forma, cada uma das quatro máquinas é capaz de fabricar componentes com a dimensão e a qualidade necessárias num curto espaço de tempo. Isto permite planear a produção de forma muito melhor e mais rápida e tirar partido das capacidades em pleno.
O GRM-NC é utilizado para peças clássicas estampadas e dobradas em lotes pequenos e médios. Para este efeito, a máquina universal oferece um itinerário de maquinação de 2000 mm para até três módulos de ferramentas de dobragem lineares, cada um com 250 mm de comprimento, bem como uma matriz de estampagem com estrutura de corte Meusburger uniformizada. As velocidades de ciclo atingem até 250 peças por minuto. À medida que as quantidades aumentam, o número de variantes aumenta ou são necessários processos adicionais de dobragem e maquinação, os utilizadores transferem os módulos de dobragem e a ferramenta de estampagem da GRM-NC para a LM 2000-KT ou LM 2000-NC no espaço de uma hora. Estas máquinas lineares particularmente robustas oferecem espaço para até cinco módulos de dobragem e impressionam com velocidades de ciclo de até 500 rpm (variante KT) e trocas de ferramentas muito rápidas. Se, por outro lado, o componente for convertido num conjunto completo no ciclo de vida subsequente do produto, a ferramenta de conformação linear é comutada para o sistema servo de produção e montagem Bimeric Modular. Após o processo de estampagem e dobragem, o sistema servo oferece muito espaço livre para outros processos de maquinação e montagem para produzir conjuntos completos num fluxo de produção eficiente.
Ao reutilizar as ferramentas lineares uniformes da Série Modular, os utilizadores conseguem poupanças significativas de tempo e de custos. Os perfis de percurso que foram otimizados uma vez numa máquina servo podem ser utilizados um a um para produzir os cames em máquinas mecânicas. Desta forma, os utilizadores podem transferir um conceito Servo NC totalmente desenvolvido diretamente para a tecnologia de cames. O VariControl VC 1 central serve como controlo completo da máquina e do processo para as quatro máquinas. Assegura uma rotina de funcionamento segura e intuitiva e controla, regula e monitoriza todas as funções da máquina e do processo. As interfaces OPC UA constituem a base para todos os requisitos no domínio da IoT, M2M e I4.0. O próprio equipamento da máquina facilita bastante o trabalho dos operadores de ferramentas e de máquinas. Os trabalhos de manutenção e de revisão podem ser efetuados com segurança e rapidez. O número de peças sobresselentes é reduzido e a sua disponibilidade é aumentada. Além disso, a série Modular contribui para a modernização atrativa do parque de máquinas.
www.intermetal.pt
InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa