A Otto Bihler Maschinenfabrik cria gémeos digitais de soluções de fabrico complexas e coloca em funcionamento praticamente toda a fábrica de forma virtual, para que o processo real decorra sem percalços. Isto permite uma configuração ótima das máquinas, aumenta a qualidade do software e assegura um arranque e otimização rápidos e sem problemas da linha de produção.
A Bihler cria um gémeo digital de todas as suas soluções de produção de alta tecnologia, como o sistema de produção e montagem servo Bihler Bimeric, como uma representação virtual de todo o processo de produção. Isto permite a colocação em funcionamento virtual da fábrica muito antes do início da montagem efetiva, fornecendo informações valiosas ao longo de todo o ciclo de vida. Desta forma, é possível simular e testar uma vasta gama de processos de produção. As falhas e as fontes de erro podem ser rapidamente identificadas e eliminadas logo na fase de projeto. A colocação em funcionamento virtual facilita a colocação em funcionamento efetiva na montagem final e assegura um processo de montagem sem problemas. Além disso, aumenta a qualidade do sistema Bihler e do software associado, por exemplo, sob a forma de uma interface de utilizador individual para soluções específicas do cliente. O cliente recebe assim uma solução Bihler particularmente fiável e de elevado desempenho com a máxima fiabilidade do processo.
Na Bihler, os gémeos digitais das instalações são criados durante o processo de desenvolvimento, com base nos dados do projeto. Para o efeito, é utilizado o software NX Mechatronics Concept Designer da Siemens. Com estes dados, a colocação em funcionamento virtual é efetuada em estações de trabalho de simulação especialmente configuradas em Halblech. Estas estações de trabalho incluem um PC e o painel de controlo Bihler VC 1 com o respetivo volante eletrónico. Os movimentos dos eixos das unidades NC, em particular, podem ser programados através do controlo VC 1. O VC 1 controla o gémeo digital e implementa o fluxo de material correspondente. O sistema utiliza uma interface bidirecional e os sinais dos sensores associados são realimentados para o controlador. Desta forma, todos os movimentos programados dos eixos podem ser seguidos um a um no modelo virtual, bem como os seus efeitos no fluxo de material e no componente a ser fabricado. A colocação em funcionamento virtual de um sistema Bihler melhora a compreensão da sequência da máquina e do sistema de controlo. Uma vez definida a sequência ideal do processo, o programa criado no controlo VC 1 é transferido para a máquina real. A instalação pode então ser iniciada em tempo real com todas as ferramentas e componentes.
Até à data, a Bihler já implementou virtualmente mais de 20 soluções de fabrico altamente complexas. Em todos os projetos, foi demonstrado que, graças às simulações, todos os tempos subsequentes de configuração e colocação em funcionamento podem ser reduzidos em até 15%. A poupança de tempo baseia-se no facto de o sistema poder ser trabalhado em paralelo: os especialistas em software da Bihler programam virtualmente enquanto os mecânicos da empresa constroem o sistema real ao mesmo tempo. A Bihler tira partido desta poupança de tempo para reduzir o tempo de produção e aumentar a qualidade.
O esforço para modelar o gémeo digital é elevado, mas compensa para ambas as partes. Além disso, o gémeo digital da instalação Bihler pode ser utilizado posteriormente para fins de formação, como a formação virtual Bihler VC 1. Esta tecnologia também é utilizada na área dos estudos de viabilidade e projetos. Os processos de produção são simulados mesmo antes da elaboração do orçamento.
www.intermetal.pt
InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa