A Mitsubishi Materials acrescentou à sua gama a WWX200, uma fresa mais pequena com pastilhas de 09 mm para complementar a gama WWX400 de fresas de faceamento a 90°, indicadas para operações de retificação e cópia.
A gama WWX foi concebida para satisfazer todas as necessidades da indústria de maquinagem moderna e pode agora também ser utilizada em máquinas mais pequenas e de menor potência.
A geometria precisa e inovadora do suporte e o posicionamento exato das pastilhas tornam possível maquinar a 90° reais. Na maioria dos casos, isto elimina a necessidade de operações de acabamento secundário, poupando assim tempo e custos de produção.
As fresas WWX400 podem funcionar com elevadas taxas de avanço para garantir a usabilidade e eficiência numa grande variedade de aplicações. O corpo apresenta quatro superfícies de contacto no suporte da pastilha e um parafuso que assegura uma elevada força de fixação e estabilidade da mesma sem reduzir a precisão. A ferramenta pode ser utilizada tanto para operações de semidesbaste como de acabamento. Para melhorar ainda mais a facilidade de utilização e a fiabilidade, os corpos têm canais internos para fornecer líquido de refrigeração de alta pressão diretamente a cada pastilha.
Além disso, estas pastilhas de metal duro apresentam seis arestas de corte utilizáveis que permitem uma redução de custos e uma excelente fiabilidade do processo graças a uma geometria de assento negativa, ainda que com uma ação de corte positiva. Isto gera forças de corte reduzidas e, em combinação com uma maior espessura de pastilha em comparação com as pastilhas convencionais, também proporciona uma excelente resistência à microfissuração.
Por outro lado, a sua elevada profundidade de corte de até um máximo de 8,2 mm permite um desempenho de esquadria muito eficiente. Além disso, para satisfazer as expectativas de acabamento superficial, todas as pastilhas apresentam uma grande geometria radial na parte inferior.
Estão disponíveis três tamanhos diferentes (L, M e R) para aplicações de maquinagem ligeira, média e pesada, respetivamente. Podem ser combinados com uma vasta seleção de oito classes de metal duro revestidas e não revestidas, permitindo-lhe escolher a combinação ideal para a sua aplicação de maquinagem.
A nova gama de fresagem WWX200 está disponível no tipo de mandril de Ø40 a Ø160 com passo largo, fino e extrafino. Com tamanhos de haste de Ø25 a Ø50.
www.intermetal.pt
InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa