Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Apoio à próxima geração: norelem promove projetos de estudantes

29/05/2023
Apoiar jovens talentos é parte integrante da filosofia empresarial da norelem. Mais uma vez, isto é demonstrado pelos dois projetos de estudantes que a norelem está atualmente a apoiar através da impressão 3D de polímeros reforçados com fibras e o desenvolvimento de um sistema de transporte de alta velocidade. Como parte da promoção de jovens talentos, a norelem está a apoiar os projetos de estudantes 'FiberFusion' e 'Hyperloop' com diversos componentes.
Imagen

O objetivo e a tarefa da norelem Academy é a comunicação sistemática de tópicos relevantes para a engenharia mecânica. A transmissão de conhecimentos é realizada em vários formatos, nomeadamente formação sobre peças normalizadas e formação técnica sobre uma vasta variedade de tópicos de design. Ao mesmo tempo, a norelem ACADEMY concretiza um pilar da filosofia empresarial com a promoção específica de jovens talentos. Uma parte importante desta questão é a promoção de projetos escolares e de estudantes, para os quais a norelem fornece gratuitamente componentes - além da preciosa consultoria técnica prestada por especialistas da norelem.

Dois projetos apoiados recentemente pela norelem foram o “FiberFusion“e o”Hyperloop”. FiberFusion é um projeto de dois semestres do Instituto Federal de Tecnologia (ETH) de Zurique, que visa desenvolver um processo de produção de aditivos e implementá-lo com alta precisão como impressão 3D contínua de polímeros reforçados com fibras.

Imagen

Para isso, a norelem forneceu à equipa do projeto diversos componentes, nomeadamente, unidades de mancal feitas de aço inoxidável e ferro fundido cinzento onde é possível adaptar eixos e que permitem a rotação com pouca resistência. A norelem também forneceu polias que garantem uma conexão de encaixe de acionamentos por correia, anéis de fixação que garantem o tensionamento correto das fibras e mancais deslizantes para a rotação suave e de baixa resistência dos rolos de fibras.

Graças â combinação de ferragem angular e terminal esférico, é possível uma montagem simples e segura. O ponto de articulação da molas a gás de pressão é posicionado numa esfera, possibilitando torção durante movimentos de abertura e fechamento. A mola a gás de pressão facilita assim a abertura e o fechamento do capô.

Outro projeto apoiado pela norelem com tecnologia inovadora foi o desenvolvimento e a otimização de um sistema de transporte de alta velocidade baseado no princípio Hyperloop. Cerca de 60 estudantes do grupo interdisciplinar “mu-zero Hyperloop” desenvolveram primeiramente o protótipo de uma cápsula de transporte incluindo um sistema de acionamento inovador. Na segunda fase, uma nova equipa desenvolveu ainda mais a cápsula de transporte, que é acionada por um motor de indução linear, e otimizou-a para velocidades mais elevadas.

Imagen

A norelem apoiou os projetos Hyperloop com diversos componentes. Os componentes da norelem, nomeadamente as chavetas paralelas que conectam positivamente rodas e eixos, impedindo a torção dos anéis de segurança que fixam as rodas e os rolamentos na direção axial, desempenharam um papel essencial no projeto. A norelem também forneceu pinos cilíndricos que ajudam a facilitar a montagem e o posicionamento exatos dos vários conjuntos, bem como molas de elastómero amortecedoras que desacoplam os ímanes do resto da estrutura e os conectam às placas de retenção através de varetas roscadas, garantindo assim um funcionamento perfeito.

Este ano, na próxima ronda de apoio da norelem será incluída outra nova equipa.

REVISTAS

norelemWalter Tools Ibérica, S.A.U.Exponor - Feira Internacional do PortoSiga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    24/04/2024

  • Newsletter InterMetal

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial