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Máquinas-ferramenta

Aumento da eficiência graças aos sistemas digitais de assistência remota

12/04/2023

Os sistemas digitais de assistência e comunicação tornaram-se indispensáveis nos ambientes industriais. O fabricante de máquinas-ferramenta, United Grinding, oferece produtos digitais que não só facilitam o trabalho aos seus clientes, dentro e fora da fábrica, como também poupam tempo e dinheiro.

Que fatores facilitam o trabalho com máquinas numa instalação industrial? A resposta de um operador pode ser: “Obter ajuda rápida quando a máquina parar”. Já um funcionário da manutenção pode considerar que o mais relevante é “ter uma visão geral de todas as tarefas de manutenção futuras, de forma a não perder nenhum programa importante”. Por seu lado, o diretor de produção pode considerar particularmente relevante "poder acompanhar o funcionamento de todas as máquinas da minha produção quando estou fora da fábrica”.

Diferentes grupos de utilizadores têm exigências diferentes na produção moderna. Como um dos principais fabricantes mundiais de máquinas-ferramenta, a United Grinding oferece sistemas de assistência digital que facilitam o trabalho de todos eles.

Serviço remoto

O ‘Remote Service’ oferece assistência rápida e sem complicações, por exemplo, em caso de inatividade da máquina. Ao ativar um pedido de serviço, os clientes podem solicitar ajuda rápida e facilmente com o toque de um botão. O cliente pode enviar este pedido de serviço através de um smartphone e da aplicação Digital Solutions correspondente ou através do ‘Customer Cockpit’. Com uma máquina equipada com tecnologia C.O.R.E., é possível fazê-lo diretamente na máquina. Além disso, o sistema inclui uma câmara integrada que permite realizar videoconferências e uma plataforma para partilha de desenhos e notas sobre imagens ou documentos. Desta forma, a equipa de apoio ao cliente pode fornecer assistência remota, poupando tempo e dinheiro.

O Serviço Remoto oferece assistência rápida e sem complicações, por exemplo, em caso de inatividade da máquina
O Serviço Remoto oferece assistência rápida e sem complicações, por exemplo, em caso de inatividade da máquina.

Monitor de serviço

O Monitor de Serviço oferece um importante apoio aos responsáveis pela manutenção ao exibir de forma clara todas as tarefas de manutenção importantes com base nas horas de funcionamento da máquina. O ‘Service Cockpit’ pode mesmo ser utilizado para gerir, monitorizar e documentar centralmente as datas de manutenção de várias máquinas conectadas. Apenas são exibidos os trabalhos de manutenção necessários. Desta forma, evita-se o trabalho desnecessário e garante-se que o essencial não é esquecido. Graças a esta manutenção, é possível aumentar a disponibilidade e a vida útil da máquina, o que por sua vez tem um efeito positivo na produtividade.

Monitor de produção

Os diretores de produção podem monitorizar o desempenho da máquina em qualquer altura, utilizando o monitor de produção. Os valores de base da produção, tais como tempo de funcionamento e de paragem, quantidades produzidas e tempos de inatividade, são exibidos em tempo real. A última versão também suporta a norma de comunicação global umati UA4MT (Universal Machine Technology Interface for Machine Tools). A App Digital Solution permite conectar ao monitor de produção não só as máquinas do United Grinding Group, mas também as de outros fabricantes, de qualquer lugar e em qualquer altura. Esta visão geral torna possível descobrir o potencial de otimização na produção e operação da máquina.

Importância crescente da digitalização

Os produtos da United Grinding Digital Solutions foram apresentados na feira MECSPE 2023, em Bolonha. As soluções de assistência remota ganharam uma importância global durante a pandemia por serem a única forma de permanecer em contacto com os clientes e de prestar assistência durante os períodos de confinamento. Durante esta fase, a United Grinding realizou mais de 2500 ‘visitas’ remotas em todo o mundo. A tendência para modelos de trabalho flexíveis e teletrabalho também impulsionou a procura de soluções baseadas em aplicações. Os sistemas de assistência digital são já uma parte indispensável da produção diária e tudo indica que a sua procura continuará a crescer nos próximos tempos.

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