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Bicicletas feitas à medida graças ao fabrico aditivo de peças metálicas

03/03/2023

A Renishaw colaborou com o fabricante de bicicletas galês Atherton Bikes para ajudar a desenvolver os seus processos internos de fabrico aditivo, de forma a produzir bicicletas de montanha à medida, mais leves e resistentes.

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A família Atherton, fundadora da Atherton Bikes, é uma família de ciclistas de montanha vencedores de campeonatos mundiais que utilizam as suas próprias bicicletas para competir em campeonatos de ciclismo de montanha em downhill. A família ganhou três Campeonatos do Mundo nas suas bicicletas e usa a sua perícia para produzir uma gama de bicicletas de montanha à medida que são utilizadas internacionalmente.

A empresa está localizada em Machynlleth, País de Gales e queria dar aos seus clientes a possibilidade de testar as suas bicicletas nas montanhas galesas, que se encontram a uma curta distância do escritório. Para tal, era necessário reduzir o tempo de produção e passar a fabricar todas as peças internamente, incluindo os tampões em titânio, leves e robustos, necessários para reforçar as juntas entre os tubos de fibra de carbono e ajudar a distribuir as tensões colocadas na bicicleta em terrenos difíceis. O processo escolhido para fabricar estas peças foi o fabrico aditivo, mais concretamente, a máquina RenAM 500Q, da Renishaw.

“A pequena dimensão do nosso escritório no País de Gales foi um desafio, porque a maioria das máquinas são produzidas para caber numa unidade industrial, por isso os peritos da Renishaw sugeriram que optássemos pela RenAM 500Q”, explicou Dan Brown, co-fundador da Atherton Bikes. "O tamanho compacto, a alta velocidade e a precisão de construção da máquina tornaram-na numa solução perfeita. Com esta máquina somos capazes de acompanhar as exigências de fabrico por medida e de elevada procura, especialmente durante a atarefada época de corridas. Além disso, podemos modificar facilmente a geometria dos tampões, utilizando o desenho assistido por computador, o que nos permite produzir rapidamente peças à medida e reproduzi-las, se necessário”.

Ao investir no fabrico aditivo, a Atherton tem a liberdade de desenho para desenvolver as melhores peças para as suas bicicletas...
Ao investir no fabrico aditivo, a Atherton tem a liberdade de desenho para desenvolver as melhores peças para as suas bicicletas.

“Ao investir no fabrico aditivo, a Atherton tem a liberdade de desenho para desenvolver as melhores peças para as suas bicicletas, algo que era difícil de conseguir utilizando métodos de fundição tradicionais”, comentou Bryan Austin, diretor de Vendas do Grupo de Fabrico Aditivo da Renishaw. "A fundição não se presta à produção dos componentes personalizados pedidos pelos clientes da Atherton, não só porque produz peças mais pesadas, mas também porque é um processo demasiado demorado”.

“No passado, ao desenvolver bicicletas de fabrico convencional, uma iteração do design podia levar meses a executar do princípio ao fim”, referiu Dan Brown. “Com o fabrico aditivo, e a forma como abordamos o design e a construção, este processo é rotineiramente reduzido a menos de quatro semanas desde o design inicial até uma bicicleta completa, pronta para a próxima corrida. Por outro lado, com este sistema, conseguimos produzir peças com estrutura interna de favo de mel, muito mais leves que as tradicionais, ou, por exemplo, juntas de dupla volta para aumentar a área de superfície de ligação e, por consequência, a resistência de todo o quadro”.

O sistema compacto de fabrico aditivo de metais RenAM 500Q, de quatro lasers de 500 W, melhora consideravelmente a produtividade, ao mesmo tempo que aumenta a qualidade dos componentes produzidos. Ao acelerar o processo de fabrico em até quatro vezes, este equipamento alargou o mercado para aplicações que anteriormente eram mais dispendiosas. O sistema é fabricado nas instalações da Renishaw em Miskin, País de Gales.

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Conjunto de peças produzidas pela Atherton no sistema RenAM 500Q.

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