A Hydnum Steel anunciou que pretende construir uma unidade de produção de aço verde em Puertollano, Espanha. Será a primeira siderurgia ‘greenfield’ na Península Ibérica, e uma das primeiras na Europa, concebida de raiz para utilizar energia não fóssil ao longo de todo o processo de fabrico. Para o efeito, incorporará progressivamente hidrogénio verde no processo de produção, com o objetivo de reduzir substancialmente as emissões de CO2.
A nova fábrica ocupará uma superfície de 1,3 milhões de metros quadrados. Numa primeira fase, está previsto um investimento de 600 milhões de euros e a criação de cerca de 400 postos de trabalho. O investimento total deverá ultrapassar 1 bilião de euros.
A escolha de Puertollano, na província espanhola de Castilla-La Mancha, teve em conta a localização estratégica do local, perto dos centros logísticos do centro, sul e leste de Espanha, bem como de Portugal. Além disso, foram considerados fatores como o investimento de Portugal e Espanha na produção de hidrogénio e de energias renováveis, como a solar e eólica.
A siderurgia de última geração estará tecnologicamente preparada para utilizar energias não fósseis no processo de produção.
A indústria siderúrgica é responsável por aproximadamente 9% das emissões de dióxido de carbono no mundo e 7% na União Europeia. A fábrica da Hydnum Steel será construída com tecnologia de nova geração concebida para substituir a utilização de combustíveis fósseis por hidrogénio verde, contribuindo assim para a descarbonização do setor.
O processo de produção da Hydnum Steel será altamente eficiente, automatizado e seguro graças à aplicação de novos desenvolvimentos tecnológicos em termos de digitalização, visão e inteligência artificial. Estará também em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) centrados no setor da siderurgia, contemplando medidas enquadradas na economia circular, que incluem a reciclagem de sucata, a minimização da água utilizada e a valorização dos resíduos e subprodutos gerados durante o fabrico.
Com este investimento, a Hydnum Steel assume um compromisso de reindustrialização, geração de riqueza e criação de emprego. Para além do seu impacto local, nasce também com a vocação de reforçar a autonomia do mercado europeu, mitigando o défice comercial de um produto estratégico como o aço. A fábrica aspira a tornar-se um modelo para a descarbonização da indústria e uma referência no roteiro para a autonomia energética na Europa.
O projeto Hydnum Steel está a ser implementado através de uma estreita colaboração entre a holding Helvella, como empresa de investimento, e as empresas Siemens, ABEI Energy e Russula Corporación.
Como parceiro tecnológico no projeto, a Siemens irá fornecer soluções de fábrica digital nas fases de conceção, fabrico e manutenção da fábrica. Estas soluções, baseadas no conceito Digital Twin, incluem software de desenho e simulação, sistemas de automação industrial, sistemas de controlo e monitorização, cibersegurança, sustentabilidade, inteligência artificial e manutenção preditiva.
Um dos objetivos da Siemens neste projeto é ajudar a reduzir a pegada de carbono com tecnologia baseada num sistema energético descentralizado que facilita a integração de tecnologias renováveis e a descarbonização do processo industrial. Para este fim, a empresa irá fornecer aplicações digitais que gerem as emissões de forma rápida e flexível e poupam nos custos energéticos.
A ABEI Energy é um produtor independente que gere integralmente projetos de produção de eletricidade a partir de fontes renováveis em países como Espanha, Estados Unidos, Reino Unido, França, Itália e Polónia, e aporta experiência na produção de hidrogénio verde.
Por seu lado, a Russula Corporación está envolvida na indústria do aço há várias décadas, fornecendo soluções tecnológicas inovadoras aos principais produtores de aço em todo o mundo.
A dimensão do projeto exige a sua abertura a outros players, pelo que se espera que novos parceiros, tanto investidores como tecnológicos, se juntem em breve a esta aliança estratégica.
www.intermetal.pt
InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa