Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Futuro das TIC passa pela Inteligência Artificial e a criação de boas experiências

25/01/2023
A Inteligência Artificial (IA) tem-se tornado uma aliada indispensável na área das tecnologias de informação e comunicação (TIC) por permitir automatizar processos ou melhorar o controlo de qualidade. Neste setor são também muito valorizadas as experiências proporcionadas aos clientes, funcionários e outros utilizadores, integradas no conceito de ‘Experiência Total’.

Estas tendências são o tema das análises ‘Inteligência Artificial nas Empresas de TIC’ e ‘A Experiência Total nas Empresas de TIC’ que a AICEP, em colaboração com o FutureCast Lab do ISCTE, acaba de publicar no site Portugal Exporta.

A forma como a IA pode ser adotada nas empresas, abrindo caminho à automatização da aprendizagem e de tarefas e permitindo muitas vezes uma redução dos custos, é abordada no primeiro digest, que se centra nas várias componentes da Inteligência Artificial. De acordo com previsões da Markets and Markets, o mercado de IA deverá atingir os 190 mil milhões de euros até 2025 e, segundo a consultora PricewaterhouseCoopers, será responsável por um aumento de 26% do PIB da China e de14,5% do dos Estados Unidos, até 2030.

Como exemplos de impacto da Inteligência Artificial no negócio das empresas são apresentados os casos da H&M, que adotou a IA para gerir grandes quantidades de informação, detetar tendências e gerir os stocks ou analisar devoluções, mas também do unicórnio português Feedzai, que desenvolve ferramentas baseadas em machine learning para identificar pagamentos fraudulentos e minimizar riscos nos setores de serviços financeiros e usa a IA para combater a fraude e a lavagem de dinheiro. A estes junta-se ainda o exemplo da Corticeira Amorim, onde o controlo de qualidade das rolhas é hoje feito automaticamente a partir de algoritmos baseados em visão computacional e Inteligência Artificial.

A Inteligência artificial e as suas subáreas. Esquema: AICEP

A Inteligência artificial e as suas subáreas. Esquema: AICEP.

Em ‘Experiência Total nas Empresas de TIC’ explica-se o conceito de experiência total e a sua relevância para a gestão e o marketing das empresas. O objetivo é melhorar, de uma forma global, a experiência dos clientes, funcionários ou outros utilizadores tendo em conta que os clientes querem ter, cada vez mais, o melhor dos mundos físico e digital, o que significa estar ligado, mas não ser incomodado e ser tratado de forma igual, mas servido de forma única.

Uma estratégia voltada para a Experiência Total passa, por exemplo, por garantir que os funcionários encontram facilmente respostas para uma pergunta ou pela criação de agentes virtuais, ferramentas que permitem um atendimento personalizado e rápido que acompanhem a atividade do cliente. Entre os exemplos que ilustram esta tendência está o caso da Advantage Communications, que disponibiliza serviços de call center a empresas como a Hyundai ou a Miele, e que, confrontada com uma diminuição da satisfação de clientes e funcionários, recorreu a um software para acompanhar chamadas e fornecer, em tempo real, um guião adequado ao rumo que a conversa com o cliente vai tomando.

Estas análises integram o Programa Tendências de Gestão e Marketing Internacional que junta o conhecimento da AICEP na área da internacionalização à investigação aplicada sobre gestão e marketing do FutureCast Lab. O programa abrange, ao todo, 50 tendências que estão a mudar a vida das empresas e a determinar o seu sucesso nos mercados internacionais.

Estes relatórios, integrados no projeto Tendências em Gestão e Marketing Internacional, podem ser consultados em MyAICEP.

Fonte: AICEP

REVISTAS

norelemWalter Tools Ibérica, S.A.U.Siga-nosExponor - Feira Internacional do Porto

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    17/04/2024

  • Newsletter InterMetal

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial