Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Fabrico inteligente de armários de controlo

05/12/2022

Pressões a nível de tempo, escassez de mão de obra qualificada e falhas de comunicação caracterizam o trabalho diário no setor do fabrico de armários de controlo. O fornecedor de soluções Eplan pode ajudar a mitigar estes fatores: o novo software Eplan Smart Mounting apoia a montagem manual de armários de controlo de forma extremamente eficiente.

O software orienta os técnicos, passo a passo, na instalação de calhas DIN, condutas para cabos e componentes eletrotécnicos, mostrando onde cada componente deve ser instalado. Com o apoio de uma visualização 3D, até os técnicos menos experientes conseguem reconhecer exatamente os locais onde os componentes devem ser posicionados. Em combinação com o Eplan Smart Wiring, também é possível visualizar precisamente a cablagem.

Eplan Smart Mounting.jpg: o novo sistema Eplan Smart Mounting acelera a montagem de componentes durante o fabrico de armários de controlo...
Eplan Smart Mounting.jpg: o novo sistema Eplan Smart Mounting acelera a montagem de componentes durante o fabrico de armários de controlo. Estreia na SPS: Eplan Smart Mounting

O fabrico de armários de controlo e equipamentos de comutação está a enfrentar pressões a nível de tempo cada vez maiores e a escassez de mão de obra qualificada também pode estar a causar estrangulamentos a nível da produção. É aqui que entra o Eplan Smart Mounting: o novo software, apresentado pela primeira vez na SPS 2022, lidera todo o processo de montagem de armários de controlo. Apoia os técnicos na montagem e instalação de todos os componentes de armários de controlo e de painéis de montagem. O processo é apresentado de forma simples e apoiado por uma visualização 3D, o que permite aos técnicos reconhecer imediatamente os locais onde os componentes devem ser posicionados.

O Eplan Smart Mounting oferece aos funcionários de produção uma lista completa de todas as etapas de trabalho a realizar. A lista começa com exemplos de montagem de calhas DIN e condutas de cabos e termina com componentes eletrotécnicos, incluindo equipamentos de comutação auxiliares e relés de temporização. A aplicação baseada em browser com um servidor web central não exige qualquer instalação e pode ser usada diretamente nas oficinas, num tablet, por exemplo.

Montagem fácil com os resultados certos.

O gémeo digital no Eplan Pro Panel fornece as informações de engenharia relevantes, incluindo dimensões, posicionamento, furos e o tipo de fixação necessária para cada componente. Os técnicos podem introduzir comentários sobre os componentes diretamente no Eplan Smart Mounting e enviá-los de volta para o departamento de engenharia. Isto significa que a documentação eletrotécnica está sempre atualizada, o que melhora a comunicação entre departamentos.

O sistema mostra aos técnicos de montagem onde e como os componentes devem ser posicionados
O sistema mostra aos técnicos de montagem onde e como os componentes devem ser posicionados.

Outra vantagem prática é que agora todas as alterações efetuadas nos projetos podem ser rapidamente implementadas. Por exemplo, se o cliente tiver alterado as especificações para adicionar um disjuntor ou contactor adicional para o motor, a ordem de produção pode ser sincronizada - ou seja, atualizada - para o novo projeto. O software mostra precisamente onde é necessário remover componentes ou componentes que devem ser adicionados. Isto significa que já não é necessário fazer comparações manuais monótonas de documentos, o que permite poupar tempo e garantir resultados corretos. Se, ainda assim, surgirem dúvidas, o Eplan Smart Mounting oferece acesso direto aos esquemas interativos.

Melhor visão geral e mais flexibilidade para os diretores de produção

Não são apenas os operadores fabris que obtêm apoio total. Os diretores de produção também obtêm uma melhor visão geral e mais flexibilidade graças ao facto de poderem consultar rapidamente o estado das encomendas de produção em aberto. Um sistema de controlo mostra o progresso da montagem de cada componente: verde significa concluído, ao passo que vermelho significa ainda não processado. Se houver estrangulamentos de recursos ou períodos de inatividade, uma encomenda já iniciada pode facilmente ser entregue a outro funcionário. Além disso, os recursos de pessoal podem ser utilizados de forma mais flexível para diferentes etapas de produção.

Interação perfeita entre a montagem e a cablagem

Isto ainda não é o fim do processo. A base de dados do Eplan Pro Panel também pode ser utilizada para a cablagem. Com o Eplan Smart Wiring também é possível basear no sistema todo o processo de cablagem a jusante para armários de controlo. Uma interface uniforme para o Eplan Smart Mounting e o Eplan Smart Wiring, bem como a réplica digital do Eplan Pro Panel como fonte única de verdade, garantem o máximo de consistência dos dados ponto a ponto. O software é naturalmente compatível com máquinas de montagem de fios totalmente automáticas comuns, como o Terminal de fios WT da Rittal. Também podem ser utilizados fios pré-fabricados. O objetivo é alcançar o maior grau de automatização possível desde a fase de engenharia inicial até ao fabrico, garantindo simultaneamente o máximo de qualidade.

Descubra mais em: www.eplan-software.com/eplan-smart-mounting

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    27/03/2024

  • Newsletter InterMetal

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial