Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa
O torneamento em todas as direções dá mais um passo

Pastilhas tipo B CoroTurn Prime de segunda geração: maior produtividade e vida útil da ferramenta

23/11/2022

A empresa especialista em corte de metais Sandvik Coromant apresenta a sua segunda geração de pastilhas tipo B CoroTurn Prime. A nova pastilha negativa de dupla face dispõe de quatro arestas de corte e está concebida para operações de desbaste e acabamento em aço, aço inoxidável e aço inoxidável duplex, HRSA (superliga resistente ao calor) e titânio.

Imagem das pastilhas tipo B CoroTurn Prime da Sandvik Coromant em ação de flange
Imagem das pastilhas tipo B CoroTurn Prime da Sandvik Coromant em ação de flange.

Desde que foi introduzido, em 2017, o PrimeTurning foi, adequadamente, designado como a maior inovação no torneamento desde que o torneamento foi criado. O método permite o torneamento em todas as direções e é uma alternativa produtiva e eficiente relativamente à maquinação convencional. O conceito é constituído pelo método PrimeTurning, por ferramentas tipo A e B CoroTurn Prime e pelo software CoroPlus Tool Path para PrimeTurning.

A segunda geração de ferramentas tipo B CoroTurn Prime foi submetida a um grande melhoramento. “Trabalhamos continuamente no desenvolvimento da nossa oferta PrimeTurning, afirma Staffan Lundström, gestor de produto na Sandvik Coromant. ”As novas ferramentas tipo B são melhoradas em todos os aspetos, para melhor suportarem o torneamento em todas as direções."

Uma importante vantagem é o facto de as novas pastilhas serem negativas e de dupla face. Quatro arestas de corte — o dobro das arestas em comparação com a pastilha anterior — permitem uma maquinação com maior eficiência de custos. A ferramenta também dispõe de uma nova conceção robusta do suporte da extremidade, que evita a rutura da ferramenta se a pastilha se partir e permite a mudança do sentido de avanço sem movimentos da pastilha. Além disso, as geometrias são atualizadas para um melhor controlo de aparas, mesmo com materiais mais difíceis de maquinar, como aço inoxidável duplex e aços dúcteis.

Os resultados de testes abrangentes demonstraram aumentos de produtividade desde 50% até mais de 100%. Um exemplo é um cliente do sector automóvel, que produz alojamentos de bombas, em que as novas pastilhas tipo B CoroTurn Prime com a classe de torneamento GC4415, a geometria -M7 e R1.6 mm, proporcionaram um desgaste previsível das arestas e um melhor controlo de aparas. A produtividade e a vida útil da ferramenta aumentaram em 115% e 200%, respetivamente.

As novas pastilhas tipo B CoroTurn Prime estão disponíveis para torneamento externo e interno numa gama de classes de alto desempenho, incluindo as novas classes para torneamento de aço GC4415 e GC4425. O suporte à programação é disponibilizado pelas plataformas CAM mais comuns e pelo CoroPlus Tool Path para PrimeTurning.

REVISTAS

norelemWalter Tools Ibérica, S.A.U.Siga-nosExponor - Feira Internacional do Porto

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    24/04/2024

  • Newsletter InterMetal

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial