Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa
As soluções de soldadura estiveram em destaque no stand da empresa na EuroBLECH 2022

BrightLine Scan: Trumpf inova na soldadura a laser

23/11/2022

A Trumpf apresentou uma nova solução para melhorar a qualidade e resistência da soldadura a laser na EuroBLECH 2022. Atualmente, a única forma de guiar o feixe laser durante o processo de soldadura é através de um robô. A nova tecnologia BrightLine Scan da Trumpf oferece a nova possibilidade de guiar o feixe laser também através de um scanner laser.

A nova tecnologia BrightLine Scan da Trumpf permite que o feixe laser seja guiado pelo robô e pelo scanner laser simultaneamente. Foto: Trumpf...
A nova tecnologia BrightLine Scan da Trumpf permite que o feixe laser seja guiado pelo robô e pelo scanner laser simultaneamente. Foto: Trumpf.

Esta combinação de robô e scanner permite que o movimento de avanço do robô seja complementado com um movimento adicional do laser, livremente programável, em qualquer direção desejada. Este 'movimento oscilante' é facilitado pela utilização de espelhos leves especialmente desenvolvidos para o efeito. Ao permitir frequências de scanning na gama kilohertz, esta nova técnica duplica a espessura das chapas que podem ser processadas em soldadura térmica de três para seis milímetros.

A nova tecnologia permite aos utilizadores adaptar as superfícies de união das peças - que são fundidas diretamente pelo feixe laser - a cada aplicação específica. Isto torna o processo mais fiável e resulta em peças de maior qualidade. O facto de o feixe também poder ser guiado com o scanner facilita a obtenção de tolerâncias mais apertadas.

A tecnologia ‘BrightLine Scan’ é mais um exemplo da determinação da Trumpf em fornecer soluções inovadoras para a indústria, concentrando-se nas necessidades dos fabricantes de chapa metálica. “As empresas podem desfrutar de grandes benefícios incorporando esta tecnologia no seu trabalho diário, uma vez que tolerâncias mais rigorosas no processo de soldadura significam menos sucata, processamento mais rápido e custos mais baixos", refere Martin Geiger, gestor de produtos Trumpf. A nova tecnologia BrightLine Scan foi demonstrada na EuroBLECH 2022, incorporada na máquina de soldadura a laser Trumpf's TruLaser Weld 5000.

O método duplo de orientação do feixe laser torna o processo mais robusto

Com a tecnologia BrightLine Scan, a tarefa de guiar o feixe laser através do scanner laser é executada pela ótica de focalização PFO 20, de programação livre. Desenvolvida pelos engenheiros da Trumpf, está integrada na ótica de soldadura do robô. A orientação do feixe através da combinação de robô e scanner aumenta a robustez e flexibilidade do processo de soldadura a laser. “Antes, tínhamos de posicionar o feixe laser diretamente no cordão para assegurar uma soldadura de alta qualidade. Se nos desviássemos do ponto certo por um milímetro, ou menos, a peça tinha muitas vezes de ser rejeitada. Mas agora que o feixe também pode ser guiado através do scanner, é mais fácil alcançar tolerâncias mais apertadas. Isto permite corrigir quaisquer imprecisões menores que tenham ocorrido durante as etapas anteriores, como a dobra”, assegura Geiger.

Scanner laser. A ótica de focalização do laser pode ser livremente programada com a tecnologia BrightLine Scan da Trumpf...
Scanner laser. A ótica de focalização do laser pode ser livremente programada com a tecnologia BrightLine Scan da Trumpf. A empresa fornece aos utilizadores os parâmetros de que necessitam para todas as aplicações comuns. Foto: Trumpf.

Fácil de programar e de utilizar

A tecnologia BrightLine Scan está perfeitamente integrada na ótica de soldadura do robô, tornando a programação da célula de soldadura Trumpf tão rápida e fácil como sempre. A Trumpf fornece às empresas as TechSets, que contêm todos os parâmetros de que necessitam para as aplicações mais comuns. Os fabricantes também podem beneficiar do BrightLine Scan no sistema de programação offline TruTops Weld da célula de soldadura. Isto permite-lhes programar a máquina enquanto esta está ocupada a soldar uma peça diferente. “A programação fora de linha é uma solução rápida e rentável tanto para produção de baixo como de alto volume. E a capacidade de armazenar toda a informação básica do processo diretamente na máquina dá-nos a margem de manobra necessária para lidar com a escassez de trabalhadores qualificados”, refere Geiger.

A nova tecnologia oferece uma solução fiável para a soldadura de chapas metálicas até seis milímetros de espessura, tornando-a particularmente adequada para máquinas agrícolas e de construção. A elevada precisão e qualidade dos cordões de soldadura também a tornam uma escolha eficaz para o fabrico de produtos de mobiliário, bandejas de bateria para veículos elétricos ou, por exemplo, armários elétricos.

REVISTAS

norelemWalter Tools Ibérica, S.A.U.Siga-nosExponor - Feira Internacional do Porto

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    17/04/2024

  • Newsletter InterMetal

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial