Atlas Copco Rental: 24/7 ar comprimido
Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa
Gestão de dados e conectividade digital

Os seus processos de fabricação merecem dados de medições 3D conectados digitalmente

30/09/2022
A conectividade digital é uma força propulsora nas nossas vidas. Além de ser inestimável na nossa vida particular, ela também tem o potencial de transformar os processos de fabricação. Em muitos casos, isto já está a acontecer. Mas, na área da medição 3D, ainda não está a ser usada na sua totalidade.
foto

Os processos de fabricação podem ser aprimorados de diversas maneiras, mas, muitas vezes, os dados são os precursores de tais aperfeiçoamentos. São, como se diz hoje, o novo ouro. Quando aplicado à metrologia 3D, um melhor uso dos dados pode resultar em benefícios significativos a todas as pessoas envolvidas no processo de engenharia do produto, independentemente de serem operadores, engenheiros de qualidade ou produção, ou projetistas.

Por exemplo, os engenheiros de produção podem investigar e solucionar problemas mais rapidamente se dispuserem de acesso imediato aos dados de medições 3D. A tarefa de um projetista de avaliar a eficácia de alterações ao projeto é grandemente simplificada pela revisão de dados de inspeções 3D.

Mas, em 2022, a gestão de dados de medições 3D ainda representa um grande desafio.

Frequentemente, o tamanho dos arquivos é um dos problemas. A crescente popularidade de tecnologias de digitalização 3D gera projetos de inspeção de grande tamanho, geralmente excedendo 1 GB para cada 10 peças digitalizadas. Isto representa uma quantidade gigantesca de dados que precisam de ser geridos, especialmente se considerarmos que várias organizações podem medir anualmente centenas ou até milhares de peças.

É possível gerir melhor os dados de metrologia 3D nos processos de fabricação de hoje, o que resulta em benefícios para as equipas de engenharia de produtos, produção e metrologia.

Um sistema moderno para a gestão de dados de metrologia 3D

Atualmente, as pessoas fazem o intercâmbio de dados de medição 3D salvando arquivos e pastas em unidades de rede ou mesmo passando pendrives USB com os dados aos seus colegas. Esses métodos apresentam várias desvantagens. A primeira é que salvar arquivos e pastas é um processo manual. A seguinte é que a procura de dados é bastante demorada. E, quando se dispõe de pouco tempo, navegar manualmente até aos arquivos de que precisa torna-se um processo extremamente penoso. Outro problema é o risco da perda de dados ou de substituir dados existentes por engano.

Problemas semelhantes foram resolvidos pelas plataformas de CAD (Computer-Aided Design - desenho assistido por computador) com sistemas de gestão de dados de produtos (PDM - Product Data Management) que gerem integralmente os dados de CAD. A fundação tecnológica essencial por trás das ferramentas que usamos na nossa vida privada e em sistemas PDM é que todos os dados são geridos por um sistema centralizado de gestão de dados. Precisamos de uma solução semelhante para dados de metrologia 3D.

foto

Os sistemas de gestão de dados modernos automatizam a maneira de lidar com todos os arquivos e pastas de modo a eliminar operações manuais e minimizar os riscos resultantes do manuseio incorreto dos dados. Eles facilitam o backup de dados de medições 3D e protegem os dados durante o processo. Além disso, fazem o rastreamento das revisões, quando os dados são modificados.

Quando centralizados num sistema moderno de gestão de dados, estes transformam-se num ativo precioso para a empresa. Os benefícios alcançam todas as áreas da mesma. Eliminam-se os silos de dados e a empresa passa a ter acesso a uma fonte comum de informação em que todos podem confiar.

Aumente o valor dos dados de medições 3D através da partilha com todas as partes interessadas

Com a implementação de um sistema de gestão de dados centralizado e moderno, a empresa pode disponibilizar o acesso à sua mina de ouro de dados da mesma maneira que a Google disponibiliza o acesso à internet. Isto abre as portas a novas possibilidades, como realizar a mineração dos dados e análises de tendências para ajudar a resolver problemas, analisar o desempenho e aprimorar processos.

Como é que os utilizadores têm acesso aos dados? Através de um simples mecanismo de indexação-pesquisa-filtros.

A indexação das informações torna possível identificar e armazenar no banco de dados propriedades essenciais como número de série, número da peça e número da linha de produção a fim de proporcionar acesso rápido. Este primeiro passo é crítico, já que o uso cuidadoso e consistente das propriedades (metadados) garante que as pesquisas futuras serão precisas e completas.

Agora, a pesquisa. Da mesma maneira que usa o Google, poderá encontrar projetos rapidamente digitando as palavras-chave relevantes associadas às informações indexadas. E, finalmente, quando necessário, poderá filtrar os resultados para localizar os dados essenciais que procura.

A gestão de permissões não deve ser negligenciada. Ela é necessária para controlar quem tem acesso a quê e o que pode ser feito com os dados. Com a implementação destas proteções, somente as pessoas com as credenciais corretas podem modificar os dados.

Ferramentas modernas de colaboração digital para aumentar a eficiência do trabalho em equipa

Os fabricantes procuram constantemente uma maneira de aumentar a eficiência do seu trabalho e otimizar os custos. Os atuais ambientes de trabalho cada vez mais flexíveis, com mais pessoas em teletrabalho e com mais projetos em múltiplos locais, terceirização e outras parcerias externas representam um paradigma em mutação. A colaboração digital é a chave para construir pontes entre comunidades isoladas dentro de empresas e da sua cadeia de fornecedores.

foto
A colaboração digital é a chave para construir pontes entre comunidades isoladas dentro de empresas e da sua cadeia de fornecedores.

Vamos examinar três exemplos.

O primeiro é a necessidade do intercâmbio rápido de dados de medição 3D, sem a necessidade de transferir arquivos grandes. Em vez de enviar uma grande quantidade de dados, a solução é disponibilizar links clicáveis que economizam tempo e dão aos utilizadores acesso instantâneo aos dados de medições 3D, na internet ou em qualquer plataforma móvel.

O segundo é a necessidade de rever medições 3D de qualquer lugar. A solução, como acontece em muitas áreas das nossas vidas, é tão fácil quanto abrir os dados de medições 3D num navegador de internet ou num telemóvel. Não importa onde está, está sempre conectado.

O terceiro é a necessidade de investigar problemas e, para isso, trabalhar com pessoas em locais diferentes analisando os mesmos dados. Isto também é facilmente solucionável. Podemos vincular discussões a determinados dados de medições 3D e usar notificações para alcançar os nossos colegas de trabalho. Com recursos de acesso simultâneo, as empresas podem monitorizar e analisar os dados de medições 3D em tempo real. Isto simplifica o processo de fabricação e torna possível medir, editar e analisar, tudo ao mesmo tempo.

Com a implementação da estrutura de gestão de dados correta, as empresas podem beneficiar da enorme quantidade de dados que é gerada por medições 3D, em vez de ter uma barreira a transpor. A mineração desses dados de uma maneira mais eficaz resulta num aumento da produtividade e da qualidade dos produtos, e proporciona à empresa uma vantagem sobre a concorrência.

foto

A solução já existe

Reduzir os custos operacionais e melhorar a colaboração são estratégias que podem trazer benefícios a fabricantes de qualquer tamanho. Novas tecnologias permitem que dados de medições 3D sejam partilhados com toda a empresa.

E isto não é utopia, este tipo de solução já existe - hoje! O PolyWorks|DataLoop da PolyWorks Europa oferece um sistema de gestão de dados de metrologia moderno que permite centralizar os dados de medições 3D e transforma em realidade o acesso fácil aos dados. Ele também fornece uma plataforma de colaboração digital que interconecta todas as equipas que capturam informações de medições 3D ou precisam de ter acesso a elas.

Hoje, os processos de inspeção 3D podem ser facilitados de uma maneira nunca antes vista. A metrologia pode ter um papel mais central na engenharia e fabricação de produtos, e ajudar a agilizar processos por meio de dados prontamente disponibilizados.

Não há necessidade de sofrer com as estratégias manuais de gestão de dados. Uma solução digital moderna já se encontra disponível.

Para mais informações sobre esta solução, visite o site da PolyWorks Europa ou contacte a empresa através do e-mail infoportugal@polyworkseuropa.com.

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial