Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Nova Plataforma Eplan 2023: engenharia simplesmente mais rápida

20/09/2022

A nova Plataforma Eplan 2023 está a simplificar e acelerar o planeamento de projetos com novas funcionalidades como gestão de dispositivos baseada na nuvem e apoio multipadrão para macros esquemáticas. Isto significa que os utilizadores conseguem obter resultados mais rapidamente, especialmente quando trabalham em projetos internacionais, graças ao sistema simplificado de gestão de dados de dispositivos, aumentando simultaneamente a qualidade global dos projetos. O novo núcleo de gráficos 3D, um editor de cabos otimizado e o novo Centro de Inserção também garantem mais desempenho e transparência na engenharia.

A nova Plataforma Eplan 2023 combina várias novas funcionalidades que facilitam a sua utilização e compensam em termos de poupança de tempo e de aumento do desempenho para os utilizadores. Thomas Weichsel, vice-presidente do portefólio de software da Eplan, acrescenta “Juntamente com as muitas oportunidades de colaboração em engenharia, o novo apoio multipadrão para macros esquemáticas destaca-se verdadeiramente. Na nova Plataforma Eplan 2023, permite que os utilizadores poupem tempo devido ao facto de não terem que lidar com a gestão de dados de dispositivos, que costumava ser bastante demorada, especialmente em projetos internacionais”.

Conformidade com as normas aplicáveis - dispositivos com até vinte macros esquemáticas

Normas específicas da empresa, como diretrizes, diferentes especificações de dimensões e normas variáveis no mercado mundial, por exemplo NFPA ou IEC, exigem diferentes formas de representar dispositivos nos esquemas. Anteriormente, apenas era possível guardar uma macro por dispositivo. Agora, com o novo sistema de gestão de dados de dispositivos, é possível atribuir a cada dispositivo até vinte macros esquemáticas diferentes. A vantagem para os utilizadores é o facto de o software agora atribuir automaticamente a macro correta depois da seleção da norma relevante, que pode ser facilmente transferida para os esquemas arrastando e soltando. Isto simplifica a forma como os dispositivos são geridos, oferece uma melhor visão geral dos projetos e reduz os esforços administrativos necessários.

Os fabricantes de componentes que fornecem dados de dispositivos para o Eplan Data Portal, por exemplo, de acordo com o Eplan Data Standard, também beneficiam, conforme explica Weichsel: "No futuro, um driver, por exemplo, pode ser armazenado e mantido como um conjunto de dados com diferentes macros esquemáticas no Eplan Data Portal, reduzindo consideravelmente o trabalho exigido aos fabricantes no que se refere ao fornecimento e manutenção dos seus dados.

Normas específicas da empresa, como diretrizes, diferentes especificações de dimensões e normas variáveis no mercado mundial, por exemplo NFPA...
Normas específicas da empresa, como diretrizes, diferentes especificações de dimensões e normas variáveis no mercado mundial, por exemplo NFPA, podem agora ser facilmente representadas com o novo sistema de gestão de dispositivos.

Eplan eStock: gestão de dispositivos baseada na nuvem

Com o Eplan eStock, o novo sistema de gestão dados de dispositivos na Plataforma Eplan 2023, é possível manter dados de dispositivos na Eplan Cloud. Isto facilita ainda mais a colaboração e reduz os tempos necessários para coordenação e as interrupções relacionadas com multimédia. Acesso a trabalhos do Eplan eStock independentemente da localização da empresa: os participantes dos projetos podem aceder de modo fácil e seguro aos dados dos dispositivos na nuvem, quer estejam a trabalhar a partir de casa, estejam noutra localização da empresa em qualquer parte do mundo ou a partilhar dados com parceiros comerciais. Desta forma, as empresas poupam tempo, para não mencionar os custos de configuração e manutenção da sua própria infraestrutura de TI adicional.

O novo motor de gráficos 3D faz com que ações como a utilização do zoom ou a rotação sejam muito mais suaves e fáceis
O novo motor de gráficos 3D faz com que ações como a utilização do zoom ou a rotação sejam muito mais suaves e fáceis.

Motor de gráficos 3D para um melhor desempenho

As máquinas e os sistemas de fábricas estão cada vez mais automatizados e a réplica digital está a tornar-se parte integrante dos processos de engenharia de armários de controlo e sistemas de comutação. Isto é acompanhado por uma complexidade crescente e maiores exigências para a estruturação em 3D de configurações de armários de controlo. Os volumes de dados e informações que devem ser geridos estão a aumentar exponencialmente. Anteriormente, os utilizadores precisavam de muita paciência, especialmente para a representação de modelos 3D de grandes dimensões. Com o novo núcleo de gráficos Engine Direct3D, a Eplan acelerou consideravelmente os processos de engenharia. A representação 3D é agora consideravelmente mais rápida e ações como a utilização do zoom ou a rotação são agora muito mais suaves e fáceis.

Editor de cabos para gestão otimizada de cabos

A Plataforma Eplan 2023 também simplifica a cablagem de armários de controlo no local, que são distribuídos pelo sistema da fábrica de forma descentralizada. Por exemplo, o novo editor de cabos facilita a gestão e visualização de cabos na plataforma Eplan, independentemente do número de fios. O número e tipo de dispositivos, a origem e o destino e a blindagem e ligação são mostrados graficamente numa única caixa de diálogo. O novo editor de cabos estabelece assim também as bases para a cablagem de máquinas virtuais e a fácil determinação do comprimento dos cabos no Eplan Harness proD. As informações dos cabos são agora rapidamente visíveis, desde a origem até ao destino.

O Centro de Inserção expandido na Plataforma Eplan 2023 garante uma melhor visão geral dos projetos...
O Centro de Inserção expandido na Plataforma Eplan 2023 garante uma melhor visão geral dos projetos. Os utilizadores também podem procurar intuitivamente dispositivos, mesmo em documentos externos ou associados.

Centro de Inserção: melhor visão geral dos projetos

Símbolos, macros e dispositivos podem agora ser exibidos de forma mais focada como uma tabela numa caixa de diálogo. O Centro de Inserção expandido na Plataforma Eplan 2023 torna isto possível, garantindo assim uma melhor visão geral dos projetos. Os utilizadores também podem procurar intuitivamente dispositivos, mesmo em documentos externos ou associados. Que componentes utilizam que força atual? Ao clicar na tabela, a informação lógica é apresentada imediatamente. Adicionalmente, a nova função de marcação também facilita a navegação: caminhos de seleção lógicos e melhores estruturas de projeto aceleram tanto a pesquisa como o planeamento de projetos em geral. A nova interface para Microsoft Excel simplifica o trabalho dos utilizadores: estes já não precisam de ter o software instalado para produzir dados nesse formato, o que, de um modo geral, torna a produção de listas e tabelas mais eficiente.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    27/03/2024

  • Newsletter InterMetal

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial