Atlas Copco Rental: 24/7 ar comprimido
Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Entrevista com Bill Heller, presidente e CEO da Messer Cutting Systems

Soluções para além das máquinas

22/09/2022

A Messer Cutting Systems, um fornecedor global de tecnologia para a indústria metalomecânica, apresentou recentemente o seu novo slogan: “Criar soluções para além das máquinas”. Mas o que está por detrás disto? Bill Heller, presidente e CEO da empresa multinacional, explica nesta entrevista que este não é apenas um slogan, é também algo crucial para toda a indústria.

foto

Bill Heller, presidente e CEO da Messer Cutting Systems

Bill, durante mais de 120 anos, a Messer Cutting Systems forneceu produtos e serviços para a indústria de processamento de metais. Conhece o mercado há mais de quatro décadas, trabalhando como CEO da Messer Cutting Systems Americas nos últimos anos. Quais são as mudanças mais significativas nesta indústria?

Nos meus mais de quarenta anos nesta indústria, os últimos cinco foram os mais significativos no que respeita a alterações nas expectativas dos clientes. Parte desta mudança provém do rápido desenvolvimento da tecnologia laser, que revolucionou a indústria do corte. Esta tecnologia está rapidamente a tornar-se uma alternativa a aplicações de plasma, com vantagens na qualidade de corte, velocidade, precisão das peças e limpeza.

Mas, acredito que existem outros fatores que contribuem para esta mudança, nomeadamente, a necessidade de digitalizar a produção, a falta de trabalhadores qualificados e os esforços dos nossos clientes para reduzir continuamente os seus custos.

Na sua opinião, qual desses tópicos é o mais relevante?

As conversas que tenho tido com os clientes nos últimos anos têm sido mais centradas em torno destes três fatores que acabei de mencionar. Sim, as máquinas são tema de discussão, mas cada vez mais se pede à Messer que ajude a resolver desafios relacionados com o negócio das empresas, relacionados com a máquina de corte, que têm grande impacto na eficiência das máquinas e, por sua vez, no custo global de operação e das peças que estão a ser produzidas.

O ciclo de corte feito pela máquina é apenas uma parte do tempo total de processamento e do custo de uma peça cortada.

Pode dar-nos exemplos desses desafios?

Sim, juntamente com os nossos clientes, identificámos uma série de obstáculos ao processo e de custos relacionados com a produção da peça final que não são causados pela máquina. Por exemplo:

  • encontrar material a cortar para o próximo trabalho de corte,
  • carregamento de material na mesa de corte,
  • disponibilidade de gruas para carregar e descarregar material da mesa de corte,
  • descarga de peças cortadas e sucata da mesa de corte,
  • limpeza e classificação de peças após o corte,
  • disponibilidade de informação detalhada sobre o tempo de funcionamento e fiabilidade da máquina,
  • planeamento e programação dos trabalhos de corte por necessidade e para melhor eficiência,
  • disponibilidade de recursos humanos para realizar estas tarefas.

Qual é a gravidade da situação? O que pode ser melhorado?

Alguns dos nossos clientes relatam que as máquinas só cortam 20-30% do tempo devido a estes “outros fatores”. Isto significa que a máquina fica parada 70% do tempo e gera custos em vez de margens! Resolver estes problemas é, portanto, de importância vital não só para melhorar o desempenho do corte, mas também para reduzir os obstáculos do processo.

foto

O que tem isso a ver com o novo slogan da Messer Cutting Systems?

Como fornecedor global da indústria metalomecânica, oferecemos sistemas de corte comprovados, pacotes de serviços flexíveis, soluções inteligentes de software e serviços personalizados que vão para além da mera máquina já há bastante tempo. Isto não é novidade. Mas agora o nosso objetivo é oferecer maior eficiência e aumentar o valor para o cliente. Isto resume-se em “Criar soluções para além das máquinas”.

Eis alguns exemplos concretos de ganhos para o cliente que conseguimos ao adereçarmos estes obstáculos:

  • 30% de aumento nas vendas com 50% menos máquinas. Menos área ocupada, menos mão de obra e custos menores, mas taxas de produção mais elevadas.
  • Operação de três turnos agora feita num só turno. Permite o crescimento, mas, mais importante ainda, elimina os desafios de pessoal nos turnos de folga.
  • O cliente pensou que tinha de construir um segundo edifício e aumentar o pessoal para satisfazer a procura dos clientes. Soluções de manuseamento de materiais e de software eliminaram a necessidade de um segundo edifício.
  • A eliminação de estrangulamentos no fluxo de processo permitiu ao cliente eliminar o seu inventário de matéria-prima a 100% WIP. Melhor fluxo de caixa e melhor utilização do espaço.
  • Um grande fabricante de máquinas estava a perder múltiplas oportunidades de venda devido a inconsistências nas entregas de material, tanto por parte de fornecedores externos como pelas suas próprias máquinas. Cinco máquinas Messer com um alimentador de material eliminaram o estrangulamento, permitindo a venda anual de mais de 100 máquinas adicionais.
  • Ser capaz de citar com precisão e saber quanto tempo demora a encomenda do cliente a produzir, com o nosso software. Proporciona uma melhor programação do fluxo de trabalho e reduz as variáveis de custos.

A que tipos de empresas se destina esta abordagem?

Podemos pensar que estes tipos de soluções são apenas para empresas de topo. A realidade é que, hoje, quase todos os clientes são afetados pela falta de mão-de-obra disponível e todos precisam de digitalozar os seus processos, de forma a poderem medir o seu desempenho.

Ter melhores ferramentas permite-lhes ter uma maior compreensão dos seus custos e margens. Também lhes permite compreender onde estão os obstáculos que afetam os seus resultados. As nossas “Soluções para além das Máquinas” permitem à Messer Cutting Systems eliminar ou reduzir esses obstáculos nas operações de corte e, como consequência, melhorar o desempenho empresarial global.

Especificamente, que processos de produção podem ser melhorados?

As empresas que, no seu dia a dia, trabalhavam com vários turnos e/ou várias máquinas precisam de fazer o mesmo com menos sistemas, mas mais eficientes. Estes sistemas não só cortam a peça como planeiam a produção para o máximo tempo de arco; entregam dados da máquina just-in-time para ajustar os processos de produção em conformidade; carregam e descarregam a máquina de forma automática, com base nos planos de produção; e ordenam e separaram as peças após o corte.

Será que isto se aplica a todos os processos de corte?

Aplica-se, certamente, ao corte por laser. Já vimos este tipo de soluções de vários fabricantes, com um sucesso notável na substituição de máquinas tradicionais. Isto acontece porque estas soluções proporcionam uma melhor eficiência, custos operacionais mais baixos, e menor necessidade de intervenção manual. Mas, na Messer, queremos levar esta mentalidade ao corte em geral, e não apenas ao laser.

Finalmente, como vê o futuro da Messer?

Somos uma das poucas empresas no mundo que pode fornecer soluções globais a partir de uma única fonte. “Criar soluções para além das máquinas”, tanto para processos de corte tradicionais como para o laser, utilizando a nossa experiência e criatividade, irá criar um valor ainda maior para o cliente.

Em diálogo com os nossos clientes, estamos a desenvolver o futuro do corte profissional de metais. O nosso foco reside na digitalização de processos, integração em rede de sistemas de corte e periféricos, e automatização de fluxos de trabalho.

O ciclo de corte feito pela máquina é apenas uma parte do tempo total de processamento e do custo de uma peça cortada.

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial