Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa
Tecnologia FLEXflow de canais quentes da Oerlikon HRSflow

Interface homem-máquina avançada torna o controlo mais fácil e flexível

27/06/2022

A Oerlikon HRSflow atualizou o software da unidade de controlo dos seus sistemas FLEXflow de canais quentes.

De acordo com a empresa, a Interface Homem-Máquina (HMI) 4.0 agora atualizada torna as operações ainda mais intuitivas e convenientes. Podem ser integrados sistemas com diferentes tipos de bicos e podem ser guardadas diversas definições de parâmetros para cada molde. Foram adicionadas possibilidades ampliadas para controlar cada servomotor individualmente para o posicionamento da agulha do bico e para monitorar a estabilidade do processo. Além disso, podem ser configuradas e geridas contas de utilizadores específicas para autorizações individuais de acesso. Graças à conexão com a Internet, é possível aceder à unidade de controlo independentemente da localização.

O HMI 4...
O HMI 4.0 atualizado para a unidade de controlo dos sistemas de canais quentes FLEXflow pode exibir um arquivo de cartões de molde, o que permite selecionar um conjunto de dados existente ou definir novos parâmetros. Foto: Oerlikon HRSflow.

O HMI 4.0 oferece agora a possibilidade de controlar vários servomotores individualmente e com dados específicos. Isso também permite a manipulação de sistemas com bicos de dimensões mistas. Para tal, o sistema utiliza cartões específicos para os moldes para cada ferramenta equipada com a tecnologia FLEXflow de canais quentes. Todas as informações exigidas pelo sistema de controlo podem ser carregadas nesses cartões, incluindo programas o número e a configuração dos bicos servoelétricos.

O armazenamento de programas individuais também facilita a alteração do modo de trabalho do molde, que é relevante principalmente para as operações em moldes família. Até mesmo os parâmetros dos ciclos de purgas podem ser integrados. Esses cartões dos moldes podem ser descarregados numa pen USB para serem transferidos para outra unidade de controlo ou para serem guardados como back-up.

Controlo avançado do processo

Para facilitar a programação individual e torná-la ainda mais intuitiva, no cartão correspondente pode ser armazenada uma imagem da respetiva peça moldada. Nessa imagem é possível configurar individualmente configurações de abertura e fecho das agulhas. Clicando duas vezes na imagem e no bico pretendido, é possível desabilitar ou habilitar determinadas funções e verificar o status do motor. Além disso, o utilizador pode gerir os parâmetros da operação de cada motor para otimizar independentemente o desempenho do bico correspondente. Uma página com a lista dos ciclos oferece diagramas master para programas de moldação individuais. A sobreposição do diagrama correto para uma tarefa específica com os dados reais do processo correspondente oferece a possibilidade de verificar a estabilidade do processo e tomar medidas, quando necessário.

Tarefas simples e múltiplas

Criar e armazenar perfis individuais para utilizadores ou grupos de utilizadores permite funcionalidades personalizadas que podem ser adaptadas com flexibilidade para as respetivas necessidades organizacionais. Cada utilizador faz login com o nome e a palavra-passe da sua conta pessoal. O número de contas é ilimitado. Vários utilizadores podem conectar-se a uma unidade de controlo ao mesmo tempo. No entanto, apenas um participante pode assumir o controle, enquanto os restantes só recebem informações sobre os respetivos status. É possível, contudo, passar o controlo a outro utilizador.

Integrado na rede do cliente, o HMI 4.0 permite controlar os sistemas FLEXflow de canais quentes em qualquer lugar, pelo computador ou pelo tablet, através de um navegador de Internet. O ecrã gráfico responsivo adapta-se às resoluções mais comuns de monitores.

Foco em componentes complexos e desafiantes

Além dos benefícios adicionais do HMI 4.0 atualizado, as vantagens dos sistemas FLEXflow com precisão de controle conduzidos por servomotor permanecem as mesmas. Como podem ser produzidas peças moldadas de áreas extensas com superfícies de alta qualidade, a moldação por injeção de componentes automóvel complexos é uma das principais áreas de aplicação.

Em particular na moldação por injeção sequencial, o FLEXflow permite uma abertura e fecho individual, preciso e sequencialmente coordenado das agulhas a velocidades selecionáveis. Isto permite que o fluxo do material fundido nos bicos individuais dos canais quentes e o fluxo do volume total na cavidade sejam controlados com precisão e que o processo de enchimento seja otimizado, distinguindo esta tecnologia dos sistemas convencionais sequenciais. Entre os resultados possíveis, estão não apenas peças com superfícies de alta qualidade, mas também uma redução na força de fecho necessária, graças à ampla janela de processo, bem como ao peso dos componentes, sem comprometer a qualidade.

Sobre a Oerlikon HRSflow

A Oerlikon HRSflow faz parte do grupo suíço de tecnologia Oerlikon, mais concretamente da sua Divisão de Soluções de Processamento de Polímeros, está sediada em San Polo di Piave/Itália e é especializada no desenvolvimento e na produção de sistemas avançados e inovadores de canais quentes para o setor da moldação por injeção. A unidade de negócios emprega cerca de mil pessoas e está presente em todos os principais mercados globais. A Oerlikon HRSflow produz sistemas de canais quentes na sua sede na Europa, em San Polo di Piave, Itália, na sua sede na Ásia, em Hangzhou, China, e na sua unidade de Byron Center, perto de Grand Rapids, MI, EUA.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    27/03/2024

  • Newsletter InterMetal

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial