Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Novas calhas articuladas rol e-chain da igus para uma elevada duração de vida em pórticos e gruas

17/05/2022

A igus desenvolveu as calhas articuladas rol e-chain P4HD com materiais resistentes ao desgaste, elos laterais rapidamente substituíveis e monitorização inteligente.

As novas gerações de gruas exigem cada vez mais dos sistemas de fornecimento de energia. Agora, um sistema de calhas articuladas cumpre precisamente estes requisitos para cursos mais longos, acelerações e velocidades mais elevadas, bem como fiabilidade.

As novas calhas articuladas rol e-chain P4HD para aplicações exigentes são feitas de materiais altamente resistentes ao desgaste. Peças laterais especiais, ligações redesenhadas, elos com rolamentos, bem como um sistema batentes triplos minimizam o desgaste e reduzem ainda mais a energia de acionamento. Todas as peças podem ser substituídas em caso de manutenção. Para monitorizar a duração de vida, os sensores smart plastics podem ser integrados na ligação pino/furo.

Imagen

As calhas articuladas nas novas gerações de pórticos STS: estão a ficar mais rápidas, mais longas e têm de transportar pesos mais elevados “Especialmente para estas tendências emergentes no mundo das gruas, já desenvolvemos uma nova calha articulada rol e-chain com uma duração de vida mais longa”, diz Jörg Ottersbach, diretor da Unidade de Negócios de calhas articuladas da igus GmbH.

Por isso, a igus lançou uma versão para aplicações exigentes baseada na sua gama rol e-chain P4. As calhas têm uma duração de vida - dependendo da aplicação - até 15 anos. Para tal, a igus conta com os polímeros de elevada performance tribologicamente otimizados.

De forma a reduzir ainda mais o desgaste em todos os pontos da calha, a igus apresentou alguns aperfeiçoamentos no seu desenho. Entre outras coisas, um sistema de batentes triplo e um desenho simétrico. Os rolamentos integrados reduzem a energia de acionamento necessária em 57% em comparação com uma calha deslizante. Os rolamentos rolam uns sobre os outros de uma forma faseada. As travessas com pente autoglide mantêm as calhas no seu curso, aumentando a segurança do sistema e reduzindo o dispendioso tempo de paragem não planeado.

Na nova ligação pino/furo entre elos, a igus utiliza a sua experiência em casquilhos deslizantes em polímero e conta com um material iglidur comprovado, o que também aumenta significativamente a duração de vida das calhas. “Os testes realizados no laboratório interno de 3.800 metros quadrados, concluem que as P4HD têm uma duração de vida 50% mais longa do que a série antecessora P41.56”, explica Jörg Ottersbach.

Manutenção rápida e preditiva

Em caso de manutenção, todas as partes da calha articulada podem ser substituídas 1:1. Os sistemas de calhas articuladas P4 existentes podem também ser rapidamente alterados com a nova calha graças às dimensões idênticas. Isto reduz o esforço, os custos e os materiais necessários para a manutenção.

Como opção, a P4HD também pode ser equipada com sensores de monitorização inteligentes. A partir de um limite de desgaste definido, o sensor envia um sinal para o módulo i.Cee:plus da igus, através do qual a manutenção da calha articulada rol e-chain pode ser planeada com antecedência.

É integrado numa parte lateral da calha articulada, o que não conduz a quaisquer restrições na largura interior disponível. Quando a grua atinge o fim da sua duração de vida, a igus recolhe a calha articulada no âmbito do programa 'chainge' e recicla-a de acordo com o tipo de calha. Em troca, o cliente recebe um voucher por quilograma.

Saiba mais sobre as calhas articuladas rol e-chain P4HD.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    27/03/2024

  • Newsletter InterMetal

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial