Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Calha articulada C6: novo modelo com materiais otimizados resistentes ao desgaste para salas limpas da mais elevada classe

27/04/2022

A elevada resistência ao desgaste é crucial para os componentes de máquinas em salas limpas. Por isso, a igus desenvolveu agora as C6, calhas articuladas concebidas para cumprir a mais elevada classe em salas limpas. A nova série foi especialmente concebida para aplicações em máquinas com maior comprimento sem suporte e baseia-se nas bem-sucedidas séries da igus E6 e E6.1 para salas limpas. Um novo sistema de ligação e um polímero de elevada performance, tribologicamente otimizado, tornam o sistema da igus ainda mais fácil de montar, com funcionamento mais suave e virtualmente isento da emissão de quaisquer partículas no movimento.

Imagen

A igus desenvolveu uma nova série de calhas articuladas sob a abreviatura ‘C6’. O ‘C’ significa o seu local de utilização: as ‘cleanrooms’, ou seja, as salas limpas - e ‘6’ para o número de peças individuais por cada elo. O novo sistema de calhas articuladas foi desenvolvido pela igus com base nas suas bem-sucedidas séries de calhas articuladas E6 e E6.1, que são utilizadas em todo o mundo, e agora ainda mais otimizado como projeto de estudo.

Com o novo sistema de calhas articuladas, os cabos e as mangueiras são guiados de forma suave e resistente ao desgaste, mesmo com distância média em salas limpas, por exemplo, na produção de componentes eletrónicos, na indústria de semicondutores, em máquinas de embalagem, em equipamento médico e também na indústria farmacêutica.

Para isso, a igus conta com um novo sistema de ligação entre os elos individuais das calhas, o que as torna mais fáceis de montar e leves, bem como mais robustas e amortecedoras de vibrações. “Na série C6, reduzimos ao mínimo a superfície de contacto no movimento, por isso garantimos um desgaste extremamente baixo e um funcionamento silencioso”, explica Jörg Ottersbach, diretor da unidade de negócio de calhas articuladas na igus GmbH. “Além disso, com o nosso conhecimento sobre plásticos para movimento, desenvolvemos um novo material especificamente para todos os pontos que têm contacto com os cabos. Isso minimiza ainda mais o atrito.” O novo desenho reduz o peso em 74 por cento, relativamente à série anterior.

A C6 para cumprir a mais elevada classe em salas limpas

A ideia para a série C6 foi desenvolvida em colaboração com um grande fabricante de equipamentos eletrónicos e o Instituto Fraunhofer IPA. “Ficámos encantados por poder submeter as calhas articuladas a testes rigorosos e desenvolvê-las diretamente com os peritos desta indústria e da investigação em salas limpas”, afirma Andreas Hermey, diretor do desenvolvimento dos sistemas de calhas articuladas na igus.

As séries de testes com o novo modelo de calha articulada estão atualmente a decorrer no laboratório interno para salas limpas em Colónia. “Os testes iniciais mostram a elevada resistência ao desgaste destas calhas, por isso estamos muito otimistas que também receberá a classe 1 para salas limpas”, diz Hermey. “Com o novo desenho desta série, estamos já preparados para os futuros requisitos em salas limpas, que determinarão ainda menos partículas do que a classe ISO 1”.

REVISTAS

Walter Tools Ibérica, S.A.U.Siga-nosnorelem

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    10/04/2024

  • Newsletter InterMetal

    03/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial